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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51728

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCORREIA, Walter Franklin Marques-
dc.contributor.authorSILVA, Huilton Carlos Chaves Medeiros da-
dc.date.accessioned2023-08-01T22:58:19Z-
dc.date.available2023-08-01T22:58:19Z-
dc.date.issued2023-04-28-
dc.identifier.citationSILVA, Huilton Carlos Chaves Medeiros da. Investigações de estratégias de playtest em jogos indie com caráter regional. 2023. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51728-
dc.description.abstractO mercado de jogos eletrônicos alcançou o patamar de maior relevância do entretenimento, com uma receita superior à indústria do cinema e música juntos, segundo a IFPI, Newzoo e Billboard. Já os jogos independentes (indie), que são desenvolvidos por um pequeno grupo, representam quase metade do faturamento de uma das maiores plataformas de venda de jogos eletrônicos, a Steam (relata a VG Insights). Entretanto, os riscos durante o desenvolvimento encontrados em jogos de grande investimento (os AAA) são os mesmos para estúdios independentes, cuja estrutura, equipe e orçamento são reduzidos. Além disso, foi identificado entre desenvolvedores da zona metropolitana do Recife, uma relativa omissão de como eles testam seus jogos, apesar de alegarem a importância de tal processo. Para diminuir esses riscos, essa pesquisa investiga o playtest, um processo que tem a finalidade de submeter indivíduos a jogar um determinado jogo, a fim de identificar suas experiências para elencar os problemas encontrados e propor possíveis soluções no desenvolvimento do respectivo jogo. Ademais, a pesquisa visa relatar quais estratégias de playtest podem se configurar na realidade de uma desenvolvedora independente, revisando as mais recentes concepções de especialistas sobre o processo, verificando os métodos existentes e construindo um modelo de playtest. O resultado culminou em fornecer informações para tomada de decisão durante o desenvolvimento de um artefato através do Design, possibilitando a replicação desse experimento nas devidas circunstâncias.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPlaytestpt_BR
dc.subjectPlaytestingpt_BR
dc.subjectIndie gamespt_BR
dc.subjectJogos independentespt_BR
dc.titleInvestigações de estratégias de playtest em jogos indie com caráter regionalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCAMPOS, Fábio Ferreira da Costa-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7590749617990874pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3252289006108114pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxThe electronic games market reached the highest level of entertainment relevance, with a higher revenue than the movie and music industry combined, according to IFPI, Newzoo and Billboard. Already independent games (indie), which are developed by a small group, represent almost half of the revenue of one of the largest platforms for the sale of electronic games, Steam (reports VG Insights). However, the risks during development found in high investment games (the AAA) are the same for independent studios, whose structure, team and budget are reduced. In addition, it was identified among developers in the metropolitan area of Recife, a relative omission of how they test their games, despite claiming the importance of such a process. To reduce these risks, this research investigates the playtest, a process that has the purpose of submitting individuals to play a certain game, in order to identify their experiences to list the problems encountered and propose possible solutions in the development of the respective game. In addition, the research aims to report which playtest strategies can be configured in the reality of an independent developer, reviewing the most recent specialist conceptions about the process, verifying the existing methods and building a playtest model. The result culminated in providing information for decision making during the development of an artifact through Design, enabling the replication of this experiment under the right circumstances.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/1309638998165255pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Design

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