Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51877
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ARAÚJO, Marcus Costa de | - |
dc.contributor.author | LADISLAU, Emyllaine Lima | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-14T14:08:12Z | - |
dc.date.available | 2023-08-14T14:08:12Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-16 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-16 | - |
dc.identifier.citation | LADISLAU,Emyllaine Lima. Viabilidade do uso de motores elétricos nos coletivos urbanos brasileiros: ônibus elétricos e híbridos. 2023. 66 f. TCC ( Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Departamento de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51877 | - |
dc.description.abstract | Os ônibus elétricos estão se tornando uma tendência crescente nos sistemas de transportes coletivos urbanos em todo o mundo, mas a viabilidade depende de vários fatores que serão visto nesse trabalho. Este trabalho tem como objetivo, analisar a viabilidade dos motores elétricos e todas as configurações relacionadas como rentabilidade, custo, manutenção etc, na cidade metropolitana do Recife em Pernambuco. Foi feito um estudo de caso com uma abordagem qualitativa e de caráter exploratório, apropriando-se também de uma revisão integrativa de literatura para fundamentar a pesquisa, revisando os autores sobre o tema proposto. Na análise do estudo a partir de um software da Empresa de Pesquisa Energética que, com a posse dos dados foi feita uma avaliação sobre a viabilidade da tecnologia estudada. Além de alguns exemplos do avanço desssa tecnologia em outros países e algumas cidades brasileiras. Na qual os ônibus elétricos tem potencial para tornarem uma opção de transporte sustentável e eficiente. Embora tenham um preço inicial mais alto que os ônibus a diesel, os custos total de propriedade (TCO, na sigla inglês) que inclui os custos de operação, manutenção e combustível, sobrepõem o valor inicial. Já a eletricidade é mais barata e os motores elétricos mais eficientes. A infraestrutura de recarga é um desafio importante, mas muitas cidades estão investindo nela. Com o investimento contínuo em tecnologias e infraestrutura resultará em uma forte economia a longo prazo. Trabalho este bastante relevante para o crescimento do conhecimento sobre os motores em questão, não apenas para os alunos de engenharia, mas para as empresas de transportes públicos da cidade de Recife e todo o território nacional. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Outros | pt_BR |
dc.format.extent | 66p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ônibus elétrico | pt_BR |
dc.subject | Sistema de transporte público | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.title | Viabilidade do uso de motores elétricos nos coletivos urbanos brasileiros: ônibus elétricos e híbridos | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4157405186898932 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Electric buses are becoming a growing trend in urban public transport systems around the world, but viability depends on several factors that will be seen in this work. This work aims to analyze the feasibility of electric motors and all related configurations such as profitability, cost, maintenance, etc., in the metropolitan city of Recife in Pernambuco. A case study was carried out with a qualitative and exploratory approach, also appropriating an integrative literature review to support the research, reviewing the authors on the proposed theme. In the analysis of the study from a software of the Energy Research Company that, with the possession of the data, an evaluation was made on the viability of the studied technology. In addition to some examples of the advancement of this technology in other countries and some Brazilian cities. In which electric buses have the potential to become a sustainable and efficient transport option. Although they have a higher initial price than diesel buses, the total cost of ownership (TCO), which includes operating, maintenance and fuel costs, exceeds the initial value. Electricity is cheaper and electric motors are more efficient. Charging infrastructure is a major challenge, but many cities are investing in it. Continued investment in technologies and infrastructure will result in strong long-term savings. This work is very relevant for the growth of knowledge about the engines in question, not only for engineering students, but for public transport companies in the city of Recife and throughout the national territory. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Engenharias | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CTG-DMEC) - Departamento de Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CTG-Curso de Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Engenharia de Materiais |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Emyllaine Lima Ladislau.pdf | 1,57 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons