Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52400

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMONTEIRO, Jailma Santos-
dc.contributor.authorBARATA, Silmara Francisca de Lima-
dc.date.accessioned2023-09-25T16:50:35Z-
dc.date.available2023-09-25T16:50:35Z-
dc.date.issued2023-09-14-
dc.date.submitted2023-09-19-
dc.identifier.citationBARATA, Silmara Francisca de Lima. Influência da educação alimentar e nutricional nos hábitos alimentares infantis: uma revisão narrativa. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) - Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52400-
dc.description.abstractA educação alimentar e nutricional (EAN) é um campo teórico e prático que visa a promoção da saúde, por meio de estratégias educacionais pautadas no diálogo, de caráter contínuo e permanente, transdisciplinar, intersetorial e multiprofissional, no qual considera diferentes fases da realidade alimentar, da vida e do comportamento alimentar. Além disso, a EAN também é considerada um campo de conhecimento e de prática contínua que visa promover a prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis, no contexto da realização do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) e da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). Nessa perspectiva, o presente estudo objetivou ampliar a compreensão a respeito do papel da EAN na formação de hábitos alimentares saudáveis e na qualidade de vida, no período da infância e que perdurará na vida adulta, sendo um tema de relevância social, uma vez que é na infância que se constroem as práticas e hábitos alimentares. Realizou-se uma revisão narrativa, através de buscas nos bancos de dados Scielo, Periódico Capes, Biblioteca Virtual em Saúde, Revistas Científicas e Repositórios Digitais, no idioma português, entre os anos 2012 a 2023. Os resultados desse estudo apontam que, apesar dos avanços, faz-se necessário a persistência e um olhar ampliado para implementação de estratégias e metodologias educativas em EAN, pautadas em métodos de ensino inovadores, interdisciplinares e permanentes, inclusivos, integradores de toda comunidade escolar, visando não somente à melhoria nos hábitos alimentares da população infantil, mas também as mudanças efetivas dos hábitos alimentares e as transformações da realidade social, inerentes a uma melhor qualidade de vida e bem estar.pt_BR
dc.format.extent60p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjecteducação alimentar e nutricionalpt_BR
dc.subjectalimentação saudávelpt_BR
dc.subjecthábitos alimentarespt_BR
dc.subjectescolarespt_BR
dc.titleInfluência da educação alimentar e nutricional nos hábitos alimentares infantis: uma revisão narrativapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2651039773759985pt_BR
dc.description.abstractxFood and nutrition education (EAN) is a practical and a theoretical field that aims to promote health, through educational strategies based on dialogue with a continuous and permanent nature, transdisciplinary, intersectoral and multiprofessional, in which it considers different phases of the reality of food, life and eating behavior. In addition, EAN is also considered a field of knowledge and continuous practice that aims to promote the autonomous and intentional practice of healthy eating habits, in the context of realizing the Human Right to Adequate Food and Food and Nutritional Security. From this perspective, the present study aimed to broaden the understanding of the role of EAN in the formation of healthy eating habits and in quality of life, on the period of childhood because that will last in adult life, being a subject of social protection, since that it is in childhood that practices and eating habits are constructed. A narrative review was carried out, through searches in the Scielo, Capes Periodic, Virtual Health Library,) Scientific Journals and Digital Repositories databases, in Portuguese, between the years 2012 to 2023. The results of this study indicate that, despite the advances, persistence and a broader view are needed for the implementation of educational strategies and methodologies in EAN, based on inclusive, innovative, interdisciplinary and permanent teaching methods, integrating the entire school community, aiming not only at improving the eating habits of the child population, but also effective changes in eating habits and transformations in social reality, inherent to a better quality of life and well-being.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Nutriçãopt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DNT) - Departamento de Nutriçãopt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Nutriçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Nutrição



Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons