Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51729

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMENDONÇA, José Ricardo Costa de-
dc.contributor.authorSANTOS JÚNIOR, Luiz Sebastião dos-
dc.date.accessioned2023-08-01T23:37:11Z-
dc.date.available2023-08-01T23:37:11Z-
dc.date.issued2022-08-30-
dc.identifier.citationSANTOS JÚNIOR, Luiz Sebastião dos. Mentoria acadêmica e autoeficácia acadêmica na relação orientador/orientando em cursos de mestrado e de doutorado em programas de pós-graduação na área de Administração. 2022. Tese (Doutorado em Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51729-
dc.description.abstractEste estudo foi conduzido para fins de suporte a uma tese de doutorado que versa sobre a relação entre orientadores e orientandos em cursos de mestrado e doutorado em programas de pós-graduação na área de Administração a partir da perspectiva dos construtos de mentoria acadêmica e autoeficácia acadêmica. A pesquisa, de natureza quantitativa, foi realizada por meio de formulário online, obtendo ao todo 405 respostas válidas, no modelo survey, a partir das escalas AEFS (autoeficácia no ensino superior) de Vieira, Polidoro e Guerreiro-Casanova (2017) para o construto de autoeficácia acadêmica e a MBS (mentor behavior scale) de Broder et al (2015) para o construto de mentoria acadêmica. Ambas as escalas demonstraram ter alta consistência interna e os resultados corroboraram em grande parte os estudos realizados nas áreas de mentoria acadêmica e autoeficácia acadêmica. As hipóteses do estudo foram também em grande parte confirmadas, demonstrando a importância da adoção de comportamentos de mentoria durantes as relações de orientação para a população objeto do estudo.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMentoriapt_BR
dc.subjectEficácia no ensinopt_BR
dc.subjectPós-graduação em Administraçãopt_BR
dc.titleMentoria acadêmica e autoeficácia acadêmica na relação orientador/orientando em cursos de mestrado e de doutorado em programas de pós-graduação na área de Administraçãopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6229547391911379pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5603289094229665pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracaopt_BR
dc.description.abstractxThis study was carried out to support a doctoral thesis that deals with the relationship between supervisors and supervisees in master's and doctoral courses in postgraduate programs in the area of Administration from the perspective of academic mentoring and academic self-efficacy constructs.. The research, of a quantitative nature, was carried out through an online form, obtaining a total of 405 valid responses, in the survey model, from the AEFS (self-efficacy in higher education) scales by Vieira, Polidoro and Guerreiro-Casanova (2017) for the academic self-efficacy construct and the MBS (mentor behavior scale) by Broder et al (2015) for the academic mentoring construct. Both scales demonstrated high internal consistency and the results largely corroborated the studies carried out in the areas of academic mentoring and academic self-efficacy. The study hypotheses were also largely confirmed, demonstrating the importance of adopting mentoring behaviors during mentoring relationships for the study population.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Luiz Sebastião dos Santos Júnior.pdf3,9 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons