Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52222
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MANGUEIRA, Suzana de Oliveira | - |
dc.contributor.author | TAVARES, Carolline Cavalcanti Santana de Melo | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-13T17:11:15Z | - |
dc.date.available | 2023-09-13T17:11:15Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-10 | - |
dc.identifier.citation | TAVARES, Carolline Cavalcanti Santana de Melo. Validação de conteúdo do diagnóstico de enfermagem processo perinatológico ineficaz em adolescentes no ciclo gravídico-puerperal. 2023. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52222 | - |
dc.description.abstract | A assistência de enfermagem, direcionada a adolescentes no ciclo gravídico-puerperal e suas famílias, inclui práticas de educação em saúde capazes de repercutir sobre a saúde materno-infantil. Tais práticas podem ser planejadas e operacionalizadas por meio do Processo de Enfermagem. O diagnóstico de enfermagem (DE), como uma de suas etapas fundamentais, possibilita ao enfermeiro identificar necessidades de cuidado e implementar uma atenção personalizada, de modo a favorecer o bem-estar da mãe e do concepto e mitigar desfechos desfavoráveis. Dentre os diagnósticos traçados, a este público, destaca-se o Processo perinatológico ineficaz, que requer aprofundamento do conhecimento acerca de seu conteúdo e, um modo de fazê-lo, consiste nos estudos de validação diagnóstica. O objetivo desta pesquisa foi analisar evidências de validade de conteúdo do diagnóstico de enfermagem Processo perinatológico ineficaz em adolescentes no ciclo gravídico-puerperal. Trata-se de um estudo metodológico de validação de diagnóstico de enfermagem desenvolvido em duas etapas: revisão integrativa da literatura e validação de conteúdo por juízes. Para a revisão integrativa, foi adotado o referencial de Whittemore e Knafl, em seis passos: identificação do tema ou questionamento; amostragem ou busca na literatura; categorização dos estudos; avaliação dos estudos incluídos; interpretação dos resultados; e, síntese do conhecimento evidenciado nos artigos analisados. A busca se deu nas bases de dados: Cochrane Library, Medline/Pubmed, Scopus e Web of Science; biblioteca virtual SciELO; e portal BVS, com os descritores “Pregnancy in Adolescence”, “Labor, Obstetric”, “Postpartum Period” e “Adolescent” e suas respectivas traduções nos idiomas português e espanhol e recorte temporal de 2017-2021. A amostra foi composta por 33 artigos e identificados 4 atributos, 22 fatores etiológicos e 9 indicadores clínicos do DE. Foi possível verificar 10 fatores etiológicos e 2 indicadores clínicos que não possuem correspondentes na NANDA-I, bem como sugerir a revisão do título e da definição do diagnóstico proposta pela taxonomia, com vistas a clarifica-lo. A segunda etapa da pesquisa, a validação de conteúdo, permitiu verificar, com 48 juízes, a relevância dos elementos do DE em estudo, com base no modelo da sabedoria coletiva. Foi adotado o Intervalo de Confiança do Índice de Validade de Conteúdo (IVC) ≥ 0,8 para significância estatística dos itens avaliados. Dentre os 22 fatores etiológicos avaliados, 20 foram considerados estatisticamente significantes (13 fatores relacionados, 5 populações em risco e 2 condições associadas). Quanto aos indicadores clínicos, dos 9 avaliados apenas 1 não foi considerado estatisticamente significante. Para os elementos com Intervalo de Confiança do IVC < 0,8 (1 fator relacionado, 1 população em risco e 1 característica definidora), os itens foram excluídos ou alterados conforme sugestões dos juízes. Este estudo traz significativas contribuições ao DE, no intuito de promover o seu nível de evidência e o refinamento de seu conteúdo, de aprimorar a práxis do enfermeiro, em especial, quando dirigida a gestantes, parturientes e puérperas adolescentes, além de fomentar o desenvolvimento de estratégias educativas que incentivem o protagonismo dessas mulheres, sobretudo, na vivência do ciclo gravídico-puerperal. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Educação em saúde | pt_BR |
dc.subject | Diagnóstico de enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Estudo de validação | pt_BR |
dc.subject | Gravidez na adolescência | pt_BR |
dc.title | Validação de conteúdo do diagnóstico de enfermagem processo perinatológico ineficaz em adolescentes no ciclo gravídico-puerperal | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | LINHARES, Francisca Márcia Pereira | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6532540408846863 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2031618904050997 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Enfermagem | pt_BR |
dc.description.abstractx | In nurse assistance directed to adolescents in the pregnancy-puerperal cycle and their families, health education practices are included and capable of having a impact to maternal and child health. This practices can be planned and implemented through the Nursing Process. The nursing diagnosis (ND), as one of its fundamental stages, enables the nurse to identify care needs, implement a personalized care to favor the well-being of the mother and the conceptus and mitigate unfavorable outcomes. Among the diagnoses outlined for this public, the Ineffective childbearing process stands out, which requires a detailed analysis about its content and, one way to do it, consists of diagnostic validation studies. The objective of this research was to analyze evidence of content validity of the nursing diagnosis Ineffective childbearing process in adolescents in their pregnancy-puerperal cycle. A methodological study of nursing diagnosis validation was developed, with two stages: integrative literature review and content validation by judges. For the integrative review, the Whittemore and Knafl framework was adopted, in six steps: identification of the theme or questioning; sampling or literature search; categorization of studies; assessment of included studies; interpretation of results; and, synthesis of the knowledge evidenced in the analyzed articles. The research was carried out in the following databases: Cochrane Library, Medline/Pubmed, Scopus, and Web of Science; SciELO virtual library; and VHL portal, with the descriptors “Pregnancy in Adolescence”, “Labor, Obstetric”, “Postpartum Period” and “Adolescent” and their respective translations in Portuguese and Spanish and time frame of 2017-2021. The sample consisted of 33 articles and identified 4 attributes, 22 etiological factors, and 9 clinical indicators of the ND under study. It was possible to verify 10 etiological factors and 2 clinical indicators that do not have correspondents in NANDA-I, as well as suggest a revision of the title and the diagnosis definition, proposed by the taxonomy, to clarify the ND. The second stage of the research, content validation, allowed verifying, with 48 judges, the relevance of the elements of the nursing diagnosis under study, based on the collective wisdom model. The Content Validity Index (CVI) Confidence Interval ≥ 0.8 was adopted for the statistical significance of the evaluated items. Among the 22 etiological factors evaluated, 20 were considered statistically significant (13 related factors, 5 populations at risk, and 2 associated conditions). As for the clinical indicators, of the 9 evaluated only 1 was not considered statistically significant. For elements with a CVI Confidence Interval < 0.8 (1 related factor, 1 population at risk, and 1 defining characteristic), the items were excluded or changed according to the judges' suggestions. This study makes significant contributions to the ND Ineffective childbearing process, in terms of promoting its level of evidence and the refinement of its content, of improving the practice of the nurse, in particular, when directed to pregnant women, parturients and adolescent puerperal women, in addition to promoting the development of educational strategies that encourage these women to play a leading role, especially in experiencing the pregnancy-puerperal cycle. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/7410336201165609 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Enfermagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Carolline Cavalcanti Santana de Melo Tavares.pdf | 5,15 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons