Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52673

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSOUZA, Rosely Tavares de-
dc.contributor.authorCONCEIÇÃO, Tatiane Aguiar da-
dc.date.accessioned2023-10-06T18:29:49Z-
dc.date.available2023-10-06T18:29:49Z-
dc.date.issued2023-09-27-
dc.date.submitted2023-10-06-
dc.identifier.citationCONCEIÇÃO, Tatiane Aguiar da. Uma análise étnico-racial: o corpo único em livros didáticos de ciências. 2023. 31 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas , Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52673-
dc.description.abstractO livro didático é um importante recurso no ensino e aprendizagem, principalmente no ensino de ciências e biologia apresentam termos e conceitos que precisam de imagens para auxiliar na compreensão, como são as representações humanas mais especificamente os corpos. Daí vem o questionamento do corpo único que é um corpo branco, amplamente distribuído nos livros didáticos. O Brasil tem uma diversidade étnica, mas porque não a vemos nos livros de ciências, tendo importantes marcos legais como a Lei Nº 10.639/2003 que tornou obrigatório o ensino da história e Cultura Afro-Brasileira, e a Lei Nº 11.645/2008 incluiu o ensino da história e cultura indígena. O propósito do estudo é examinar a representação dos corpos humanos nos livros didáticos de ciências do oitavo ano da rede municipal de Vitória nos últimos PNLD. A metodologia adotada foi a quantitativa na perspectiva de Dieh, nas quais foram analisadas as representações humanas em três livros didáticos de ciências, cujas imagens foram quantificadas e categorizadas seguindo uma ficha avaliativa, sendo observado que a maioria das representações humanas são brancas e as representações anatômicas todas são brancas, fora o corpo branco o que aparece é o corpo Afro-brasileiro e corpo indígenas e ciganos são invisibilizados. Conclui-se que é necessário na hora das escolhas do livro didático para além da análise do conteúdo levar em consideração como as representações humanas estão apresentadas, sendo elas importante para a construção da identidade dos alunos.pt_BR
dc.format.extent31 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCorpo únicopt_BR
dc.subjectÉtnico-raciaispt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.titleUma análise étnico-racial: O corpo único em livros didáticos de ciênciaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/6109057767796990pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttps://lattes.cnpq.br/0564331936441135pt_BR
dc.description.abstractxThe textbook is an important resource in teaching and learning, especially in the teaching of science and biology, they present terms and concepts that require images to aid understanding, such as human representations, more specifically bodies. Hence the questioning of the unique body that is a white body, widely distributed in textbooks. Brazil has ethnic diversity, but why don't we see it in science books, having important legal landmarks such as Law No. 10,639/2003 which made the teaching of Afro Brazilian history and Culture mandatory, and Law No. teaching indigenous history and culture. The purpose of the study is to examine the representation of human bodies in eighth-grade science textbooks in the municipal network of Vitória in the last PNLD. The methodology adopted was quantitative from Dieh's perspective, in which human representations were analyzed in three science textbooks, whose images were quantified and categorized following an evaluation form, observing that the majority of human representations are white and the anatomical representations they are all white, apart from the white body, what appears is the Afro-Brazilian body and indigenous and gypsy bodies are made invisible. It is concluded that it is necessary when choosing the textbook, in addition to content analysis, to take into account how human representations are presented, as they are important for the construction of students' identity.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC TATIANE AGUIAR DA CONCEIÇÃO.pdf367,46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons