Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52028
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BARBOSA, Edelweis José Tavares | - |
dc.contributor.author | CARVALHO, Cicefran Souza de | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-22T19:05:59Z | - |
dc.date.available | 2023-08-22T19:05:59Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-11 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Cicefran Souza de. Formações em aprendizagem em grupos cooperativos: contribuições para melhoria da aprendizagem em uma escola da rede pública de Juazeiro do Norte. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52028 | - |
dc.description.abstract | A Base Nacional Comum Curricular traz em seu texto, como pressupostos principais, o exercício da empatia, do diálogo, da resolução de conflitos e da cooperação. Pressupostos esses que são base da metodologia da aprendizagem cooperativa, cujas competências não necessárias que, além dos(as) estudantes, os(s) professores(as) as dominem. Este trabalho teve como objetivo descrever o repasse da metodologia da aprendizagem em grupos cooperativos aos professores(as) da escola de ensino fundamental Jerônimo Freire dos Santos, pertencente à rede municipal de ensino de Juazeiro do Norte, através da participação em quatro formações que trataram da metodologia da aprendizagem cooperativa. Neste estudo foi utilizada a abordagem qualitativa, de natureza aplicada, bem como materiais bibliográficos de autores que já estudaram sobre a metodologia da aprendizagem cooperativa com o intuito de instrumentalizar todo o trabalho realizado. Foram aplicados questionários semiestruturado junto aos(às) professores(as) da escola municipal Jerônimo Freire dos Santos, sendo que a coleta dos dados foi realizada diretamente junto ao(à) professor(a) que participaram de todas as formações. No decorrer deste trabalho se buscou discorrer sobre os problemas ocasionados pela pandemia do coronavírus no sistema educacional brasileiro. Se procurou fazer uma descrição detalhada da história da aprendizagem cooperativa no Brasil e no mundo, bem como o conceito, os elementos, fundamentos, características, os tipos de grupos de aprendizagem cooperativa e como é a sala de aula cooperativa. A última parte desse trabalho se discorreu sobre a metodologia utilizada para a execução do estudo e foi feita uma completa descrição das formações em Aprendizagem Cooperativa na EEF Jerônimo Freire dos Santos, de forma detalhada, inclusive fazendo as transcrições das respostas aos instrumentais aplicados em cada uma das formações e ao questionário aplicado antes do início e ao final do período formativo, cuja tabulação de dados se incidiu somente nas respostas dos dez docentes que iniciaram e concluíram todas as quatro formações. Conclui-se que o trabalho rendeu frutos positivos, mesmo sem que os(as) professores(as) tenham aplicado o método cooperativo em suas salas de aula na íntegra, pois, o que se pode perceber é que, apesar do Estado do Ceará, ter tido entre 2005 e 2012 uma política educacional que incentivava a metodologia da aprendizagem em grupos cooperativos, estes desconheciam completamente o método e os seus benefícios e, apesar de serem pessoas bem experientes na docência, muitas vezes lhes faltou as competências e habilidades necessárias na realização das metas individuais e coletivas, podendo serem comparados aos estudantes em fase inicial de implantação do processo. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Aprendizagem ativa – Juazeiro do Norte (CE) | pt_BR |
dc.subject | Educação cooperativa – Juazeiro do Norte (CE) | pt_BR |
dc.subject | Professores – Formação – Juazeiro do Norte (CE) | pt_BR |
dc.subject | Estudos em grupo | pt_BR |
dc.subject | COVID-19, Pandemia de, 2020- | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem cooperativa | pt_BR |
dc.title | Formações em aprendizagem em grupos cooperativos : contribuições para melhoria da aprendizagem em uma escola da rede pública de Juazeiro do Norte | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6644535804608188 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7801037640622064 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematica | pt_BR |
dc.description.abstractx | The Common National Curricular Base brings in its text, as main assumptions, the exercise of empathy, dialogue, conflict resolution and cooperation. These assumptions are the basis of the methodology of cooperative learning, whose competencies it is not necessary that, besides the students, the teachers master. This work aimed to describe the transfer of the methodology of learning in cooperative groups to the teachers of the elementary school Jerônimo Freire dos Santos, belonging to the municipal education system of Juazeiro do Norte, through the participation in four trainings that dealt with the methodology of cooperative learning. This study used a qualitative approach, of an applied nature, as well as bibliographic materials from authors who had already studied the methodology of cooperative learning in order to support the work carried out. Semi-structured questionnaires were applied to the teachers of the municipal school Jerônimo Freire dos Santos, and the data was collected directly from the teachers who participated in all the trainings. During this work we tried to discuss the problems caused by the coronavirus pandemic in the Brazilian educational system. A detailed description of the history of cooperative learning in Brazil and in the world, as well as the concept, elements, foundations, characteristics, types of cooperative learning groups, and what the cooperative classroom is like. The last part of this work deals with the methodology used to carry out the study and a complete description of the Cooperative Learning trainings at EEF Jerônimo Freire dos Santos, in a detailed way, including the transcription of the answers to the instruments applied in each of the trainings and the questionnaire applied before the beginning and at the end of the training period, whose data tabulation was focused only on the answers of the ten teachers who started and finished all four trainings. It is concluded that the work yielded positive results, even though the teachers did not apply the cooperative method in its entirety in their classrooms, because what can be noticed is that, despite the State of Ceará having had between 2005 and 2012 an educational policy that encouraged the methodology of learning in cooperative groups, they were completely unaware of the method and its benefits and, despite being well experienced people in teaching, they often lacked the necessary skills and abilities in achieving the individual and collective goals, and can be compared to students in the initial phase of implementation of the process. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Cicefran Souza de Carvalho.pdf | 2,2 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons