Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/523
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Dias Vasconcelos, Simão | pt_BR |
dc.contributor.author | Ribamar Lopes, Welinton | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T15:03:22Z | - |
dc.date.available | 2014-06-12T15:03:22Z | - |
dc.date.issued | 2008-01-31 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Ribamar Lopes, Welinton; Dias Vasconcelos, Simão. Ensino de Filogenia Animal: percepções de estudantes e professores e análise de propostas metodológicas. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/523 | - |
dc.description.abstract | A Sistemática Filogenética preocupa-se em descrever a diversidade, encontrar um padrão em suas regras, e compreender os processos que são responsáveis pela geração das formas de vida em um sistema geral de referência sobre a diversidade biológica. Entretanto, esta área precisa ser completamente entendida antes de ser ensinada. O objetivo geral deste estudo é contribuir para a compreensão da inserção do tema tanto no ensino básico como no superior. Seu ponto de partida é um diagnóstico de como o assunto é percebido por estudantes e professores, como ele é abordado nos livros textos de Biologia, e como ele pode ser desenvolvido em situações didáticas. Esta dissertação investigou o arcabouço teórico de professores e alunos em relação à Sistemática Filogenética, além de analisar materiais e procedimentos didáticos. Foi observada uma abordagem limitada e com erros conceituais do assunto Filogenia nos livros texto, e que a maioria dos alunos do ensino básico nunca tiveram aulas sobre o assunto. Na universidade, o tema é largamente negligenciado, e tanto alunos como professores apresentam dificuldades conceituais e metodológicas em sua abordagem | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de Zoologia | pt_BR |
dc.subject | Sistemática Filogenética | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.title | Ensino de Filogenia Animal: percepções de estudantes e professores e análise de propostas metodológicas | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Biologia Animal |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivo1218_1.pdf | 780,99 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons