Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52635
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BEZERRA, Amilcar Almeida | - |
dc.contributor.author | LIMA, Thiago Estevao Azevedo de | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-05T15:53:12Z | - |
dc.date.available | 2023-10-05T15:53:12Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-16 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-04 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Thiago Estevão Azevedo de. Análise das referências históricas usadas na criação do figurino de Avatar: A lenda de Aang. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52635 | - |
dc.description.abstract | O figurino de produções audiovisuais tem se beneficiado do significado cultural dos bens ao longo das décadas, em diversos casos usando de referências históricas para a sua concepção. Observando que na área da animação ainda são escassas as pesquisas que tratam desse tema, este trabalho propõe uma análise das referências históricas usadas na concepção do figurino da série animada Avatar: A lenda de Aang. Para isso, foi necessário um estudo acerca do figurino nas animações, o processo de pesquisa que é feito na criação dos figurinos para os mais variados formatos e o contexto desses trajes dentro da série. O método utilizado foi o protocolo de análise de Bezerra e Miranda (2014), onde foram escolhidas cenas que destacam os trajes usados pelos personagens e seu contexto na narrativa. Após a análise, foi possível observar o modo como os símbolos históricos foram adaptados para o formato animado, usando principalmente das culturas asiáticas para a sua elaboração. | pt_BR |
dc.format.extent | 84p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Moda | pt_BR |
dc.subject | Figurino | pt_BR |
dc.subject | Animação | pt_BR |
dc.title | Análise das referências históricas usadas na criação do figurino de Avatar: A lenda de Aang. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9465621941855076 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8461401132385202 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Costume design in audiovisual productions has benefited from the cultural significance of goods over the decades, in many cases using historical references for their creation. Observing that in the area of animation there are still few researches that deal with this theme, this work proposes an analysis of the historical references used in the design of the costumes for the animation Avatar: The Last Airbender. For this, it was necessary to study the costumes in animations, the research process that is done in the creation of costumes for the most varied formats and the context of these costumes within the series. The method used was the analysis protocol by Bezerra and Miranda (2014), where scenes were chosen that highlight the paths used by the characters and their context in the narrative. After the analysis, it was possible to observe how the historical symbols were adapted to the animated format, using mainly Asian cultures for their elaboration. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Outros::Desenho de Moda | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Design | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.identifier.orcid | 0000-0002-6505-4099 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAA-ND): TCC - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Thiago Estevão Azevedo de Lima.pdf | 4,38 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons