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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51730

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dc.contributor.advisorMARTINS, Laura Bezerra-
dc.contributor.authorFERNANDES, Fernando Emanoel de Oliveira-
dc.date.accessioned2023-08-01T23:50:48Z-
dc.date.available2023-08-01T23:50:48Z-
dc.date.issued2023-05-29-
dc.identifier.citationFERNANDES, Fernando Emanoel de Oliveira. A acessibilidade de party games de cartas com ênfase em aspectos cognitivos do TEA. 2023. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51730-
dc.description.abstractA presente investigação discute o tema da acessibilidade, um aspecto que visa promover o acesso e a condição de alcance, percepção e entendimento para a utilização, em igualdade de oportunidades, com segurança e permitindo que um indivíduo participe da vida em sociedade com autonomia e independência. Mais especificamente, aborda as recomendações de acessibilidade cognitiva, provenientes das Game Accessibility Guidelines, propostas de acessibilidade destinadas a jogos, com ênfase no Transtorno do Espectro Autista (TEA), presentes em party games de cartas, que possuem regras simples, curta duração e possibilitam ampla interação social. Ao falar em acessibilidade em jogos, ainda é recorrente associarmos os recursos e as técnicas implementadas referentes, principalmente, a outras deficiências e, Apesar de existir uma crescente conscientização dos profissionais quanto à acessibilidade voltada para a construção de artefatos lúdicos, o estado da arte em pesquisas e recursos de jogos relacionado à acessibilidade para pessoas dentro do TEA ainda se encontra em estágios bastante iniciais. Tal premissa abre caminhos para se estabelecer o objetivo geral de propor um conjunto sistematizado de contribuições para componentes de party games de cartas a partir das recomendações de acessibilidade cognitiva das Game Accessibility Guidelines, estimulando o interesse de jogadores dentro do transtorno do espectro autista (TEA). Após o levantamento bibliográfico, com o intuito de fundar o embasamento teórico, por meio do Método de Procedimento Comparativo foi possível confrontar, através de triangulações, as Game Accessibility Guidelines cognitivas e os quatro eixos da Tétrade Elementar dos Jogos de Schell, uma classificação que permite subdividir os jogos em mecânica, narrativa, estética e tecnologia, nos diferentes party games de cartas, originando resultados que demonstrassem o grau de acessibilidade em cada artefato. Por fim, foram propostas sugestões de recursos acessíveis para os artefatos lúdicos, suscitando reflexões acerca da tomada de decisões de design inclusivas, culminando no desenvolvimento de party games de cartas mais acessíveis, voltados para jogadores com deficiências intelectuais, neurais ou de aprendizagem, em especial o TEA.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectParty games de cartaspt_BR
dc.subjectGame accessibility guidelinespt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista (TEA)pt_BR
dc.titleA acessibilidade de party games de cartas com ênfase em aspectos cognitivos do TEApt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coLIMA, Rafaella Asfora Siqueira Campos-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3876526165765210pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0215243970688414pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxThe present investigation discusses the theme of accessibility, an aspect that aims to promote access and the condition of reach, perception and understanding for the use, on equal opportunities, safely and allowing an individual to participate in life in society with autonomy and independence. More specifically, it addresses the cognitive accessibility recommendations from the Game Accessibility Guidelines, accessibility proposals aimed at games, with emphasis on Autistic Spectrum Disorder (ASD), present in card party games, which have simple rules, short duration, and allow extensive social interaction. When talking about accessibility in games, it is still recurrent to associate the resources and implemented techniques referring, mainly, to other deficiencies and, despite there being a growing awareness of professionals regarding accessibility aimed at the construction of ludic artifacts, the state of the art in research and game resources related to accessibility for people within TEA is still in very early stages. This premise opens the way to establishing the general objective of proposing a systematic set of contributions to card party game components based on the cognitive accessibility recommendations of the Game Accessibility Guidelines, stimulating the interest of players within the autism spectrum disorder (ASD). After the bibliographical survey, in order to found the theoretical basis, through the Method of Comparative Procedure it was possible to confront, through triangulations, the cognitive Game Accessibility Guidelines and the four axes of the Elementary Tetrad of Schell's Games, a classification that allows subdivide the games into mechanics, narrative, aesthetics and technology, in the different card party games, resulting in results that demonstrate the degree of accessibility in each artifact. Finally, suggestions for accessible resources for playful artifacts were proposed, prompting reflections on making inclusive design decisions, culminating in the development of more accessible card party games, aimed at players with intellectual, neural or learning disabilities, in particular the TEA.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/9790116928577230pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Design

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