Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/523

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDias Vasconcelos, Simão pt_BR
dc.contributor.authorRibamar Lopes, Welintonpt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T15:03:22Z-
dc.date.available2014-06-12T15:03:22Z-
dc.date.issued2008-01-31pt_BR
dc.identifier.citationRibamar Lopes, Welinton; Dias Vasconcelos, Simão. Ensino de Filogenia Animal: percepções de estudantes e professores e análise de propostas metodológicas. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/523-
dc.description.abstractA Sistemática Filogenética preocupa-se em descrever a diversidade, encontrar um padrão em suas regras, e compreender os processos que são responsáveis pela geração das formas de vida em um sistema geral de referência sobre a diversidade biológica. Entretanto, esta área precisa ser completamente entendida antes de ser ensinada. O objetivo geral deste estudo é contribuir para a compreensão da inserção do tema tanto no ensino básico como no superior. Seu ponto de partida é um diagnóstico de como o assunto é percebido por estudantes e professores, como ele é abordado nos livros textos de Biologia, e como ele pode ser desenvolvido em situações didáticas. Esta dissertação investigou o arcabouço teórico de professores e alunos em relação à Sistemática Filogenética, além de analisar materiais e procedimentos didáticos. Foi observada uma abordagem limitada e com erros conceituais do assunto Filogenia nos livros texto, e que a maioria dos alunos do ensino básico nunca tiveram aulas sobre o assunto. Na universidade, o tema é largamente negligenciado, e tanto alunos como professores apresentam dificuldades conceituais e metodológicas em sua abordagempt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Zoologiapt_BR
dc.subjectSistemática Filogenéticapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.titleEnsino de Filogenia Animal: percepções de estudantes e professores e análise de propostas metodológicaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Biologia Animal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo1218_1.pdf780,99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons