Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52645

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva Júnior, Antônio de Souza-
dc.contributor.authorLima, Allícya Marya Dias de-
dc.date.accessioned2023-10-05T18:47:22Z-
dc.date.available2023-10-05T18:47:22Z-
dc.date.issued2023-09-22-
dc.date.submitted2023-10-03-
dc.identifier.citationLIMA, Allícya Marya Dias de. A gestão por competências em bibliotecas públicas: o estudo em Instituições de Ensino Superior do Nordeste brasileiro. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Biblioteconomia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52645-
dc.description.abstractAs bibliotecas assim como os demais espaços organizacionais passaram por transformações advindas do processo da evolução tecnológica, trazendo impacto, resultando em novas demandas e consequentemente em novas configurações. A partir disso, existe a necessidade das bibliotecas se adaptarem a esses novos contextos e a gestão por competência (ferramenta de gestão de pessoas) pode auxiliar nessa adaptação. Em seu conceito, a gestão por competência baseia-se no conhecimento, nas habilidades adquiridas, nas atitudes, no saber ser no ambiente organizacional. Dessa forma, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a prática de gestão por competência em Bibliotecas Universitárias de Instituições Públicas no Nordeste e como objetivos específicos traçar o perfil das competências requeridas pelo bibliotecário a partir da literatura especializada; identificar as práticas de gestão por competência aplicadas em uma biblioteca e analisar as lacunas para a gestão por competência em ambientes de biblioteca. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa pelo método de entrevista semiestruturada para o alcance dos objetivos, com a participação de oito bibliotecários de instituições de ensino superior do Nordeste. Baseado na literatura levantada foi possível identificar e comparar quais competências os entrevistados estavam mais habilitados (principalmente a informacional, a técnica, estratégica) e quais possuíam um certo distanciamento em conhecimento e habilidades (principalmente a informação digital) bem como o desempenho, a existência e a falta de ações quanto as práticas de gestão por competência.pt_BR
dc.format.extent46p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBibliotecas Universitárias de Instituições Públicaspt_BR
dc.subjectBibliotecas Universitáriaspt_BR
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.subjectGestão por competênciapt_BR
dc.subjectBibliotecáriospt_BR
dc.titleA gestão por competências em bibliotecas públicas: o estudo em Instituições de Ensino Superior do Nordeste brasileiropt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/1857525637520938pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2420967612961881pt_BR
dc.description.abstractxLibraries, as well as other organizational spaces, have undergone transformations arising from the process of technological evolution, bringing impact, resulting in new demands and consequently new configurations. Based on this, there is a need for libraries to adapt to these new contexts and competency-based management (people management tool) can help with this adaptation. In its concept, management by competence is based on knowledge, acquired skills, attitudes, and knowing how to be in the organizational environment. Thus, this research had the general objective of analyzing the practice of management by competence in University Libraries of Public Institutions in the Northeast and the specific objectives of outlining the profile of the skills required by the librarian based on specialized literature; identify the competency management practices applied in a library and outline the practices for management by competence of the librarian professional. In methodological terms, this is a qualitative research using the semi-structured interview method to achieve the objectives, with the participation of eight librarians from higher education institutions in the Northeast. Based on the literature collected, it was possible to identify and compare which competencies the interviewees were most qualified for and which had a certain gap in knowledge and skills, as well as performance, existence and lack of actions regarding competency management practices.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Ciência da Informaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DCI) - Departamento de Ciência da Informaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Biblioteconomia – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Allícya Marya Dias de Lima.pdf423,07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons