Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5195

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSICSU, Abraham Benzaquenpt_BR
dc.contributor.authorMARQUES, Emanuel Gomespt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T17:36:59Z
dc.date.available2014-06-12T17:36:59Z
dc.date.issued2008-01-31pt_BR
dc.identifier.citationGomes Marques, Emanuel; Benzaquen Sicsu, Abraham. Fatores competitivos: análise do Curso de Administração do Centro de Estudos Superiores de Maceió - CESMAC. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5195
dc.description.abstractNos últimos anos a concorrência entre as empresas tem aumentado consideravelmente, isto tem impulsionado as organizações a melhorar seus processos, produtos e serviços a fim de reduzir seus custos e aperfeiçoar suas práticas com o objetivo de conquistar o cliente. Mas, não basta querer agradar o cliente, é necessário conhecer suas solicitações, prioridades e níveis de expectativas para investir nas características e atividades que o cliente está disposto a pagar, evitando assim, o desperdício de recursos. O presente estudo abordou os fatores competitivos que definem as exigências dos clientes em relação ao negócio e teve por objetivo identificar os fatores competitivos que são os ganhadores de pedido e qualificadores do curso de Administração do CESMAC, na percepção dos graduandos da Instituição. Para tanto, foi desenvolvida a pesquisa aplicada aos alunos ingressantes, na qual se questionou os motivos que o levaram a optar pelo curso de Administração do CESMAC e acerca do grau de importância que envolve os serviços educacionais da Instituição. Outro objetivo da pesquisa foi comparar os fatores competitivos, obtidos através da percepção do cliente, com a estratégia organizacional do CESMAC, obtida através de um levantamento junto à liderança. O trabalho verificou também a imagem da organização na percepção do seu entorno. As empresas que contrataram alunos do CESMAC também foram investigadas visando conhecer a percepção relativa à atuação destes. Os critérios ganhadores de pedido do curso de Administração foram, dentre outros, reconhecimento da instituição pelo mercado, ter os melhores profissionais de ensino, que sejam atenciosos e que saibam resolver conflitos e possuir bibliotecas e laboratórios bem equipadospt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFatores Competitivospt_BR
dc.subjectServiços Educacionaispt_BR
dc.subjectEstratégiaspt_BR
dc.subjectStakeholderspt_BR
dc.titleFatores competitivos: análise do Curso de Administração do Centro de Estudos Superiores de Maceió - CESMACpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo3686_1.pdf2,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons