Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51775
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MINEIRO, Imara Bemfica | - |
dc.contributor.author | NAVA, Tânia Mara Rupp Bourbon | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-04T14:26:42Z | - |
dc.date.available | 2023-08-04T14:26:42Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-27 | - |
dc.date.submitted | 2023-07-08 | - |
dc.identifier.citation | NAVA, Tânia Mara Rupp Bourbon. A poética do vínculo e a pedagogia do sonho em "Patas arriba : la escuela del mundo al revés" de Eduardo Galeano. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras/Português) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51775 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho se propõe a realizar uma análise de Patas arriba: la escuela del mundo al revés, texto muito pouco mencionado e especulado no âmbito da pesquisa acadêmica, à luz das das perspectivas decoloniais latinoamericanas (DUSSEL, 2016; QUIJANO, 1995; 2005; MIGNOLO, 2010; WALSH, 2009; MOTA NETO, 2016) e do arcabouço teórico das chamadas epistemologias do Sul (SANTOS, 2022; CHAVES, 2021). Ao analisar o corpus, propomos uma chave de leitura da obra que identifica uma linguagem que resgata e reafirma elos sobrepujados pela dissensora episteme eurocentrada — a qual nomeamos aqui de poética do vínculo — e apresenta uma proposta pedagógica que convida à arte mais decolonial e insubmissa de todas: a arte de sonhar com o alternativo. | pt_BR |
dc.format.extent | 21p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Eduardo Galeano | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia do sonho | pt_BR |
dc.subject | Literatura do encontro | pt_BR |
dc.title | A poética do vínculo e a pedagogia do sonho em "Patas Arriba : la escuela del mundo al revés", de Eduardo Galeano. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3525941049960458 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1153184169680056 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This article refers to an analysis of Patas arriba: la escuela del mundo al revés, a text which is rarely mentioned and speculated in the context of academic research, using as basis the Latin American decolonial perspectives (DUSSEL, 2016; QUIJANO, 1995; 2005; MIGNOLO, 2010; WALSH, 2009; MOTA NETO, 2016) and the theoretical framework of the epistemologies of the South (SANTOS, 2022; CHAVES, 2021). While analyzing the corpus, we seek to propose an interpretation that identifies a language which rescues and reaffirms links and encounters overcomed by the eurocentric dissenting episteme and presents a pedagogical proposal which invites us for the most decolonial and unsubmissive art of all: the art of dreaming with an alternative world. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0006-3400-2735 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Tânia Mara Rupp Bourbon Nava.docx.pdf | 258,46 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons