Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51737
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LAURENTNO, Auta Luciana | - |
dc.contributor.author | SCANONI, Larissa Carla da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-02T19:27:47Z | - |
dc.date.available | 2023-08-02T19:27:47Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-30 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-09 | - |
dc.identifier.citation | SCANONI, Larissa Carla da Silva. A cultura maker na fabricação de materiais didáticos para o ensino da geometria gráfica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Expressão Gráfica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51737 | - |
dc.description.abstract | A Geometria Gráfica colabora para a construção e representação de projetos nas áreas das engenharias, arquitetura e design. Ter acesso a Geometria Gráfica contribui com o desenvolvimento cognitivo e estimula as habilidades visuais de um indivíduo. Partindo desse entendimento, propomos uma oficina com base nos conceitos da cultura maker, utilizando de equipamentos físicos e digitais, oferecidos pelo Laboratório do Grupo de Experimentação em Artefatos 3D (GREA3D) e de uma aprendizagem por estímulo, proposição de desafios e resolução de problemas, também trabalhando a autonomia do aluno. A oficina foi desenvolvida para o Ensino Fundamental II e Médio, foi reformulada e aplicada para a turma de 1° período do curso de Design, da Universidade Federal de Pernambuco. As metodologias desenvolvidas nesta pesquisa foram separadas por três etapas, sendo a primeira a partir de uma revisão bibliográfica, na segunda etapa foi utilizado o método de pesquisa-ação, que proporcionou o planejamento e a aplicação de uma oficina maker, na terceira etapa ao final do trabalho de pesquisa, conseguimos analisar a partir dos resultados da execução da aula prática de vistas ortogonais, mostrando a importância de implementar atividades em sala de aula que motivem e estimulem o aprendizado e recursos que permitiram explorar, movimentar e visualizar os objetos sob vários ângulos. | pt_BR |
dc.format.extent | 54p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Cultura Maker | pt_BR |
dc.subject | Geometria Gráfica | pt_BR |
dc.subject | Vistas Ortográficas | pt_BR |
dc.subject | Oficina | pt_BR |
dc.subject | Expressão Gráfica | pt_BR |
dc.title | A cultura maker na fabricação de material didático para o ensino da geometria gráfica | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9165796674987813 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3805752873099282 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Graphic Geometry collaborates for the construction and representation of projects in the areas of engineering, architecture and design. Having access to Graphic Geometry contributes to cognitive development and stimulates an individual's visual skills. Based on this understanding, we propose a workshop based on the concepts of the maker culture, using physical and digital equipment, offered by the Laboratory of the Grupo de Experimentação em Artefatos 3D (GREA3D) and learning through stimulation, proposing challenges and solving problems, also working on student autonomy. The workshop was developed for Elementary and Secondary Education, it was reformulated and applied to the 1st period class of the Design course at the Federal University of Pernambuco. The methodologies developed in this research were separated by three stages, the first being from a bibliographical review, in the second stage the action research method was used, which provided the planning and application of a maker workshop, in the third stage at the end from the research work, we were able to analyze from the results of the practical class of orthogonal views, showing the importance of implementing activities in the classroom that motivate and stimulate learning and resources that allowed exploring, moving and viewing objects from various angles . | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DEG) - Departamento de Expressão Gráfica | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Expressão Gráfica – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Expressão Gráfica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Larissa Carla da Silva Scanoni.pdf | 11,57 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons