Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52394

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBEZERRA, Bruna Martins-
dc.contributor.authorSANTOS, Andre Felipe Carneiro dos-
dc.date.accessioned2023-09-25T14:09:21Z-
dc.date.available2023-09-25T14:09:21Z-
dc.date.issued2023-08-28-
dc.date.submitted2023-09-20-
dc.identifier.citationSANTOS, Andre. F. C. dos. Investigação de desenhos como ferramenta para avaliar efeito de ação de educação ambiental - um estudo de caso com o projeto galego, 2023. Trabalho de Conclusão de curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52394-
dc.description9,5pt_BR
dc.description.abstractO macaco-prego-galego (Sapajus flavius) é um primata ameaçado de extinção, endêmico da região nordeste do Brasil, com ocorrência na Mata Atlântica e na Caatinga. A realização de ações de Educação Ambiental está entre os objetivos do Plano de Ação Nacional para Conservação de Primatas do Nordeste — uma política pública de conservação de fauna onde o macaco-prego-galego é uma das seis espécies-alvo. Apesar de ações de Educação Ambiental serem essenciais para promoção de conservação de fauna, ferramentas para medir a efetividade dessas ações são, em sua maioria, subjetivas. O grau de ameaça do macaco-prego-galego fez pesquisadores de várias localidades direcionarem esforços para conservação da espécie. Um desses esforços foi a criação do Projeto Galego, ligado ao Laboratório de Ecologia, Comportamento e Conservação da Universidade Federal de Pernambuco. O projeto tem os pilares pesquisa, formação de recursos humanos e extensão como suas bases. Dentre as atividades de extensão, foi criada a ação Galego nas Escolas, que visou capacitar professores e sensibilizar alunos sobre a importância do meio ambiente, do macaco-prego-galego e dos objetivos do desenvolvimento sustentável em escolas públicas de Pernambuco e da Paraíba. O presente trabalho teve como objetivo avaliar quantitativamente e qualitativamente o efeito dessa ação de sensibilização do projeto com as crianças. Utilizamos a análise de desenhos produzidos pelas crianças durante a ação como ferramenta no processo de avaliação. Comparamos as produções entre sexo e localidades para investigar potenciais variações entre gênero e municípios no nível de conhecimento e aprendizado através da sensibilização. A ação de sensibilização consistiu em um momento inicial de integração onde a equipe se apresentou e solicitou que as crianças desenhassem o que é meio ambiente para elas (Etapa 1). Após esse momento, a equipe realizou uma palestra sobre meio ambiente, objetivos do desenvolvimento sustentável e conservação do macaco-prego-galego (Etapa 2). Em seguida, cinco atividades do livro de Campêlo et al. (2023) foram executadas com as crianças: ecofutebol, interligados, um dia na vida do galego, fragmentou, e quanta água tem para gente (Etapa 3). Por fim, as crianças receberam um lanche e foram solicitadas a desenhar novamente o que é meio ambiente para elas (Etapa 4). A ação de sensibilização completa durou em média 3 horas. Foram analisados 348 desenhos elaborados por 174 crianças de quatro escolas em Mataraca-PB e de quatro escolas de Igarassu-PE. Criamos uma rubrica para pontuar os desenhos com ausência e presença de elementos e interações nos mesmos. Os elementos foram divididos em naturais e superficiais. As interações foram divididas em nível de complexidade. Houve um acréscimo significativo de elementos nos desenhos quando comparamos antes e depois da ação de sensibilização. Não obtivemos diferença quando comparamos os desenhos entre os municípios. Quando comparamos os desenhos por gêneros, não encontramos diferença no número de elementos nos desenhos da etapa 1, mas encontramos entre os desenhos da etapa 4. Não houve diferença de gênero na quantidade de interações dos desenhos em nenhuma das etapas. Foi possível perceber que a ação de sensibilização aumentou a percepção das crianças sobre meio ambiente, visto que houve aumento de elementos e interações presentes nos desenhos. Evidencia-se assim, a eficácia de ações de sensibilização, mesmo que de curta duração, para aumento de conceitos em crianças. Além disso, nosso estudo mostrou que análise de desenhos pode ser usada como uma ferramenta no processo de avaliação de ações de sensibilização pela Educação Ambiental. Estudos futuros devem focar em análises comparativas dos desenhos de crianças em diferentes faixas etárias e níveis de escolaridade para averiguar os efeitos de ações se sensibilização.pt_BR
dc.format.extent56p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSensibilizaçãopt_BR
dc.subjectPercepção ambientalpt_BR
dc.subjectConservaçãopt_BR
dc.subjectMacaco-prego galegopt_BR
dc.titleInvestigação de desenhos como ferramenta para avaliar efeito de ação de educação ambiental - um estudo de caso com o projeto galegopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCASTRO, Carla Soraia Soares de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7248364490203417pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4772160868667222pt_BR
dc.description.abstractxThe blonde capuchin monkey (Sapajus flavius) is an Endangered primate, endemic to the northeastern region of Brazil, occurring in the Atlantic Forest and Caatinga. Carrying out Environmental Education actions is among the objectives of the National Action Plan for the Conservation of Primates in the Northeast - a public policy for the conservation of fauna where the blonde capuchin monkey is one of the six target species. Although Environmental Education actions are essential to promote fauna conservation, tools to measure the effectiveness of these actions are, for the most part, subjective. The degree of threat of the blonde capuchin monkey led researchers from various locations to direct efforts towards the conservation of the species. One of these efforts was the creation of the Blonde Capuchin Project (Projeto Galego) by the Ecology, Behavior and Conservation Laboratory of the Federal University of Pernambuco. The Blonde Capuchin project focuses on research, training of human resources and extension actions. Among the extension activities, the Blonde Capuchin at School action was created, which aimed to train teachers and sensitize students about the importance of the environment, the blonde capuchin monkey and the goals of sustainable development in public schools in Pernambuco and Paraíba. This project aimed to quantitatively and qualitatively evaluate the effect of the project's awareness-raising action with children. We used the analysis of drawings produced by children during the action as a tool in this evaluation. We also compared productions between genders and locations to investigate potential variations between municipalities in the level of knowledge and learning through the action. The awareness-raising action consisted of an initial moment of integration where the team introduced itself and asked the children to draw what the environment means to them (Step 1). After this moment, the team held a lecture on the environment, goals of sustainable development and conservation of the blonde capuchin monkey (Stage 2). Then, five activities from the book by Campelo et al. (2023) were carried out with the children: eco-soccer, interconnected, a day in the life of a Galician, fragmented, and how much water there is for us (Step 3). Finally, the children received a snack and were asked to draw again what the environment means to them (Step 4). The complete action lasted an average of 3 hours. We analysed 348 drawings made by 174 children from four schools in Mataraca-PB and four schools in Igarassu-PE. We created a rubric to score the absence and presence of elements and interactions in the drawings. The elements were divided into natural and superficial. Interactions were divided into level of complexity. There was a significant addition of elements in the drawings when comparing before and after the awareness action. We found no difference when we compared the drawings between municipalities. When we compared the drawings by gender, we did not find a significant difference in the number of elements in the drawings from step 1, but we did in the drawings from step 4. There was no gender difference in the number of drawing interactions in any of the steps. It was possible to see that the awareness action increased the children's perception of the environment, as there was an increase in elements and interactions present in the drawings. This demonstrates the effectiveness of awareness-raising actions, even if they are short-lived. In addition, our study showed that analysis of drawings can be used as a tool in the process of evaluating awareness actions for Environmental Education. Future studies should focus on comparative analyses of children's drawings in different age groups and levels of education to investigate the effects of awareness-raising actions.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departamentDEPARTAMENTO DE ZOOLOGIApt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/3847402967283023pt_BR
Aparece nas coleções:(CB) - TCC - Ciências Biológicas (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Andre_FC_SANTOS.pdf1,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons