Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51992

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLEAL, Suely Maria Ribeiro-
dc.contributor.authorREYNALDO, Maria de Oliveira-
dc.date.accessioned2023-08-21T17:50:28Z-
dc.date.available2023-08-21T17:50:28Z-
dc.date.issued2023-05-17-
dc.identifier.citationREYNALDO, Maria de Oliveira. A regra e o padrão : o acesso dos municípios à política pública urbana federal brasileira. Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social (2005 a 2016). 2023. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Urbano) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51992-
dc.description.abstractPor que alguns municípios logram acessar a política urbana federal e não outros? A pergunta, que acompanha o exercício prático da autora, constitui o fio condutor da pesquisa. Durante a busca por respostas, leva-se em conta, como hipótese, que muito embora a Constituição de 1988 (BRASIL, 1988) assevere à União a prerrogativa de estabelecer as diretrizes do desen- volvimento urbano para o território brasileiro, os entes federados, por sua vez, não possuem, as mesmas condições de acesso às políticas públicas disponibilizadas à luz das referidas dire- trizes. Consequentemente, estas últimas não garantiriam a difusão em todo o território brasi- leiro do acesso à política pública urbana federal, ratificando padrões de desigualdades regio- nais históricas entre os entes da federação. Objetiva-se, ao longo do percurso da tese, mapear as condições de acesso municipal aos recursos federais oriundos da política pública urbana no âmbito do Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social - SNHIS de 2005 (início) a 2016 (interrupção de governo), visando identificar variáveis que levaram à sua maior efetivi- dade e revelar padrões de implementação da política pública sobre o território brasileiro. Tal objetivo será explorado por meio de: determinantes internos, vinculados a quesitos inerentes ao seu público-alvo; e modelos de difusão, levando em conta aspectos oriundos dos próprios vetores de distribuição da política pública. Eis os determinantes internos de análise, sobre uma base sincrônica de relações horizontais: ideologia política, recursos financeiros, nível de escolarização, Índice de Desenvolvimento Humano Municipal, déficit habitacional, Gerente Municipal de Convênios e Contratos. Já as categorias analíticas de modelos de difusão, em uma esfera global diacrônica de relações verticais (sob as rédeas da União), redundaram re- presentadas por: modelos de difusão regional, competição entre os municípios, modelo de di- fusão vertical (teoria dos jogos), alinhamento político com o Governo, Representante CAIXA. As desigualdades regionais encontradas apresentam um potencial de compreensão do fenô- meno de implementação da política pública urbana federal brasileira, bem como o de oferecer subsídios para a sua formulação por parte da União ou de pautar eventuais estratégias de seu acesso pelos entes federados e demais partícipes dessa relação.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolítica Públicapt_BR
dc.subjectSistema Nacional de Habitação de Interesse Socialpt_BR
dc.subjectDeterminantes Internospt_BR
dc.subjectModelos de Difusãopt_BR
dc.subjectDesigualdades Regionaispt_BR
dc.titleA regra e o padrão : o acesso dos municípios à política pública urbana federal brasileira. Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social (2005 a 2016)pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Mariana Batista da-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0578333503196915pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7423395099801925pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Desenvolvimento Urbanopt_BR
dc.description.abstractxWhy are some municipalities able to access the federal urban policy and not others? The ques- tion, which accompanies the author's practical exercise, guides the research. During the search for answers, it is taken into account, as a hypothesis, that even though the Federal Constituti- on (BRASIL, 1988) asserts to the Federal Government the prerogative of establishing the gui- delines of urban development for Brazilian territory. The federal entities, in turn, do not have the same conditions to access public policies in light of the aforementioned guidelines. Con- sequently, last one would not guarantee the diffusion throughout the Brazilian territory to ac- cess federal urban public policy, ratifying patterns of historical regional inequalities between the entities of the federation. The objective along the thesis is to map the conditions of muni- cipal access to federal resources arising from urban public policy within the scope of the Na- tional Social Interest Housing System - SNHIS from 2005 (beginning) to 2016 (government interruption), aiming to identify variables that led to its greater effectiveness and reveal pat- terns of implementation of public policy in the Brazilian territory. This objective will be ex- plored through: internal determinants, linked to questions inherent to its target audience; and diffusion models, considering aspects arising from the public policy distribution vectors themselves. Here are the internal determinants of analysis, on a synchronic basis of horizontal relationships: political ideology, financial resources, level of schooling, Municipal Human Development Index, housing deficit, Municipal Manager of Agreements and Contracts. As for the analytical categories of diffusion models, in a diachronic global sphere of vertical relati- ons (under the Union's reins), they resulted represented by: regional diffusion models, compe- tition between municipalities, vertical diffusion model (game theory), alignment political with the Government, CAIXA Representative. The regional inequalities found present a potential for understanding the phenomenon of implementation of the Brazilian federal urban public policy, as well as offering subsidies for its formulation by the Union or guiding eventual stra- tegies for its access by the federated entities and other participants in this relationship.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/5144800413272494pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Desenvolvimento Urbano

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Maria de Oliveira Reynaldo.pdf47,09 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons