Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52109

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMORAIS, Josimar Jorge Ventura de-
dc.contributor.authorSOUSA, Laura Alves de-
dc.date.accessioned2023-08-31T12:43:03Z-
dc.date.available2023-08-31T12:43:03Z-
dc.date.issued2022-08-31-
dc.identifier.citationSOUSA, Laura Alves de. Autorias da ação expositiva da arte: a exposição como prática social coletiva e sentidos da autoria no mundo artístico do Recife. 2022. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52109-
dc.description.abstractEsta tese apresenta a identificação de tipos ou categorias de autorias coletivas na produção de exposições artísticas na Cidade do Recife (Pernambuco, Brasil). Apresentando o lugar ocupado pelo estudo da prática expositiva na Sociologia, esta pesquisa articula o conceito de Mundo da Arte de Howard Becker, central na análise de cadeias produtivas de exibição e fruição, com a problematização político-estética desenvolvida por Boris Groys a partir da concepção dos Direitos Estéticos Iguais e das Múltiplas Autorias. Com recursos metodológicos qualitativos e o exercício analítico de diferentes fontes – entrevistas semiestruturais, vídeos, imagens e textos – os significados elaborados pelos próprios agentes sociais, em situações de produção expositiva, trazem os elementos constituintes da Autoria Institucional, Autoria Autoatribuída, Autoria Cooperativa e da Autoria Precarizada. As quatro categorias evidenciam, principalmente, as dinâmicas e discrepâncias entre situações e realidades de produção expositiva onde os atores sociais fluem entre estruturas institucionais/museológicas e atuações/espaços nomeados Independentes. A autoria, portanto, assume a forma de uma organização coletiva na qual os agentes envolvidos cooperam e/ou disputam mecanismos de participação e reconhecimento, distanciando-se da ideia de autoria como status individual.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectPráticas coletivaspt_BR
dc.subjectArte - Exposiçõespt_BR
dc.subjectAutoria coletivapt_BR
dc.subjectMundos da artept_BR
dc.subjectRecife (PE)pt_BR
dc.titleAutorias da ação expositiva da arte : a exposição como prática social coletiva e sentidos da autoria no mundo artístico do Recifept_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7745780806493057pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4863742227544521pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Sociologiapt_BR
dc.description.abstractxThis thesis presentes the identification of types or categories of collective authorship in the production of artistic exhibitions in Recife (Pernambuco, Brazil). Presenting the place occupied by the study of exhibitions practice in Sociology, this research articulates Howard Becker’s concept of ArtWord, central to the analysis of productive chains of exihibition and enjoyment, with the political-aesthetic problematization developed by Boris Groys from the conception Equal Aesthetics Rights and Multiple Authorships. Whith qualitative methodological resources and the analytical exercise of diferente sources – semi-structural interviews, vídeos, images and texts – the meanigs created by the social agentes themselves, in situations of artistic exhibition production, bring the constituent elements of Autoria Institucional, Autoria Autoatribuída, Autoria Cooperativa e Autoria Precarizada. The four categories show, mainly, the dynamics and discrepancies between situation and realities of exihibition production where social actors flow between institutional/museological structures and performances/spaces named Independentes. Authorship, therefore, takes the form of collective organization in which the agentes involved cooperate and/or dispute mechanisms of participation and recognition, distancing themselves from the idea of authorship as na individual status.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Sociologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Laura Alves de Sousa.pdf3,63 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons