Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52365

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAMARAL, Maria das Vitórias Negreiros do-
dc.contributor.authorREIS, Ane Beatriz dos Santos-
dc.date.accessioned2023-09-21T16:21:58Z-
dc.date.available2023-09-21T16:21:58Z-
dc.date.issued2022-12-15-
dc.identifier.citationREIS, Ane Beatriz dos Santos. Imagens que contam histórias: o feminino na Comunidade Quilombola de Conceição das Crioulas. 2022. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52365-
dc.description.abstractTerritório distante das grandes cidades, a Comunidade Quilombola de Conceição das Crioulas, no sertão pernambucano foi um local de encontros e partilhas de/com mulheres. Com escutas e leituras atentas às histórias e imagens, aquelas que muitas vezes não aparecem nos livros ou nas histórias ditas oficiais. Aprendizado com mulheres quilombolas, artesãs, educadoras, principais transmissoras das histórias e imagens das(os) suas/seus antepassadas(os), que são histórias do Brasil, histórias e imagens da arte brasileira. Histórias no plural porque, como nos afirma Durand (1996) e Adichie (2019), não há apenas uma história a ser contada, mas diversas histórias e diferentes narradoras/es. Neste sentido, a pesquisa busca compreender as imagens das mulheres, nos processos de reconhecimento de si, nas histórias da Comunidade Quilombola de Conceição das Crioulas. Para isto foram realizadas rodas de conversa com mulheres quilombolas da comunidade, ouvindo suas histórias e conhecendo as imagens que as povoam. A análise dessas histórias e imagens foi realizada a partir da Mitocrítica, metodologia baseada nos fundamentos teóricos do Imaginário e sistematizada pelo filósofo e antropólogo Gilbert Durand. O mito de origem, a chegada ao território das seis mulheres crioulas, é a história que conduziu a pesquisa à busca pelas histórias e imagens do feminino na comunidade quilombola.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectMulher quilombolapt_BR
dc.subjectComunidade Quilombola - Conceição das Crioulaspt_BR
dc.subjectMitocríticapt_BR
dc.titleImagens que contam histórias : o feminino na Comunidade Quilombola de Conceição das Crioulaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Givânia Maria da-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3107392190306783pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3317479462307817pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Artes Visuaispt_BR
dc.description.abstractxTA territory far from the big cities, the Quilombola Community of Conceição das Crioulas, in the Pernambuco countryside, was a place for meetings and sharing of and with women. With attentive listening and reading of stories and images, those that often do not appear in books or so-called official stories. Learning with quilombola women, artisans, educators, main transmitters of the stories and images of their ancestors, which are histories of Brazil, histories and images of Brazilian art. Histories in the plural because, as Durand (1996) and Adichie (2019) say, there is not just one history to be told, but several histories and different narrators. In this sense, this research seeks to understand the images of women, in the processes of self- recognition, in the histories of the Quilombola Community of Conceição das Crioulas. In this process, conversation circles were held with quilombola women from the community, in order to listen to their histories and getting to know the images that populate them. The analysis of these stories and images was carried out based on Mythocriticism, a methodology based on the theoretical foundations of the Imaginary and systematized by the philosopher and anthropologist Gilbert Durand. The origin myth, the arrival in the territory of the six creole women, is the story that led the research to the search for the histories and images of the feminine in the quilombola community.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/5051165750709968pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Ane Beatriz dos Santos Reis.pdf3,93 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons