Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52342
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PERGHER, Isaac | - |
dc.contributor.author | SILVA, Winicius Antonio Souza | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-20T15:50:51Z | - |
dc.date.available | 2023-09-20T15:50:51Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-30 | - |
dc.date.submitted | 2023-09-19 | - |
dc.identifier.citation | Silva, Winicius Antonio Souza. Planejamento da capacidade de atendimento em uma empresa de serviços para veículos pesados utilizando a teoria das filas. 2023. Trabalho de Conclusão de curso Engenharia de Produção - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52342 | - |
dc.description.abstract | As filas são eventos que afetam diretamente a percepção do cliente em relação ao serviço prestado e por conseguinte, no desempenho da organização. Neste sentido, este trabalho utiliza a teoria das filas para analisar o comportamento das filas em um processo de serviços de alinhamento e balanceamento em veículos pesados, visando dimensionar a capacidade do atendimento. Inicialmente foi realizado um mapeamento do estado atual das atividades e foram coletados dados referentes as taxas de chegada e de atendimento, considerando um período entre novembro de 2022 e janeiro de 2023. Para o planejamento de capacidade, foram considerados três cenários alternativos que foram modelados na linguagem Python v.3.10. O cenário atual de atendimento segue os pressupostos de um modelo M/M/1. A partir deste cenário são propostos três cenários alternativos que modificam a taxa de atendimento, o número de atendentes e o grau de variabilidade do sistema. O cenário escolhido reflete os objetivos táticos que a empresa pretende alcançar em nível de satisfação dos seus clientes. | pt_BR |
dc.format.extent | 68p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Serviços | pt_BR |
dc.subject | Teoria das Filas | pt_BR |
dc.subject | Serviços em veículos pesados | pt_BR |
dc.subject | Ordem de serviço | pt_BR |
dc.title | Planejamento da capacidade de atendimento em uma empresa de serviços para veículos pesados utilizando a teoria das filas. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6259764240813191 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Queues are events that directly affect the customer’s perception of the service provided and consequently, the performance of the organization. In this sense, this work uses Queue Theory to analyze the behavior of queues in a service process of alignment and balancing in heavy vehicles, aiming to dimension the capacity of the service. Initially, a mapping of the current state of the activities was carried out and data related to the arrival and service rates were collected, considering a period between November 2022 and January 2023. For capacity planning, three alternative scenarios were considered that were modeled in Python language v.3.10. The current service scenario follows the assumptions of an M/M/1 model. From this scenario, three alternative scenarios are proposed that modify the service rate, the number of attendants and the degree of variability of the system. The chosen scenario reflects the tactical objectives that the company intends to achieve in terms of customer satisfaction. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Engenharias::Engenharia de Produção | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NT) - Núcleo de Tecnologia | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Engenharia de Produção | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC- Engenharia de Produção - Bacharelado |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Winicius Antonio Souza Silva.pdf | 1,39 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons