Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51788
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | HELEGDA, Lara Colognese | - |
dc.contributor.author | NASCIMENTO, Gilvânia Ferreira do | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-07T12:56:19Z | - |
dc.date.available | 2023-08-07T12:56:19Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-11 | - |
dc.date.submitted | 2023-08-07 | - |
dc.identifier.citation | . | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51788 | - |
dc.description.abstract | A dança é um elemento da cultura corporal de movimento tão antiga como a própria história da humanidade. Dessa forma, entende-se que a dança assume diferentes papéis culturais pois, intrinsecamente, traz características pertencentes à diversidade dos povos de cada região. Assim sendo, o Nordeste é uma região brasileira conhecida pela sua diversidade cultural, dentre a pluralidade cultural presente na região, contemplando-se, o forró, como tema do estudo proposto. Mediar o ensino de alunos do ensino médio por meio da prática da dança regional forró, sua cultura e historicidade nas aulas de educação física. Trata-se de uma revisão bibliográfica de caráter narrativo da literatura enquadrando-se na pesquisa qualitativa, com o recurso de diferentes tipos de pesquisa. Os aspectos abordados em relação a dança, especificamente o forró, foi identificada que essa prática corporal se abordada de maneira didática, intensificando sua totalidade e não apenas questões práticas, torna-se possível que alguns paradigmas referentes as relações interpessoais sejam modificadas, possibilitando-se, que a visão muitas vezes hiper sexualizada atribuída a dança seja desmistificada, expondo dessa forma que a dança é só mais uma forma de expressão humana. Concluiu-se que trabalhar o forró no âmbito escolar, possibilita uma aprendizagem significativa para o educando, uma vez que essa prática corporal faz parte da cultura regional nordestina, devendo ser tratada como um fenômeno histórico a ser conhecido, vivenciado e valorizado por seu povo. | pt_BR |
dc.format.extent | 28 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Forró (música) | pt_BR |
dc.subject | Educação física escolar | pt_BR |
dc.title | A dança regional como conteúdo da educação física escolar no ensino médio: sua cultura e historicidade | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3249757137030995 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Dance is an element of body movement culture as old as the history of humanity. Thus, it is understood that dance takes on different cultural roles because, intrinsically, it brings characteristics belonging to the diversity of peoples in each region. Thus, the Northeast is a Brazilian region known for its cultural diversity, among the cultural plurality present in the region, contemplating forró as the theme of the proposed study. Mediate the teaching of high school students through the practice of regional forró dance, its culture and historicity in physical education classes. This is a bibliographic review of a narrative character of the literature, fitting into qualitative research, using different types of research. The aspects addressed in relation to dance, specifically forró, it was identified that this body practice if approached in a didactic way, intensifying its totality and not just practical issues, it becomes possible that some paradigms related to interpersonal relationships are modified, making it possible for the often hyper sexualized view attributed to dance to be demystified, thus exposing that dance is just another form of human expression. It was concluded that working forró in the school environment enables significant learning for the student, since this bodily practice is part of the northeastern regional culture, and should be treated as a historical phenomenon to be known, experienced and valued for its people. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Nascimento, Gilvânia Ferreira do.pdf | 803,1 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons