Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51775

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMINEIRO, Imara Bemfica-
dc.contributor.authorNAVA, Tânia Mara Rupp Bourbon-
dc.date.accessioned2023-08-04T14:26:42Z-
dc.date.available2023-08-04T14:26:42Z-
dc.date.issued2023-11-27-
dc.date.submitted2023-07-08-
dc.identifier.citationNAVA, Tânia Mara Rupp Bourbon. A poética do vínculo e a pedagogia do sonho em "Patas arriba : la escuela del mundo al revés" de Eduardo Galeano. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras/Português) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51775-
dc.description.abstractEste trabalho se propõe a realizar uma análise de Patas arriba: la escuela del mundo al revés, texto muito pouco mencionado e especulado no âmbito da pesquisa acadêmica, à luz das das perspectivas decoloniais latinoamericanas (DUSSEL, 2016; QUIJANO, 1995; 2005; MIGNOLO, 2010; WALSH, 2009; MOTA NETO, 2016) e do arcabouço teórico das chamadas epistemologias do Sul (SANTOS, 2022; CHAVES, 2021). Ao analisar o corpus, propomos uma chave de leitura da obra que identifica uma linguagem que resgata e reafirma elos sobrepujados pela dissensora episteme eurocentrada — a qual nomeamos aqui de poética do vínculo — e apresenta uma proposta pedagógica que convida à arte mais decolonial e insubmissa de todas: a arte de sonhar com o alternativo.pt_BR
dc.format.extent21p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEduardo Galeanopt_BR
dc.subjectPedagogia do sonhopt_BR
dc.subjectLiteratura do encontropt_BR
dc.titleA poética do vínculo e a pedagogia do sonho em "Patas Arriba : la escuela del mundo al revés", de Eduardo Galeano.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3525941049960458pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1153184169680056pt_BR
dc.description.abstractxThis article refers to an analysis of Patas arriba: la escuela del mundo al revés, a text which is rarely mentioned and speculated in the context of academic research, using as basis the Latin American decolonial perspectives (DUSSEL, 2016; QUIJANO, 1995; 2005; MIGNOLO, 2010; WALSH, 2009; MOTA NETO, 2016) and the theoretical framework of the epistemologies of the South (SANTOS, 2022; CHAVES, 2021). While analyzing the corpus, we seek to propose an interpretation that identifies a language which rescues and reaffirms links and encounters overcomed by the eurocentric dissenting episteme and presents a pedagogical proposal which invites us for the most decolonial and unsubmissive art of all: the art of dreaming with an alternative world.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0006-3400-2735pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Tânia Mara Rupp Bourbon Nava.docx.pdf258,46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons