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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51955
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | ANDRADE, Edson Francisco de | - |
dc.contributor.author | LIMA, Adrienny Barreto Morais de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Maria Beatriz Tavares da | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-17T22:19:26Z | - |
dc.date.available | 2023-08-17T22:19:26Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-10 | - |
dc.date.submitted | 2023-07-28 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Adrienny Barreto Morais de ; SILVA, Maria Beatriz Tavares da. A atuação da Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco na consolidação de políticas de educação especial na perspectiva inclusiva. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51955 | - |
dc.description.abstract | É perceptível que para o ingresso de pessoas com deficiência (física, intelectual ou sensorial; aqueles com transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação) nas escolas regulares do Brasil, continuam existindo diversas barreiras as quais a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI) busca intervir. Diante disto, a Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco (SEE/PE) tem a perspectiva de proporcionar educação de qualidade para todos através do Plano Estadual de Educação (PEE/PE, 2015). Atrelado a isto, a Gerência de Políticas em Educação Inclusiva, Direitos Humanos e Cidadania (GEIDH) busca promover programas e projetos com o intuito de alcançar esse objetivo voltado para seu público alvo. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa é analisar os programas e projetos que têm sido realizados pelo Governo de Pernambuco a fim de garantir a efetivação dos direitos à pessoa com deficiência com foco na educação especial numa perspectiva inclusiva, por meio de análises documentais e entrevistas semiestruturadas constituindo o procedimento metodológico. Foi percebido que os programas e ações desenvolvidos pela SEE/PE não estão diretamente ligados ao que é proposto no PEE/PE, mas sim ao Programa Pacto Pela Inclusão que contempla, em partes, as demandas existentes no PEE/PE no que se refere à educação especial numa perspectiva inclusiva. Torna-se imprescindível refletir acerca da necessidade e importância de promover uma educação de fato inclusiva para garantir a formação de uma sociedade mais justa e igualitária, reconhecendo que o processo educativo precisa ser mais acolhedor, dinâmico e responsável e que as formas para alcançá-las devem ser contínuas e bem articuladas para que ultrapasse os espaços projetados para tais fins. | pt_BR |
dc.format.extent | 27p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Especial | pt_BR |
dc.subject | Secretaria de Educação | pt_BR |
dc.subject | Plano Estadual de Educação | pt_BR |
dc.title | A atuação da Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco na consolidação de políticas de educação especial na perspectiva inclusiva | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9573953129755730 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas: Ciências Humanas: Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de Políticas e Gestão da Educação | pt_BR |
dc.degree.graduation | CE-Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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