Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52010

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCOSTA, Marconi Freitas da-
dc.contributor.authorALENCAR, Letícia Linhares Saraiva de-
dc.date.accessioned2023-08-22T12:09:30Z-
dc.date.available2023-08-22T12:09:30Z-
dc.date.issued2023-04-28-
dc.identifier.citationALENCAR, Letícia Linhares Saraiva de. Teoria do comportamento planejado, motivação e intenção de compartilhar no consumo colaborativo da moda de segunda mão. 2023. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52010-
dc.description.abstractEsta pesquisa buscou investigar como as motivações morais e críticas, e a teoria do comportamento planejado influenciam a intenção de compartilhar e o consumo colaborativo de moda de segunda mão. Para que esse objetivo fosse alcançado, foi realizada uma pesquisa de caráter quantitativo descritivo, utilizando uma amostragem do tipo não probabilística. A coleta de dados foi realizada por meio de um survey online (questionário), distribuído pela técnica snowball (bola de neve). A amostra obteve 201 respondentes e utilizou-se a Modelagem de Equações Estruturais para análise dos dados. Os dados advindos da pesquisa foram tratados por meio de técnicas estatísticas de natureza univariada e multivariada direcionados à investigação fatorial e regressão linear, sendo analisados com o auxílio dos softwares estatísticos Statistical Package for the Social Science (SPSS) e AMOS. Os resultados obtidos destacam que a intenção de compartilhar possui relação com o consumo colaborativo de moda de segunda mão e com as motivações morais, as quais são ligadas aos fatores econômicos e socioambientais. Além disso, a atitude de compartilhar também possui relação com a intenção de compartilhar, e esta intenção com o controle comportamental percebido. O trabalho conclui que o fator principal para o consumo colaborativo de moda de segunda mão é o econômico, porém, ao serem questionados, os consumidores compreendem que também há uma causa ambiental envolvida. Além disso, a pesquisa apresenta contribuições teóricas e práticas. No que se refere às contribuições teóricas, constata-se que não foi encontrado nenhum estudo semelhante nas bases de pesquisas consultadas que correlacionasse, conjuntamente, todos os construtos propostos nesta investigação. Dessa forma, a pesquisa auxilia e amplifica os estudos envolvendo o consumo colaborativo e o compartilhamento. Em relação às implicações práticas, da pesquisa, as empresas e/ou profissionais de marketing poderão utilizar as informações para aumentar a compreensão sobre o consumo sustentável, além de lojas colaborativas de moda de segunda mão investirem em alternativas para essa forma de consumo, buscando conquistar essa parcela no mercado e atender melhor às necessidades e desejos desses consumidores.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectConsumo colaborativopt_BR
dc.subjectConsumo e produção sustentávelpt_BR
dc.subjectTeoria do comportamento planejadopt_BR
dc.titleTeoria do comportamento planejado, motivação e intenção de compartilhar no consumo colaborativo da moda de segunda mãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8741308176923403pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7359522003689133pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracaopt_BR
dc.description.abstractxThis research sought to investigate how moral and critical motivations, and the theory of planned behavior influence the intention to share and collaborative consumption of second- hand fashion. In order for this objective to be achieved, descriptive quantitative research was carried out, using a non-probabilistic sampling. Data collection was carried out through an online survey (questionnaire), distributed using the snowball technique. The sample had 201 respondents and Structural Equation Modeling was used for data analysis. The guessing data of the research were treated using statistical techniques of univariate and multivariate nature directed to factorial investigation and linear regression, being analyzed with the aid of statistical software Statistical Package for Social Science (SPSS) and AMOS. The results obtained highlight that the intention to share is related to the collaborative consumption of second-hand fashion and moral motivations, which are linked to economic and socio-environmental factors. In addition, the attitude of sharing is also related to the intention to share, and this intention to perceived behavioral control. The work concludes that the main factor for the collaborative consumption of second-hand fashion is economic, however, when questioned, consumers understand that there is also an environmental cause involved. In addition, the research presents theoretical and practical contributions. With regard to theoretical contributions, it appears that no similar study was found in the databases consulted that correlated, together, the constructs proposed in this investigation. In this way, the research helps and amplifies studies involving collaborative consumption and sharing. Regarding the practical implications, the research companies and/or marketing professionals will be able to use the information to increase the understanding about sustainable consumption, in addition to collaborative second-hand fashion stores investing in alternatives for this form of consumption, seeking to conquer this market share and better meet the needs and desires of these consumers.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Letícia Linhares Saraiva de Alencar.pdf1,24 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons