Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52603

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSOUSA, Luis Carlos Marques-
dc.contributor.authorPEREIRA, Vítor Hugo de Oliveira-
dc.date.accessioned2023-10-04T16:00:28Z-
dc.date.available2023-10-04T16:00:28Z-
dc.date.issued2023-05-12-
dc.date.submitted2023-09-28-
dc.identifier.citationPEREIRA, Vítor Hugo de Oliveira. Evasão estudantil no curso de licenciatura do departamento de física do campus Recife da UFPE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso Física-Licenciatura - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52603-
dc.description.abstractEste trabalho analisa a problemática da evasão dos estudantes do curso de Licenciatura em Física na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Brasil, no período de 2017 até 2022. Esse tema é de grande relevância, já que a falta de professores qualificados afeta a qualidade do ensino de ciências nas escolas brasileiras. Os dados do questionário utilizado na pesquisa apontaram que os principais desencadeadores da evasão estudantil no curso em questão são: a baixa perspectiva na carreira docente; a dificuldade de conciliar estudos e trabalho; e as deficiências advindas da má formação no ensino básico brasileiro. Ainda que se configure como um recorte de uma realidade mais ampla, o estudo realizado apresenta subsidio para que o tema da evasão estudantil seja objeto de medidas que possibilitem um eficaz enfrentamento diante dessa problemática.pt_BR
dc.format.extent13 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEvasão estudantilpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectLicenciatura em físicapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectDemocratizaçãopt_BR
dc.titleEvasão estudantil no curso de licenciatura do departamento de física do campus Recife da UFPEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4376708078957049pt_BR
dc.description.abstractxThis study analyzes the issue of student dropout in the Physics Education program at the Federal University of Pernambuco (UFPE), Brazil, from 2017 to 2022. This topic is of great relevance as the lack of qualified teachers affects the quality of science education in Brazilian schools. The data from the questionnaire used in the research indicated that the main triggers of student dropout in the mentioned program are: low prospects in the teaching career, difficulty in balancing studies and work, and deficiencies resulting from poor education in the Brazilian basic education system. Although this study represents a specific aspect of a broader reality, it provides valuable insights for addressing the issue of student dropout and implementing effective measures to tackle this problem.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terra::Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CCEN-DF) - Departamento de Física pt_BR
dc.degree.graduation::CCEN-Curso de Física (Bacharelado e Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Vítor Hugo de Oliveira Pereira.pdf702,9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons