Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51992
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LEAL, Suely Maria Ribeiro | - |
dc.contributor.author | REYNALDO, Maria de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-21T17:50:28Z | - |
dc.date.available | 2023-08-21T17:50:28Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-17 | - |
dc.identifier.citation | REYNALDO, Maria de Oliveira. A regra e o padrão : o acesso dos municípios à política pública urbana federal brasileira. Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social (2005 a 2016). 2023. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Urbano) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51992 | - |
dc.description.abstract | Por que alguns municípios logram acessar a política urbana federal e não outros? A pergunta, que acompanha o exercício prático da autora, constitui o fio condutor da pesquisa. Durante a busca por respostas, leva-se em conta, como hipótese, que muito embora a Constituição de 1988 (BRASIL, 1988) assevere à União a prerrogativa de estabelecer as diretrizes do desen- volvimento urbano para o território brasileiro, os entes federados, por sua vez, não possuem, as mesmas condições de acesso às políticas públicas disponibilizadas à luz das referidas dire- trizes. Consequentemente, estas últimas não garantiriam a difusão em todo o território brasi- leiro do acesso à política pública urbana federal, ratificando padrões de desigualdades regio- nais históricas entre os entes da federação. Objetiva-se, ao longo do percurso da tese, mapear as condições de acesso municipal aos recursos federais oriundos da política pública urbana no âmbito do Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social - SNHIS de 2005 (início) a 2016 (interrupção de governo), visando identificar variáveis que levaram à sua maior efetivi- dade e revelar padrões de implementação da política pública sobre o território brasileiro. Tal objetivo será explorado por meio de: determinantes internos, vinculados a quesitos inerentes ao seu público-alvo; e modelos de difusão, levando em conta aspectos oriundos dos próprios vetores de distribuição da política pública. Eis os determinantes internos de análise, sobre uma base sincrônica de relações horizontais: ideologia política, recursos financeiros, nível de escolarização, Índice de Desenvolvimento Humano Municipal, déficit habitacional, Gerente Municipal de Convênios e Contratos. Já as categorias analíticas de modelos de difusão, em uma esfera global diacrônica de relações verticais (sob as rédeas da União), redundaram re- presentadas por: modelos de difusão regional, competição entre os municípios, modelo de di- fusão vertical (teoria dos jogos), alinhamento político com o Governo, Representante CAIXA. As desigualdades regionais encontradas apresentam um potencial de compreensão do fenô- meno de implementação da política pública urbana federal brasileira, bem como o de oferecer subsídios para a sua formulação por parte da União ou de pautar eventuais estratégias de seu acesso pelos entes federados e demais partícipes dessa relação. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Política Pública | pt_BR |
dc.subject | Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social | pt_BR |
dc.subject | Determinantes Internos | pt_BR |
dc.subject | Modelos de Difusão | pt_BR |
dc.subject | Desigualdades Regionais | pt_BR |
dc.title | A regra e o padrão : o acesso dos municípios à política pública urbana federal brasileira. Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social (2005 a 2016) | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SILVA, Mariana Batista da | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0578333503196915 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7423395099801925 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Desenvolvimento Urbano | pt_BR |
dc.description.abstractx | Why are some municipalities able to access the federal urban policy and not others? The ques- tion, which accompanies the author's practical exercise, guides the research. During the search for answers, it is taken into account, as a hypothesis, that even though the Federal Constituti- on (BRASIL, 1988) asserts to the Federal Government the prerogative of establishing the gui- delines of urban development for Brazilian territory. The federal entities, in turn, do not have the same conditions to access public policies in light of the aforementioned guidelines. Con- sequently, last one would not guarantee the diffusion throughout the Brazilian territory to ac- cess federal urban public policy, ratifying patterns of historical regional inequalities between the entities of the federation. The objective along the thesis is to map the conditions of muni- cipal access to federal resources arising from urban public policy within the scope of the Na- tional Social Interest Housing System - SNHIS from 2005 (beginning) to 2016 (government interruption), aiming to identify variables that led to its greater effectiveness and reveal pat- terns of implementation of public policy in the Brazilian territory. This objective will be ex- plored through: internal determinants, linked to questions inherent to its target audience; and diffusion models, considering aspects arising from the public policy distribution vectors themselves. Here are the internal determinants of analysis, on a synchronic basis of horizontal relationships: political ideology, financial resources, level of schooling, Municipal Human Development Index, housing deficit, Municipal Manager of Agreements and Contracts. As for the analytical categories of diffusion models, in a diachronic global sphere of vertical relati- ons (under the Union's reins), they resulted represented by: regional diffusion models, compe- tition between municipalities, vertical diffusion model (game theory), alignment political with the Government, CAIXA Representative. The regional inequalities found present a potential for understanding the phenomenon of implementation of the Brazilian federal urban public policy, as well as offering subsidies for its formulation by the Union or guiding eventual stra- tegies for its access by the federated entities and other participants in this relationship. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/5144800413272494 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Desenvolvimento Urbano |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Maria de Oliveira Reynaldo.pdf | 47,09 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons