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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51827

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPRESSER, Nadi Helena-
dc.contributor.authorMELO, Nathalia Ferreira de-
dc.date.accessioned2023-08-09T17:59:49Z-
dc.date.available2023-08-09T17:59:49Z-
dc.date.issued2023-07-17-
dc.identifier.citationMELO, Nathalia Ferreira de. Nomeação de docentes na UFRPE: um estudo da reposição da vaga. 2023. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51827-
dc.description.abstractEsta dissertação tem como objeto de estudo os principais elementos que interferem na execução do processo de reposição da vaga do cargo efetivo de professor do magistério superior na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), desde o surgimento da vaga até a nomeação do novo ocupante. Foram analisados os processos de nomeação de docente tramitados no período de oito anos, entre 2015 e 2022. Esse estudo foi desenvolvido com o objetivo geral de analisar os principais elementos que interferem no processo e suas implicações na gestão da universidade. Detalhadamente, foi analisado o motivo que deu origem ao código de vaga, identificado o tempo médio de duração do processo de reposição de vaga, examinado os impactos dos elementos que interferem no processo e apontada soluções para agilizar o trâmite do processo no âmbito desta universidade. Quanto à abordagem é uma pesquisa qualiquantitativa, e quanto aos objetivos, é uma pesquisa descritiva, onde o estudo caracterizou o fenômeno da reposição de docentes na UFRPE. A coleta dos dados foi realizada por meio de três procedimentos: análise documental realizada nas portarias de nomeação emitidas durante o período; mapeamento do processo de reposição do professor do magistério superior da UFRPE; e entrevista semiestruturada com os servidores que atuam nos setores responsáveis pelas nomeações e concurso público na universidade. Como resultado, a pesquisa identificou como principais elementos que interferem no processo a autonomia do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas (DDP) na gestão dos códigos de vaga e dos concursos públicos de docentes, o tempo de execução de concurso público para docente e os processos judiciais, implicando na gestão da universidade nos seguintes aspectos: demora no preenchimento das vagas, impactando na quantidade de docentes para atender as demandas nas áreas de ensino, pesquisa e extensão da universidade.O principal motivo que deu origem ao código de vaga foi a criação de novas vagas pelo Ministério de Educação e Cultura (35,2% do total das vagas), seguido pelas aposentadorias (33,7%). Esses dois motivos somados alcançam aproximadamente 70% de todos os professores nomeados entre os anos de 2015 e 2022. Considerando os 344 códigos de vaga abertos no período de 2015 a 2022, o tempo médio para reposição da vaga de professor do magistério superior foi de 590 dias, ou seja, levou em média um ano, sete meses e 15 dias para o preenchimento da vaga. As soluções para agilizar o trâmite do processo no âmbito desta universidade sugeridas são: alterar a resolução dos concursos públicos na UFRPE para simplificar o processo, intensificar o acompanhamento dos códigos de vagas, publicar dois editais de concurso público de docente por ano, e orientar os departamentos e unidades acadêmicas sobre a execução das etapas do concurso público, a fim de evitar processos judiciais.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDocente – Política - trabalhopt_BR
dc.subjectNomeaçãopt_BR
dc.subjectProfessor universitáriopt_BR
dc.titleNomeação de docentes na UFRPE : um estudo da reposição da vagapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6694660614238838pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7300520149420928pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do Nordestept_BR
dc.description.abstractxThis dissertation has as its object of study the main elements that interfere in the execution of the vacancy replacement process for the effective position of professor of higher education at the Federal Rural University of Pernambuco (UFRPE), from the appearance of the vacancy to the appointment of the new occupant. The faculty appointment processes carried out over a period of eight years, between 2015 and 2022, were analyzed. This study was developed with the general objective of analyzing the main elements that interfere in the process and its implications for university management. The motive that gave rise to the vacancy code was analyzed in detail, the average duration of the vacancy replacement process was identified, the impacts of the elements that interfere in the process were examined and solutions were pointed out to speed up the process within this university. As for the approach, it is a qualitative and quantitative research, and as for the objectives, it is descriptive research, where the study characterized the phenomenon of replacement of professors at UFRPE. Data collection was carried out through three procedures: document analysis carried out in the nomination ordinances issued during the period; mapping of the UFRPE professor replacement process; and a semi-structured interview with employees who work in the sectors responsible for appointments and public tenders at the university. As a result, the research identified as the main elements that interfere in the process the autonomy of the Department of People Development (DDP) in the management of vacancy codes and public tenders for teachers, the execution time of public tenders for teachers and legal proceedings. , implying in the management of the university in the following aspects: delay in filling vacancies, impacting the number of professors to meet the demands in the areas of teaching, research and university extension. The main reason that gave rise to the vacancy code was the creation of new vacancies by the Ministry of Education and Culture (35.2% of total vacancies), followed by retirements (33.7%). These two reasons together reach approximately 70% of all professors appointed between the years 2015 and 2022. Considering the 344 vacancy codes opened in the period from 2015 to 2022, the average time for replacement of the higher teaching professor vacancy was 590 days, that is, it took an average of one year, seven months and 15 days to fill the vacancy. The suggested solutions to speed up the processing of the process within this university are: changing the resolution of public tenders at UFRPE to simplify the process, intensify the monitoring of vacancy codes, publish two notices of public tenders for professors per year, and guide departments and academic units on the execution of the stages of the public tender, in order to avoid legal proceedings.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

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