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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPERGHER, Isaac-
dc.contributor.authorSILVA, Winicius Antonio Souza-
dc.date.accessioned2023-09-20T15:50:51Z-
dc.date.available2023-09-20T15:50:51Z-
dc.date.issued2023-08-30-
dc.date.submitted2023-09-19-
dc.identifier.citationSilva, Winicius Antonio Souza. Planejamento da capacidade de atendimento em uma empresa de serviços para veículos pesados utilizando a teoria das filas. 2023. Trabalho de Conclusão de curso Engenharia de Produção - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52342-
dc.description.abstractAs filas são eventos que afetam diretamente a percepção do cliente em relação ao serviço prestado e por conseguinte, no desempenho da organização. Neste sentido, este trabalho utiliza a teoria das filas para analisar o comportamento das filas em um processo de serviços de alinhamento e balanceamento em veículos pesados, visando dimensionar a capacidade do atendimento. Inicialmente foi realizado um mapeamento do estado atual das atividades e foram coletados dados referentes as taxas de chegada e de atendimento, considerando um período entre novembro de 2022 e janeiro de 2023. Para o planejamento de capacidade, foram considerados três cenários alternativos que foram modelados na linguagem Python v.3.10. O cenário atual de atendimento segue os pressupostos de um modelo M/M/1. A partir deste cenário são propostos três cenários alternativos que modificam a taxa de atendimento, o número de atendentes e o grau de variabilidade do sistema. O cenário escolhido reflete os objetivos táticos que a empresa pretende alcançar em nível de satisfação dos seus clientes.pt_BR
dc.format.extent68p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectServiçospt_BR
dc.subjectTeoria das Filaspt_BR
dc.subjectServiços em veículos pesadospt_BR
dc.subjectOrdem de serviçopt_BR
dc.titlePlanejamento da capacidade de atendimento em uma empresa de serviços para veículos pesados utilizando a teoria das filas.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6259764240813191pt_BR
dc.description.abstractxQueues are events that directly affect the customer’s perception of the service provided and consequently, the performance of the organization. In this sense, this work uses Queue Theory to analyze the behavior of queues in a service process of alignment and balancing in heavy vehicles, aiming to dimension the capacity of the service. Initially, a mapping of the current state of the activities was carried out and data related to the arrival and service rates were collected, considering a period between November 2022 and January 2023. For capacity planning, three alternative scenarios were considered that were modeled in Python language v.3.10. The current service scenario follows the assumptions of an M/M/1 model. From this scenario, three alternative scenarios are proposed that modify the service rate, the number of attendants and the degree of variability of the system. The chosen scenario reflects the tactical objectives that the company intends to achieve in terms of customer satisfaction.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NT) - Núcleo de Tecnologiapt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC- Engenharia de Produção - Bacharelado

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