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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52581

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorROCHA, Maria Alice Vasconcelos-
dc.contributor.authorLEITE, Lara Brito-
dc.date.accessioned2023-10-03T13:22:41Z-
dc.date.available2023-10-03T13:22:41Z-
dc.date.issued2022-11-24-
dc.identifier.citationLEITE, Lara Brito. Dos retalhos de helanca à informação no Instagram: percepções sobre a transição da feira têxtil física para o ambiente digital em Santa Cruz do Capibaribe-PE. 2022. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52581-
dc.description.abstractEste trabalho tem como finalidade apresentar do ponto de vista etnográfico o fenômeno social intitulado “Feira Digital”, que corresponde às interações entre lojistas, usuários consumidores e gestores do perfil oficial do Moda Center Santa Cruz (@modacentersantacruz) na rede social digital Instagram. Para atender esse propósito, primeiramente, foi realizado o levantamento bibliográfico e documental acerca da feira têxtil de Santa Cruz do Capibaribe-PE, tendo em vista criar uma abordagem histórica e cultural de seu surgimento. Em segundo momento, ao explorar o contexto digital da feira, em especial, no que diz respeito ao período de isolamento social provocado pela pandemia mundial do Coronavírus em 2020, utilizou-se como principal abordagem metodológica a etnografia virtual, onde foram investigados os seguintes questionamentos: Diante do isolamento social aprovado como medida sanitária em 2020 e a consequente migração rumo ao E-commerce, quais foram as estratégias utilizadas para comercializar no ambiente digital “Instagram” por marcas femininas do Moda Center Santa Cruz? E como as ferramentas dessa plataforma atuaram para propagar e vender as coleções de moda em rede? Essas questões foram respondidas através da observação participante no Instagram de 102 marcas de moda feminina, bem como, por meio de entrevista com 12% dessas marcas. Nesse sentido, pôde-se considerar que o uso do Instagram e suas ferramentas foi de grande valia para as marcas no período de isolamento social, pois servia como uma “vitrine digital” para seus comércios, também, o uso da plataforma para vendas é algo que não deixará de acontecer no período pós-pandemia, tendo em vista que as vendas digitais continuam a crescer, até mesmo em conjunto com outras plataformas como o WhatsApp e o aplicativo oficial do Moda Center. Nesse quesito, as estratégias em torno da informação como o omnichannel mostraram-se importantes, nas quais verifica-se o uso de canais integrados de venda, melhorando a experiência do usuário e do público consumidor das marcas de moda feminina do Moda Center Santa Cruz.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectModa Center Santa Cruzpt_BR
dc.subjectFeira Digitalpt_BR
dc.subjectInstagrampt_BR
dc.subjectModa Femininapt_BR
dc.subjectOmnichannelpt_BR
dc.titleDos retalhos de helanca à informação no Instagram : percepções sobre a transição da feira têxtil física para o ambiente digital em Santa Cruz do Capibaribe-PEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7492258810014281pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6818128111009316pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxThis work aims to present, from an ethnographic point of view, the social phenomenon entitled “Feira Digital”, which corresponds to the interactions between shopkeepers, consumer users and managers of the official profile of Moda Center Santa Cruz (@modacentersantacruz) on the digital social network Instagram. To meet this purpose, firstly, a bibliographical and documentary survey was carried out about the textile fair of Santa Cruz do Capibaribe-PE, in order to create a historical and cultural approach of its emergence. Secondly, when exploring the digital context of the fair, in particular, with regard to the period of social isolation caused by the global pandemic of the Coronavirus in 2020, virtual ethnography was used as the main methodological approach, where the following questions were investigated : In the face of social isolation approved as a health measure in 2020 and the consequent migration towards E- commerce, what were the strategies used to market in the “Instagram” digital environment by women's brands from Moda Center Santa Cruz? And how did the tools on this platform work to promote and sell fashion collections online? These questions were answered through participant observation on Instagram of 102 women's fashion brands, as well as through interviews with 12% of these brands. In this sense, it could be considered that the use of Instagram and its tools was of great value to brands in the period of social isolation, as it served as a "digital showcase" for their businesses, also, the use of the platform for sales is something which will not fail to happen in the post-pandemic period, given that digital sales continue to grow, even in conjunction with other platforms such as WhatsApp and the official Moda Center app. In this regard, strategies around information such as omnichannel proved to be important, in which the use of integrated sales channels is verified, improving the user experience and the consumer public of the women's fashion brands of Moda Center Santa Cruz.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Design

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