Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5186
Título: Identificação por radiofrequência utilizando dispositivos a ondas acústicas de superfície
Autor(es): Müller Vasconcelos, Henrique
Palavras-chave: RFID; Etiquetas passivas; Ondas acústicas de superfície; Radiofrequência, Manufatura de dispositivos
Data do documento: 31-Jan-2011
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Müller Vasconcelos, Henrique; José Pinheiro Santos, Edval. Identificação por radiofrequência utilizando dispositivos a ondas acústicas de superfície. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Resumo: Nesta dissertação é apresentado um estudo sobre o projeto dos elementos que compõem a etiqueta a ondas acústicas de superfície (OAS) para identificação por radiofrequência (RFID). Também foram desenvolvidas as etapas de processos de microfabricação necessárias e a metodologia para caracterização utilizando impedancímetro, analisador de rede e analisador de espectro. Identificação por radiofrequência é uma tecnologia baseada na leitura de dispositivos, normalmente cliamados de etiquetas, utilizando ondas de radiofrequência. O sistema RPID é constituído basicamente por um conjunto de etiquetas e por uma ou mais unidades de leitura. Cada etiqueta é responsável por carregar um código único de identificação. Por utilizar ondas de rádio, o mecanismo de leitura dispensa a necessidade de um contato visual livre de obstáculos entre o leitor e a etiqueta como ocorre no caso óptico. Essencialmente, a etiqueta RFID OAS funciona como uma linha de retardo, refletindo parcialmente o sinal enviado pelo interrogador. A identidade retorna na forma de um padrão de ecos seguindo um método de codificação baseado na disposição de estruturas metálicas refletoras de ondas acústicas sobre a superfície de um substrato piezoelétrico. Por fim, uma discussão sobre a integração das etiquetas e interrogadores em redes de sensores, seja Internet (TCP/IP) ou rede de celular (GSM) via protocolo General Packet Radzo Service (GPRS)
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5186
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia Elétrica

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo3177_1.pdf4,19 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.