Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51723
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CAVALCANTE, Tícia Cassiany Ferro | - |
dc.contributor.author | ANDRADE, Taynar Nascimento de | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-01T16:08:29Z | - |
dc.date.available | 2023-08-01T16:08:29Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-03 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-15 | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Taynar Nascimento de. A escola como um espaço socioafetivo para pessoas jovens e adultos com deficiência. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51723 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo compreender o papel da escola como um ambiente socioafetivo para alunos jovens e adultos com deficiência. Pensando nesses alunos tão específicos, faz-se necessário discutir sobre suas realidades e como entendem e experienciam a escola. Para alcançar tal objetivo, foram realizadas observações das rotinas que os alunos vivenciavam em uma escola particular, além de questionários aplicados aos pais/responsáveis desses alunos com o objetivo de identificar como os vínculos socioafetivos influenciam em sua experiência escolar. Os resultados indicaram que para estes alunos a escola assume um papel de lugar, não apenas físico, mas de significados, experiências e existência. | pt_BR |
dc.format.extent | 25p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Jovens e Adultos com Deficiência | pt_BR |
dc.subject | Espaço Socioafetivo | pt_BR |
dc.title | A escola como um espaço socioafetivo para pessoas jovens e adultas com deficiência. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2241859021652519 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8184241806018173 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research aims to understand the role of the school as a socio-affective environment for young and adult students with disabilities. Thinking about these very specific students, it is necessary to discuss their realities and how they understand and experience school. To achieve this objective, observations were made of the routines that students experienced in a private school, in addition to questionnaires applied to parents/guardians of these students in order to identify how socio-affective bonds influence their school experience. The results indicated that for these students the school assumes a role of place, not only physical, but of meanings, experiences and existence. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CE-DPSIE) - Departamento de Psicologia e Inclusão Educacionais | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CE-Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/0377713500986284 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0001-2963-0001 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC _ Taynar N. de Andrade.docx.pdf | 232,97 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons