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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52026

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPEREIRA, Yákara Vasconcelos-
dc.contributor.authorSOARES, Lívia Maria da Silva-
dc.date.accessioned2023-08-22T18:35:23Z-
dc.date.available2023-08-22T18:35:23Z-
dc.date.issued2023-07-26-
dc.identifier.citationSOARES, Lívia Maria da Silva. Empreendedorismo internacional: análise do Cluster do turismo de Porto de Galinhas-PE. 2023. Dissertação (Mestrado em Hotelaria e Turismo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52026-
dc.description.abstractEsta investigação visa analisar como ocorre a relação entre o empreendedorismo internacional e o cluster de Porto de Galinhas-PE. Para atingir o objetivo proposto, foram considerados os seguintes objetivos específicos: 1) identificar as características do cluster do turismo analisado; 2) investigar o empreendedorismo internacional nas organizações do cluster; 3) Compreender a relação entre as dimensões do empreendedorismo internacional das organizações e as características do cluster. O locus de pesquisa foi a praia de Porto de Galinhas no município de Ipojuca-PE, pois a localidade é o principal cluster turístico de destino “Sol e Mar” do estado de Pernambuco. Para viabilizar a investigação, foi adotado o estudo de caso no âmbito da pesquisa qualitativa. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados o roteiro de entrevista para acessar 17 interlocutores de empresas, instituições governamentais e associações locais. Obteve-se também 54 matérias jornalísticas de jornais e revistas. A análise de conteúdo foi realizada com apoio do software ATLAS.ti. No que tange à descrição analítica dos dados, foram codificados 61 documentos (entrevistas e reportagens) e registradas 674 citações relacionadas ao escopo da pesquisa. Os resultados mostram que o impacto do cluster de turismo é relevante para a região, tanto do ponto de vista econômico quanto social. No entanto, a pesquisa expressa o desafio conceitual devido à existência da diversidade geográfica e variedade de contextos setoriais do cluster. No que tange às contribuições teóricas deste estudo, foram observadas características endógenas da região, tendo em vista que há empresas atuantes do cluster que desenvolvem atividades corporativas fora do destino, a exemplo de Washington (EUA), São Paulo e Rio de Janeiro. Houve a constatação de uma nova subcategoria, experiências turísticas memoráveis, que impulsiona a atratividade do destino. Também foi observado que a internacionalização empresarial da indústria do turismo ocorre dentro do mercado interno por meio do consumo de recursos turísticos. Outro fator preponderante na relação entre cluster do turismo e empreendedorismo internacional corresponde à significativa interação entre as redes de relacionamento e a cooperação. Ademais, os resultados da investigação indicam que essa associação potencializa aspectos genuínos inerentes à região e colabora no desempenho organizacional e local do destino.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectCluster (Economia)pt_BR
dc.subjectPorto de Galinhas (Ipojuca, PE)pt_BR
dc.titleEmpreendedorismo internacional : análise do Cluster do turismo de Porto de Galinhas-PEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6882830311897185pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3420201580418099pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismopt_BR
dc.description.abstractxThis investigation aims to analyze how the relationship between international entrepreneurship and the Porto de Galinhas-PE cluster occurs. To achieve the proposed objective, the following specific objectives were considered: 1) identify the characteristics of the analyzed tourism cluster; 2) investigate international entrepreneurship in cluster organizations; 3) Check the relationship between the dimensions of international entrepreneurship of organizations and the characteristics of the cluster. The present study took place in the region of Ipojuca-PE, more specifically in Porto de Galinhas, due to the location presenting the main tourist cluster of “Sun and Sea” type of Destination, in the state of Pernambuco, Brazil. To make the investigation feasible, the case study was adopted in the context of qualitative research. An interview script was used as a data collection instrument to access 17 interlocutors from companies, government institutions and local associations. There were also 54 journalistic articles selected from newspapers and magazines. Content analysis was performed using the ATLAS.ti software. Regarding to the analytical description of the data, 61 documents were coded (interviews and reports) and 674 citations related to the scope of the research were recorded. The results show that the impact of the tourism cluster is relevant for the region, both from an economic and social perspective. However, the research expresses the conceptual challenge due to the existence of geographic diversity and variety of sectoral contexts of the cluster. Theoretical contributions identify the endogenous characteristics of the region, however companies operating in the cluster develop their corporate activities outside the destination, such as the locations: Washington (USA), São Paulo and Rio de Janeiro. A new subcategory was found: memorable tourist experiences, which boosts the attractiveness of the destination. It was also found that the business internationalization of the tourism industry occurs within the domestic market through the consumption of tourist resources. Another preponderant factor in the relationship between the two constructs, corresponding significantly through the interaction of the relationship and cooperation networks categories. In this study, it can be evidenced the relationship between international entrepreneurship and the tourism cluster potential genuine aspects inherent to the region and strengthen the organizational and local performance of the destination.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Hotelaria e Turismo

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