Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51865
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MENEZES, Priscylla Karoline de | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Dhúllya de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-11T14:44:32Z | - |
dc.date.available | 2023-08-11T14:44:32Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-04 | - |
dc.date.submitted | 2023-07-01 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Dhúllya de Oliveira. Geografia e educação inclusiva: um olhar para a formação de professores de Geografia, na UFPE.2023.Trabalaho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51865 | - |
dc.description.abstract | A educação inclusiva é um direito inegociável, garantido na Constituição Federal como dever do Estado e das famílias, e uma realidade cada vez mais presente no ensino básico brasileiro. Tendo esse campo como foco de estudo, o presente trabalho tem como objetivo geral compreender a importância de se falar sobre a inclusão nas aulas de Geografia, no Ensino Básico, durante a formação inicial. e os seguintes objetivos específicos: Compreender o que é a inclusão escolar e como ela acontece na educação básica a partir do respaldo legal; analisar o perfil curricular do curso de licenciatura em geografia da UFPE e verificar se existem disciplinas que abordam a inclusão em sala de aula; analisar dados sobre o crescimento da quantidade de matrículas de estudantes com Necessidades Educativas Especiais (NEE) nos últimos 4 anos; por fim, propor alternativas que contribuam para a melhoria dessa realidade e que possibilitem oportunidades de construir um perfil curricular cada vez mais inclusivo. Para a estruturação do trabalho, realizou-se um levantamento documental e bibliográfico em documentos educacionais, artigos, legislações e livros que discorrem sobre a educação inclusiva e o ensino de geografia. Além de um levantamento do perfil curricular e do projeto político pedagógico do curso de Licenciatura em Geografia da UFPE. Foram também analisados dados referentes às matrículas no ensino básico de alunos com NEE, a partir do Censo Escolar do INEP entre os anos de 2018 e 2021. Consultas de perfis curriculares de outras instituições que possuem a inclusão como temática de disciplinas na licenciatura em geografia. Ao final, foi possível constatar o potencial crescimento da área de ensino de geografia e inclusão dentro da UFPE, partindo do pressuposto de que o curso dispõe de possibilidades reais na realização de pesquisas e discussões sobre essa realidade que cresce a cada dia mais no ensino básico nacional. | pt_BR |
dc.format.extent | 38 | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
dc.title | Geografia e educação inclusiva: um olhar para a formação de professores de Geografia, na UFPE | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3083479142834141 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7399667580194286 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Inclusive education is a non-negotiable right guaranteed by the Brazilian Federal Constitution as a state and family’s duty and a reality increasingly present in brazilian’s basic education. Having this topic as the project focus, the present work has as main objective to comprehend the need of creating subjects that show the importance of talking about inclusion in geography classes in basic education during teacher’s formation at the Universidade Federal de Pernambuco (Federal University of Pernambuco). Going through the following specific objectives: Comprehending what inclusion at school is and how it is applied in basic education through legal support in the form of law; Analyzing quantitative data regarding the enrollment growth of special educational needs students over the last 4 years and offer alternatives that contribute to the improvement of this reality and to make possible to create opportunities to build an each time more inclusive curricular profile. Relating to the project organization a collection of documents and bibliographies was made in educational documents, articles, legislations and documents that discuss inclusive education and geography teaching. Furthermore, a bibliography survey of the curricular profile and the political pedagogic project from the graduation in geography of UFPE was made. Were also analyzed some data referring to the enrollment of NEE (special educational needs) students on the Censo Escolar from INEP between the years of 2018 and 2021. Besides consulting another institution’s curricular profiles that have inclusion as a topic in subjects on geography graduation. It was possible to verify the potential growth in the area of geography and inclusion inside UFPE starting from the assumption that the course has real possibilities on the making of research and discussions about this reality that grows more each day in the nation's basic teaching. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Geografia | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Geografia (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC- DHÚLLYA DE OLIVEIRA SANTOS..pdf | 715,23 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons