Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52635

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBEZERRA, Amilcar Almeida-
dc.contributor.authorLIMA, Thiago Estevao Azevedo de-
dc.date.accessioned2023-10-05T15:53:12Z-
dc.date.available2023-10-05T15:53:12Z-
dc.date.issued2023-08-16-
dc.date.submitted2023-10-04-
dc.identifier.citationLIMA, Thiago Estevão Azevedo de. Análise das referências históricas usadas na criação do figurino de Avatar: A lenda de Aang. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52635-
dc.description.abstractO figurino de produções audiovisuais tem se beneficiado do significado cultural dos bens ao longo das décadas, em diversos casos usando de referências históricas para a sua concepção. Observando que na área da animação ainda são escassas as pesquisas que tratam desse tema, este trabalho propõe uma análise das referências históricas usadas na concepção do figurino da série animada Avatar: A lenda de Aang. Para isso, foi necessário um estudo acerca do figurino nas animações, o processo de pesquisa que é feito na criação dos figurinos para os mais variados formatos e o contexto desses trajes dentro da série. O método utilizado foi o protocolo de análise de Bezerra e Miranda (2014), onde foram escolhidas cenas que destacam os trajes usados pelos personagens e seu contexto na narrativa. Após a análise, foi possível observar o modo como os símbolos históricos foram adaptados para o formato animado, usando principalmente das culturas asiáticas para a sua elaboração.pt_BR
dc.format.extent84p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectModapt_BR
dc.subjectFigurinopt_BR
dc.subjectAnimaçãopt_BR
dc.titleAnálise das referências históricas usadas na criação do figurino de Avatar: A lenda de Aang.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9465621941855076pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8461401132385202pt_BR
dc.description.abstractxCostume design in audiovisual productions has benefited from the cultural significance of goods over the decades, in many cases using historical references for their creation. Observing that in the area of animation there are still few researches that deal with this theme, this work proposes an analysis of the historical references used in the design of the costumes for the animation Avatar: The Last Airbender. For this, it was necessary to study the costumes in animations, the research process that is done in the creation of costumes for the most varied formats and the context of these costumes within the series. The method used was the analysis protocol by Bezerra and Miranda (2014), where scenes were chosen that highlight the paths used by the characters and their context in the narrative. After the analysis, it was possible to observe how the historical symbols were adapted to the animated format, using mainly Asian cultures for their elaboration.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Outros::Desenho de Modapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Designpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.identifier.orcid0000-0002-6505-4099pt_BR
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Thiago Estevão Azevedo de Lima.pdf4,38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons