Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52386

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Mário de Faria-
dc.contributor.authorRIBEIRO, Talita Matos-
dc.date.accessioned2023-09-22T13:42:28Z-
dc.date.available2023-09-22T13:42:28Z-
dc.date.issued2023-09-01-
dc.date.submitted2023-09-21-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Talita Matos. Pedagogias estéticas e de gênero: questões simbólicas e sensíveis tecidas na arte de mestras-artesãs da Associação Tapeçaria Timbí, Camaragibe-PE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52386-
dc.description.abstractÉ investigada a subversão das noções de gênero e, consequentemente, de educação, a partir das percepções das mulheridades presentes nas produções da Associação Tapeçaria Timbí, Camaragibe-PE. Consideramos o imaginário cultural e suas afetações simbólicas cotidianas, segundo uma perspectiva fenomenológica sobre vivências femininas na cultura popular, que reflete experiências e noções decoloniais sobre as temáticas abordadas. Foi feita uma análise estética de três obras, percebendo as sensibilidades contidas em tais artefatos culturais, possibilitando a discussão do coletivismo nas comunidades. Concluímos que o produto da relação mulher-arte intui narrativas sobre questões de gênero e formação humana, e sugere a decolonização do conhecimento.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.format.extent26p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectArtesanatopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectMulheridadept_BR
dc.titlePedagogias estéticas e de gênero: questões simbólicas e sensíveis tecidas na arte de mestras-artesãs da Associação Tapeçaria Timbí, Camaragibe-PE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6577600564675301pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9631923493264179pt_BR
dc.description.abstractxThe notions of gender and education subversion is investigated, based on the women’s perceptions present in the productions of Associação Tapeçaria Timbí, Camaragibe-PE. We consider the cultural imaginary and its everyday symbolic affectations, according to a phenomenological perspective on women's experiences in popular culture, which reflects decolonial experiences and notions about the themes addressed. An aesthetic analysis of three works was carried out, realizing the sensibilities contained in such cultural artifacts, enabling the collectivism discussion in communities. We conclude that the product of the woman-art relationship intuits narratives about gender issues and human formation, and suggests the knowledge decolonization.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Outros::Desenho de Projetospt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Design – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2741-8194pt_BR
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Talita Matos Ribeiro.pdf372,8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons