Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51803

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBELIAN, Rosalie Barreto-
dc.contributor.authorALVES, Carla Andréa Costa-
dc.date.accessioned2023-08-08T11:11:10Z-
dc.date.available2023-08-08T11:11:10Z-
dc.date.issued2023-02-24-
dc.identifier.citationALVES, Carla Andréa Costa. Comunicação de más notícias em unidade de terapia intensiva neonatal: percepções antes e após vídeo participativo baseado na antropologia visual e no protocolo spikes. 2023. Tese (Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51803-
dc.description.abstractA comunicação de más notícias faz parte da prática diária dos profissionais de saúde e precisa ser realizada com respeito, responsabilidade e sensibilidade. As dificuldades na formação, na ambiência e no processo de trabalho, as diferenças na individualidade, na capacidade em demonstrar emoções, na disponibilidade para a relação interpessoal e a carência de suporte emocional são fatores que interferem na comunicação. Por isso, é importante avaliar as percepções dos envolvidos nesse processo e utilizar metodologia de ensino-aprendizado com vídeo participativo para estimular a reflexão e a sensibilização dos profissionais de saúde para melhorar a comunicação de más notícias. Objetivo: Avaliar a percepção dos participantes da pesquisa sobre a comunicação de más notícias em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), antes e após a visualização de um vídeo participativo baseado na Antropologia visual e no Protocolo SPIKES. Metodologia: Pesquisa qualitativa, descritiva exploratória composta por três etapas. A primeira etapa do estudo foi realizada com um grupo focal de doze residentes de Pediatria e outro de seis mães de neonatos internos na UTIN. Na segunda etapa, as falas e imagens gravadas durante os grupos focais foram usadas para a produção do vídeo, baseado nas diretrizes do protocolo SPIKES, aplicadas sob a visão teórico-metodológica da Antropologia Visual. Na terceira etapa, houve a visualização e avaliação da percepção dos residentes de Pediatria sobre o vídeo, em que foi empregada a abordagem analítica de conteúdo de Bardin. Resultados: Os resultados encontrados na primeira etapa foram: ambiente inadequado para comunicação de más notícias, mães pouco percebidas por parte dos médicos, convite inadequado para as conversas, compartilhamento inadequado de informações, pouca empatia nas relações médico-familiares e poucas conversas com as mães para esclarecer dúvidas e traçar estratégias. Como resultado da terceira etapa, na percepção dos residentes, o vídeo contribuiu para a melhora no conhecimento teórico, o aumento do grau de responsabilidade, o estímulo à autocrítica e à empatia, o incentivo à sensibilização e reflexão sobre a realidade e a valorização da comunicação da verdade sem excluir a esperança das famílias. Discussão: Há deficiências no processo de comunicar más notícias na UTIN, devendo haver mais incentivo às capacitações profissionais em humanização e acolhimento dos familiares por meio de vídeo participativo que permita sensibilização e reflexão para comunicar más notícias em UTIN. Conclusões: O processo de comunicação interpessoal na UTIN é complexo; os profissionais de saúde e familiares dos neonatos precisam de mais atenção e cuidado; e o aprendizado em saúde perpassa o aspecto educacional e inclui o aspecto emocional e o vídeo participativo estimula a reflexão nos participantes e pode ser usado como metodologia inovadora de sensibilização no ensino-aprendizado na comunicação de más notícias em saúde.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectComunicação em saúdept_BR
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.subjectUnidade de terapia intensiva neonatalpt_BR
dc.subjectVídeo educativopt_BR
dc.titleComunicação de más notícias em unidade de terapia intensiva neonatal : percepções antes e após vídeo participativo baseado na antropologia visual e no protocolo spikespt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSARINHO, Silvia Wanick-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4670063363639363pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0171195237052575pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Saude da Crianca e do Adolescentept_BR
dc.description.abstractxIntroduction: Breaking bad news is part of the daily practice of health professionals and needs to be done with respect, responsibility and sensitivity. Difficulties in training, in the environment and in the work process, differences in individuality, in the ability to show emotions, in availability for interpersonal relationships and the lack of emotional support are factors that interfere with communication. Therefore, it is important to assess the perceptions of those involved in this process and use a teaching-learning methodology with participatory video to encourage reflection and awareness among health professionals to improve the communication of bad news. Objective: To evaluate the perception of research participants about communicating bad news in a Neonatal Intensive Care Unit (NICU), before and after viewing a participatory video based on Visual Anthropology and the SPIKES Protocol. Methodology: Qualitative, descriptive exploratory research consisting of three stages. The first stage of the study was carried out with a focus group of twelve Pediatrics residents and another of six mothers of newborns admitted to the NICU. In the second stage, the speeches and images recorded during the focus groups were used for the production of the video, based on the guidelines of the SPIKES protocol, applied under the theoretical-methodological vision of Visual Anthropology. In the third stage, there was the visualization and evaluation of the perception of Pediatrics residents about the video, in which Bardin's content analytical approach was used. Results: The results found in the first stage were: inadequate environment for communicating bad news, mothers were poorly perceived by physicians, inadequate invitations to conversations, inadequate information sharing, little empathy in doctor-family relationships and few conversations with mothers to clarify doubts and draw up strategies. As a result of the third stage, in the residents' perception, the video contributed to improving theoretical knowledge, increasing the degree of responsibility, stimulating self-criticism and empathy, encouraging awareness and reflection on reality and valuing communication of the truth without excluding the hope of families. Discussion: There are deficiencies in the process of communicating bad news in the NICU, and there should be more incentive for professional training in humanization and welcoming of family members through participatory video that allows awareness and reflection to communicate bad news in the NICU. Conclusions: The interpersonal communication process in the NICU is complex, health professionals and newborns' families need more attention and care, health learning permeates the educational aspect and includes the emotional aspect, and the participatory video stimulates reflection in the participants and can be used as an innovative methodology for raising awareness in teaching-learning in communicating bad news in health.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/1936646893578696pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Saúde da Criança e do Adolescente

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Carla Andréa Costa Alves.pdf2,65 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons