Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52185
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PEREIRA, Eugênia Cristina Gonçalves | - |
dc.contributor.author | ALVES, Gustavo Gabriel da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-11T18:28:09Z | - |
dc.date.available | 2023-09-11T18:28:09Z | - |
dc.date.issued | 2021-02-25 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Gustavo Gabriel da Silva. Uso do biomonitoramento da qualidade do ar como ferramenta para o ensino e educação ambiental. 2021. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52185 | - |
dc.description.abstract | O biomonitoramento com uso de liquens permite a aplicação de técnicas que possibilitem um diagnóstico da qualidade ambiental dos centros urbanos. Visto a facilidade de aplicação, permite seu uso como ferramenta de ensino. Neste sentido, objetivou-se realizar o uso do biomonitoramento como diagnóstico da qualidade do ar na Praça Faria Neves, Recife, Pernambuco, a partir da técnica de determinação do Índice de Pureza Atmosférica (IPA) como ferramenta para promoção da Educação Ambiental (EA) com alunos do Ensino Fundamental II e Médio. Para a aplicação do estudo foi selecionada a praça Farias Neves, localizada no bairro de Dois Irmãos, zona Norte do Recife. Foram selecionados 12 alunos para participarem das oficinas de formação de conhecimento. Realizaram-se oito encontros teóricos onde foram abordados temas e conceitos geográficos como lugar, paisagem, espaço geográfico, espaços verdes urbanos, poluição atmosférica, degradação ambiental, percepção, educação e monitoramento ambiental, biomonitoramento e uso de liquens como biomonitores, além de treinamento dos métodos realizado próximo à escola, auxiliando no entendimento e na aplicação do IPA, aplicado posteriormente na praça Faria Neves. Para a execução da parte prática foram realizados 6 encontros na área de estudo e se fez inicialmente o mapeamento de ausência e presença de liquens em forófitos existentes na Praça. Em seguida, foi realizada a aplicação da técnica do IPA observando o número de espécies presentes nos quadrantes da malha fixada nas árvores e o percentual de frequência liquênica, levando-se em consideração fatores climáticos, umidade do ar, luminosidade e direção dos ventos. Após a realização da parte prática, os alunos junto ao pesquisador analisaram, trataram e discutiram os resultados para a elaboração da apresentação na escola do Projeto Pesquisa e Ciência. Posteriormente foi realizada a coleta do material liquênico utilizando borrifador, faca e martelo, que foi identificado usando microscópio e lupa estereoscópica. No mapeamento de presença e ausência de liquens, foram contabilizadas 81 árvores, dessas 70 com liquens. Nesses forófitos foi possível observar maior existência de liquens crostosos e foliosos, talos mais resistentes aos poluentes atmosféricos. Os resultados de IPA foram classificados em muito baixo (0,1 – 3,1), baixo (3,1 – 6,1), médio (6,1 – 9,2) e alto (9,2 – 12,2). A partir dos dados obtidos, verificou-se que aproximadamente 90,31% da praça apresentam-se no nível muito baixo e baixo do IPA. Este resultado pode estar atrelado ao intenso fluxo veicular na via em que a praça está localizada, além de seus arredores servirem como estacionamento, possibilitando maior emissão de poluentes nessa área. As características das cascas das árvores podem também influenciar nos resultados, servindo como habitats propícios ao desenvolvimento dos liquens. Na exposição dos resultados do projeto, foi possível observar que os estudantes identificaram os fatores que podem contribuir para a degradação da qualidade do ar e desenvolvimento dos liquens, bem como a compreensão da aplicação da técnica do IPA possibilitando a análise do ambiente que estão inseridos, resultando na conscientização sobre a importância e a conservação desses espaços, por meio da educação ambiental. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FACEPE | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.subject | Meio ambiente | pt_BR |
dc.subject | Qualidade ambiental | pt_BR |
dc.subject | Líquens | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.title | Uso do biomonitoramento da qualidade do ar como ferramenta para o ensino e educação ambiental | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | BURIL, Maria de Lourdes Lacerda | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0450704081145216 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0234053003461212 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Geografia | pt_BR |
dc.description.abstractx | Biomonitoring using lichens allows the application of techniques that allows a diagnosis of the environmental quality of urban centers. Since it is easy to apply, it grants its use as a teaching tool. Under this perspective, the objective was the use of biomonitoring as a diagnosis of air quality in Faria Neves square, Recife, Pernambuco, using the technique of determining the Atmospheric Purity Index (IPA) as a tool for promoting AE with elementary and high school students. For the application of the study, it was selected the Farias Neves square, located in the Dois Irmãos neighborhood, north of Recife. Twelve students were selected to participate in knowledge training workshops. Eight theoretical meetings were held where geographic themes and concepts were defined, such as place, landscape, geographical space, urban green spaces, air pollution, environmental degradation, environmental perception, education and monitoring, biomonitoring and the use of lichens as biomonitors. Moreover, for assisting in the understanding and application of the API later applied at Faria Neves square, a training of these methods was made near the school. For the execution of the practical part, six meetings were held in the study site and, initially, it was made a mapping of lichens’ absence and presence in existing phorophytes in the square. Next, the API technique was applied, observing the number of species present in the quadrants of the mesh fixed to the trees and the percentage of lichen frequency, taking into account climatic factors, air humidity, light and wind direction. After conducting the practice, the students and the researcher analyzed, treated and discussed the results for the preparation of a presentation for the Research and Science Project at their school. Subsequently, lichen samples were collected using a spray bottle, knife and hammer and identified using a stereoscopic microscope. In the mapping of presence and absence of lichens, 81 trees were counted, of these 70 with lichens. In these phorophytes, it was possible to observe a higher occurrence of crustose and foliose lichens, more resistant to air pollutants. The API results were classified as very low (0.1 - 3.1), low (3.1 - 6.1), medium (6.1 - 9.2) and high (9.2 - 12.2 ). From the data collected, it was found that approximately 90.31% of the square fit the very low and low levels. This result may be linked to the intense vehicular flow on the road where the square is located, in addition to its surroundings serving as a parking lot, allowing greater emission of pollutants in that area. The characteristics of the trees’ barks can also influence the results, as they serve as habitats conducive to the development of lichens. In the presentation of the project’s results, it was possible to observe that the students identified the factors that may contribute to the degradation of air quality and the development of lichens, as well as the understanding of the application of the API technique, enabling the analysis of the environment they are inserted in, resulting in awareness of the importance and conservation of these spaces, through environmental education. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/0734642180650370 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Geografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Gustavo Gabriel da Silva Alves.pdf | 2,84 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons