Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52134
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CAMPOS, Roberta Bivar Carneiro | - |
dc.contributor.author | SILVA, Hugo Weslley Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-04T18:26:54Z | - |
dc.date.available | 2023-09-04T18:26:54Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-11 | - |
dc.date.submitted | 2022-12-13 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Hugo Weslley Oliveira. Os santos e o público: etnografia visual da roda de preto velho de Caruaru, Pernambuco. Recife, 2022. 117 : il., tab. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52134 | - |
dc.description.abstract | Mais que encantar e entreter, os eventos afro-religiosos organizados pela comissão “Povos de Terreiro de Caruaru” são parte de um movimento político engajado. Na presente pesquisa busco compreender o processo de africanização da Jurema Sagrada, e também a relação entre o público “curioso” e os rituais da Jurema realizados na esfera pública. Como método de pesquisa aponto a etnografia visual, defendendo que a fotografia não apenas narra e interpreta acontecimentos, ela é parte de um jogo de intencionalidades compreensíveis. Passando por um breve resgate da historicidade da institucionalização da Jurema Sagrada na cidade até a formação da comissão inter-religiosa dos povos de terreiros de Caruaru, pode-se constatar que há, na presença pública das afro-religiões uma intencionalidade na presença, sendo os curiosos pensando como parte do ritual público. | pt_BR |
dc.format.extent | 117p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Etnografia visual | pt_BR |
dc.subject | Religiões afro-brasileiras | pt_BR |
dc.subject | Jurema | pt_BR |
dc.subject | Caruaru | pt_BR |
dc.title | Os Santos e o público : etnografia visual da roda de preto velho de Caruaru, Pernambuco | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1949800045258391 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8343402717114526 | pt_BR |
dc.description.abstractx | More than enchanting and entertaining, the Afro-religious events organized by the “Povos de Terreiro de Caruaru” commission are part of an engaged political movement. In the present research I seek to understand the process of Africanization of Jurema Sagrada, and also the relationship between the “curious” public and the Jurema rituals performed in the public sphere. As a research method, it points to visual ethnography, defending that photography not only narrates and interprets events, it is itself part of a game of understandable intentions. Going through a brief review of the historicity of the institutionalization of Jurema Sagrada in the city until the formation of the interreligious commission of peoples of terreiros of Caruaru, it can be seen that there is, in the public presence of Afro-religions an intentionality in the presence, with the curious thinking as part of the public ritual. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Antropologia | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DAM) - Departamento de Antropologia e Museologia | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de Ciências Sociais (Bacharelado) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Ciências Sociais - Bacharelado |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc Hugo weslley Oliveira Silva.pdf | 5,63 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons