Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52603
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SOUSA, Luis Carlos Marques | - |
dc.contributor.author | PEREIRA, Vítor Hugo de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-04T16:00:28Z | - |
dc.date.available | 2023-10-04T16:00:28Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-12 | - |
dc.date.submitted | 2023-09-28 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Vítor Hugo de Oliveira. Evasão estudantil no curso de licenciatura do departamento de física do campus Recife da UFPE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso Física-Licenciatura - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52603 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho analisa a problemática da evasão dos estudantes do curso de Licenciatura em Física na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Brasil, no período de 2017 até 2022. Esse tema é de grande relevância, já que a falta de professores qualificados afeta a qualidade do ensino de ciências nas escolas brasileiras. Os dados do questionário utilizado na pesquisa apontaram que os principais desencadeadores da evasão estudantil no curso em questão são: a baixa perspectiva na carreira docente; a dificuldade de conciliar estudos e trabalho; e as deficiências advindas da má formação no ensino básico brasileiro. Ainda que se configure como um recorte de uma realidade mais ampla, o estudo realizado apresenta subsidio para que o tema da evasão estudantil seja objeto de medidas que possibilitem um eficaz enfrentamento diante dessa problemática. | pt_BR |
dc.format.extent | 13 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Evasão estudantil | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura em física | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Democratização | pt_BR |
dc.title | Evasão estudantil no curso de licenciatura do departamento de física do campus Recife da UFPE | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4376708078957049 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study analyzes the issue of student dropout in the Physics Education program at the Federal University of Pernambuco (UFPE), Brazil, from 2017 to 2022. This topic is of great relevance as the lack of qualified teachers affects the quality of science education in Brazilian schools. The data from the questionnaire used in the research indicated that the main triggers of student dropout in the mentioned program are: low prospects in the teaching career, difficulty in balancing studies and work, and deficiencies resulting from poor education in the Brazilian basic education system. Although this study represents a specific aspect of a broader reality, it provides valuable insights for addressing the issue of student dropout and implementing effective measures to tackle this problem. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Exatas e da Terra::Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCEN-DF) - Departamento de Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCEN-Curso de Física (Bacharelado e Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Vítor Hugo de Oliveira Pereira.pdf | 702,9 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons