Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52057
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ABRANCHES, Sérgio Paulino | - |
dc.contributor.author | SILVA, Claudia Maria Bezerra da | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-24T13:42:37Z | - |
dc.date.available | 2023-08-24T13:42:37Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-04 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Claudia Maria Bezerra da. A influência da aprendizagem ativa nas crenças de autoeficácia do estudante da graduação em engenharia para aprender as ciências básicas e matemática. 2023. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52057 | - |
dc.description.abstract | A inovação na educação em Engenharia envolve o delineamento de uma cultura que se oponha à simples certificação burocrática, com experiências nas quais o estudante tenha uma participação ativa no processo de formação. Diante desse cenário, forma-se a seguinte questão da pesquisa: Como a aprendizagem ativa influencia as crenças de autoeficácia dos estudantes de Engenharia, favorecendo o engajamento para aprender as Ciências Básicas e Matemática? O objetivo geral foi analisar a influência da aprendizagem ativa para o desenvolvimento das crenças de autoeficácia e do engajamento dos estudantes para a aprendizagem nas disciplinas das Ciências Básicas e na Matemática. E os objetivos específicos: investigar na prática de ensino dos professores a utilização das metodologias ativas de aprendizagem; investigar como ocorre a participação dos estudantes nas atividades desenvolvidas por meio da aprendizagem ativa; identificar elementos da aprendizagem ativa que favorecem o desenvolvimento das crenças de autoeficácia dos estudantes; identificar elementos da aprendizagem ativa que favorecem o engajamento dos estudantes nas atividades. O referencial teórico foi desenvolvido a partir das discussões sobre as crenças de autoeficácia (BANDURA, 1977, 1994, 1997; SCHUNK, 1995; ZIMMERMAN, 1995), a aprendizagem ativa (BONWELL; EISON, 1991; DEWEY, 1978, 1979a, 1979b; SILBERMAN, 1996) estimulada pelas metodologias ativas de aprendizagem (BERGMANN; SAMS, 2018; MORAN, 2018; VALENTE, 2018) e a educação em Engenharia (BAZZO; PEREIRA, 2019; BRASIL, 2019a; BRASIL, 2019b; OLIVEIRA; ALMEIDA, 2010). A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de questionários e da escala de autoeficácia, da realização de entrevistas semiestruturadas e da análise dos planos de ensino das disciplinas. O contexto do estudo foram as turmas do 1° período da Área Básica de Ingresso em Engenharia da Universidade Federal de Pernambuco e teve a participação de professores e estudantes. Fundamentada nas abordagens qualitativa e quantitativa, a análise dos dados ocorreu com a realização de testes estatísticos e por meio das análises descritiva e de conteúdo. Dentre os achados da pesquisa, a escala de autoeficácia trouxe que os estudantes se perceberam com crenças medianas para realizar com êxito as atividades investigadas. Na análise qualitativa, a aprendizagem por meio da metodologia ativa forneceu elementos positivos e negativos que podem ter influenciado a autoeficácia e o engajamento dos estudantes, em destaque, a aplicação do conteúdo contextualizado e o trabalho em grupo que possivelmente motivaram e engajaram na aprendizagem. Considera-se que a aprendizagem por meio da metodologia ativa pode fortalecer a autoeficácia do estudante, provocando motivação e engajamento para aprender. Mas a autoeficácia que o estudante já possui também pode potencializar ou causar entraves. Desse modo, a forma como as atividades com metodologias ativas é vivenciada, a interação que proporciona e a condução das aulas pelo professor são influências que merecem atenção. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Aprendizagem ativa | pt_BR |
dc.subject | Ciências e matemática | pt_BR |
dc.subject | Educação em engenharia | pt_BR |
dc.subject | Autoeficácia | pt_BR |
dc.title | A influência da aprendizagem ativa nas crenças de autoeficácia do estudante da graduação em engenharia para aprender as ciências básicas e matemática | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4721357351967525 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9070763811045760 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologica | pt_BR |
dc.description.abstractx | Innovation in engineering education involves the design of a culture that opposes to simple bureaucratic certification, with experiences in which the student has an active participation in the training process. In this scenario, the following research question is formed: How does active learning influence the self-efficacy beliefs of Engineering students, favoring engagement to learn Basic Sciences and Mathematics? The main goal was to analyze the influence of active learning on the development of self- efficacy beliefs and student engagement in learning in Basic Sciences and Mathematics. And the specific objectives: to investigate in the teachers' teaching practice the use of active learning methodologies; investigate how students participate in activities developed through active learning; identify elements of active learning that favor the development of students' self-efficacy beliefs; identify elements of active learning that favor student engagement in activities. The overall objective was to analyze the influence of active learning on the development of self-efficacy beliefs and student engagement in learning in Basic Sciences and Mathematics. And the specific objectives: to investigate in the professors' teaching practice the use of active learning methodologies; investigate how students participate in activities developed through active learning; identify elements of active learning that favor the development of students' self-efficacy beliefs; identify elements of active learning that favor student engagement in activities. The theoretical framework was developed from discussions on self-efficacy beliefs (BANDURA, 1977, 1994, 1997; SCHUNK, 1995; ZIMMERMAN, 1995), active learning (BONWELL; EISON, 1991; DEWEY, 1978, 1979a, 1979b; SILBERMAN, 1996) stimulated by active learning methodologies (BERGMANN; SAMS, 2018; MORAN, 2018; VALENTE, 2018) and engineering education (BAZZO; PEREIRA, 2019; BRASIL, 2019a; BRASIL, 2019b; OLIVEIRA; ALMEIDA, 2010). Data collection occurred through the application of questionnaires and the self-efficacy scale, the performance of semi-structured interviews and of the analysis of the teaching plans of the disciplines. The context of the study was the classes of the fitst period of the Basic Area of Admission in Engineering at the Federal University of Pernambuco and there was the participation of professors and students. Based on qualitative and quantitative approaches, data analysis occurred with statistical tests and descriptive and through content analysis. Among the findings of the research, the self-efficacy scale showed that students perceived themselves with average beliefs to successfully carry out the investigated activities. In the qualitative analysis, learning through the active methodology provided elements with positive and negative that may have influenced on students' self-efficacy and engagement. I highlight the application of contextualized content that motivated learning and group work which influenced engagement in the activities. It is considered that the active methodology can strengthen self-efficacy, causing motivation to learn and engage in activities. But the self-efficacy that the student already has can also enhance or cause obstacles. Thus, the way in which activities with active methodologies is experienced, the interaction they provide and the conduction of classes by the professor are influences that deserve attention. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Claudia Maria Bezerra da Silva.pdf | 2,65 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons