Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52668

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Michelle Figueiredo-
dc.contributor.authorSANTOS, Taynara Bezerra dos-
dc.date.accessioned2023-10-06T15:36:43Z-
dc.date.available2023-10-06T15:36:43Z-
dc.date.issued2023-04-24-
dc.date.submitted2023-10-05-
dc.identifier.citationSANTOS, Taynara Bezerra dos. Tecnologias Assistivas: Um guia orientador de acessibilidade da UFPE. 2023. 26 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura,, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52668-
dc.description8pt_BR
dc.description.abstractDiante das mudanças nas tecnologias, avanços na educação, e no direito dos estudantes, uma análise das tecnologias assistivas para a melhoria da qualidade educacional de alunos com deficiência se torna uma ferramenta importante na promoção da inclusão e independência desses alunos. As tecnologias assistivas variam desde equipamentos que podem ser simples, desde equipamentos mais complexos, simples como por exemplo bengalas e óculos, ou dispositivos modernos e atuais como sistemas de comunicação e próteses. Nessa perspectiva, buscaremos fazer um estudo analítico sobre a integração de tecnologias assistivas. Esse trabalho tem como objetivo identificar as recomendações de Tecnologias Assistivas para os professores e discentes e analisar a integração de tecnologias assistivas do ponto de vista dos discentes da Universidade Federal de Pernambuco. É de suma importância e necessidade sabermos como podemos integrar tecnologias assistivas no dia a dia do aluno que está na graduação e como os professores lidam como tais ferramentas, para desenvolver esse estudo é identificar como a universidade auxilia os indivíduos que precisam desse suporte utilizamos como base de análise documental artigos disponíveis no Repositório da UFPE com base em critérios de inclusão e exclusão e guias disponíveis no portal de acessibilidade da UFPE. Esse estudo é caracterizado como uma pesquisa de natureza qualitativa, através da análise documental percebemos que não existem muitos estudos sobre a integração de tecnologias assistivas, ao aprofundar o estudo podemos perceber que existem estudos sobre deficiências específicas, mas nada aprofundado sobre como integrar tecnologias assistivas e adaptar o dia a dia de alunos com deficiência a fim de incluí los em uma formação acadêmica de qualidade com todas as vivências que se fazem necessárias. Por fim é ressaltado a notoriedade de uma educação mais inclusiva, onde possamos formar profissionais independente das suas limitações, facilitando e auxiliando o seu dia a dia, seu ensino e aprendizagem, atendendo as necessidades especificadas para cada aluno e professor.pt_BR
dc.format.extent27 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTecnologias Assistivaspt_BR
dc.subjectGuia de acessibilidadept_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.titleTecnologias Assistivas: Um guia orientador de acessibilidade da UFPEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coRAMOS, Neferson Barbosa da Silva-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0530368508822705pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5033169458147279pt_BR
dc.description.abstractxFaced with changes in technology, advances in education, and students' rights, an analysis of assistive technologies to improve the educational quality of students with disabilities has become an important tool in promoting the inclusion and independence of these students. Assistive technologies range from equipment that can be simple, from more complex, simple equipment such as canes and glasses, to modern and current devices such as communication systems and prostheses. From this perspective, we will seek to carry out an analytical study on the integration of assistive technologies in biological sciences courses. This work aims to identify studies on the integration of assistive technologies in undergraduate courses in biological sciences and to analyze the integration of assistive technologies for students in undergraduate courses in biological sciences. It is extremely important and necessary for us to know how we can integrate assistive technologies into the daily lives of undergraduate students and how professors deal with such tools. To develop this study, we identified how the university helps individuals who need this support. document analysis articles available in the UFPE Repository based on inclusion and exclusion criteria and guides available on the UFPE accessibility portal. This study is characterized as a qualitative research having the Biological Sciences Course to be analyzed, through the document analysis we realized that there are not many studies on the integration of assistive technologies, when deepening the study we realized that there are studies on specific deficiencies, but nothing in-depth on how to integrate assistive technologies and adapt the daily lives of students with disabilities in order to include them in a quality academic education with all the experiences that are necessary in the biological sciences course. Finally, the notoriety of a more inclusive education is highlighted, where we can train professionals regardless of their limitations, facilitating and helping their daily lives, their teaching and learning, meeting the needs specified for each student and teacher.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- Taynara Bezerra dos Santos..pdf555,23 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons