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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBARROS, Mariana Boulitreau Siqueira Campos-
dc.contributor.authorSILVA, Sabrina Fernanda de Lima-
dc.date.accessioned2023-09-25T19:07:03Z-
dc.date.available2023-09-25T19:07:03Z-
dc.date.issued2023-04-28-
dc.date.submitted2023-09-25-
dc.identifier.citationSILVA, Sabrina Fernanda de Lima. Empoderamento juvenil sobre primeiros socorros através de ações de letramento em saúde. 2023. 29 f. TCC (Graduação) - Curso de Enfermagem, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52403-
dc.description.abstractOs acidentes escolares ocorrem com frequência, sendo os esportes escolares e as brincadeiras em grupo dentro da escola, a principal causa de incidentes. Dessa forma, as práticas de letramento em saúde realizadas pelos profissionais de enfermagem são ferramentas essenciais de comunicação para empoderar os adolescentes sobre as práticas de Primeiros Socorros, autocuidado, promoção da saúde e a prevenção de acidentes, além de reduzir os agravos. Identificar as dimensões de empoderamento dos adolescentes escolares após ação de letramento em saúde sobre a temática de primeiros socorros. Trata-se de uma pesquisa-ação, descritiva por uma abordagem quantitativa. A intervenção educativa permeou uma abordagem pela simulação com metodologias ativas que perpassaram por uma percepção inicial dos adolescentes sobre a temática, a problematização, a simulação e avaliação sobre os primeiros socorros em situações de: desmaio, convulsão, choque, afogamento, intoxicação, queimaduras, e parada cardiorespiratória. Constata-se que após intervenção educativa os adolescentes foram empoderados sobre a temática de primeiros socorros, seja a nível individual, coletivo e de classe social, onde levar o conhecimento objetiva trazer para os adolescentes uma reflexão crítico- social tanto para si, quanto para seu meio social, observado pelas respostas a Escala de Empoderamento Juvenil pela educação em Saúde. É notório que as práticas de letramento em saúde para ensino dos adolescentes sobre primeiros socorros geram um impacto significativo, tendo em vista a evolução dos mesmos quanto ao entendimento sobre a temática, além de permitir uma participação ativa e empoderadora.pt_BR
dc.format.extent29 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLetramento em saúdept_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectPrimeiros socorrospt_BR
dc.subjectEmpoderamentopt_BR
dc.titleEmpoderamento juvenil sobre primeiros socorros através de ações de letramento em saúdept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coÓ, Débora Morgana Soares Oliveira do-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1720168343471001pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1383731950534662pt_BR
dc.description.abstractxSchool accidents occur frequently, with school sports and group games within the school being the main cause of incidents. Therefore, health literacy practices carried out by nursing professionals are essential communication tools to empower adolescents about First Aid practices, self-care, health promotion and accident prevention, in addition to reducing injuries. Identify the dimensions of empowerment of school adolescents after health literacy action on the topic of first aid. This is action research, descriptive using a quantitative approach. The educational intervention permeated an approach through simulation with active methodologies that permeated the adolescents' initial perception of the subject, problematization, simulation and evaluation of first aid in situations of: fainting, convulsions, shock, drowning, intoxication, burns, and cardiorespiratory arrest. It appears that after educational intervention, teenagers were empowered on the subject of first aid, whether at an individual, collective or social class level, where knowledge aims to bring to teenagers a critical-social reflection both for themselves and for their family. social environment, observed by responses to the Youth Empowerment Scale for Health education. It is clear that health literacy practices for teaching adolescents about first aid generate a significant impact, given their evolution in understanding the topic, in addition to allowing active and empowering participation.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NE) - Núcleo de Enfermagempt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Enfermagempt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/5015543373187192pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0007-8939-7858pt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Enfermagem

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