Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52134

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCAMPOS, Roberta Bivar Carneiro-
dc.contributor.authorSILVA, Hugo Weslley Oliveira-
dc.date.accessioned2023-09-04T18:26:54Z-
dc.date.available2023-09-04T18:26:54Z-
dc.date.issued2022-11-11-
dc.date.submitted2022-12-13-
dc.identifier.citationSILVA, Hugo Weslley Oliveira. Os santos e o público: etnografia visual da roda de preto velho de Caruaru, Pernambuco. Recife, 2022. 117 : il., tab.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52134-
dc.description.abstractMais que encantar e entreter, os eventos afro-religiosos organizados pela comissão “Povos de Terreiro de Caruaru” são parte de um movimento político engajado. Na presente pesquisa busco compreender o processo de africanização da Jurema Sagrada, e também a relação entre o público “curioso” e os rituais da Jurema realizados na esfera pública. Como método de pesquisa aponto a etnografia visual, defendendo que a fotografia não apenas narra e interpreta acontecimentos, ela é parte de um jogo de intencionalidades compreensíveis. Passando por um breve resgate da historicidade da institucionalização da Jurema Sagrada na cidade até a formação da comissão inter-religiosa dos povos de terreiros de Caruaru, pode-se constatar que há, na presença pública das afro-religiões uma intencionalidade na presença, sendo os curiosos pensando como parte do ritual público.pt_BR
dc.format.extent117p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEtnografia visualpt_BR
dc.subjectReligiões afro-brasileiraspt_BR
dc.subjectJuremapt_BR
dc.subjectCaruarupt_BR
dc.titleOs Santos e o público : etnografia visual da roda de preto velho de Caruaru, Pernambucopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1949800045258391pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8343402717114526pt_BR
dc.description.abstractxMore than enchanting and entertaining, the Afro-religious events organized by the “Povos de Terreiro de Caruaru” commission are part of an engaged political movement. In the present research I seek to understand the process of Africanization of Jurema Sagrada, and also the relationship between the “curious” public and the Jurema rituals performed in the public sphere. As a research method, it points to visual ethnography, defending that photography not only narrates and interprets events, it is itself part of a game of understandable intentions. Going through a brief review of the historicity of the institutionalization of Jurema Sagrada in the city until the formation of the interreligious commission of peoples of terreiros of Caruaru, it can be seen that there is, in the public presence of Afro-religions an intentionality in the presence, with the curious thinking as part of the public ritual.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Antropologiapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DAM) - Departamento de Antropologia e Museologiapt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Ciências Sociais (Bacharelado)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Ciências Sociais - Bacharelado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
tcc Hugo weslley Oliveira Silva.pdf5,63 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons