Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51723

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCAVALCANTE, Tícia Cassiany Ferro-
dc.contributor.authorANDRADE, Taynar Nascimento de-
dc.date.accessioned2023-08-01T16:08:29Z-
dc.date.available2023-08-01T16:08:29Z-
dc.date.issued2023-05-03-
dc.date.submitted2023-05-15-
dc.identifier.citationANDRADE, Taynar Nascimento de. A escola como um espaço socioafetivo para pessoas jovens e adultos com deficiência. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51723-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo compreender o papel da escola como um ambiente socioafetivo para alunos jovens e adultos com deficiência. Pensando nesses alunos tão específicos, faz-se necessário discutir sobre suas realidades e como entendem e experienciam a escola. Para alcançar tal objetivo, foram realizadas observações das rotinas que os alunos vivenciavam em uma escola particular, além de questionários aplicados aos pais/responsáveis desses alunos com o objetivo de identificar como os vínculos socioafetivos influenciam em sua experiência escolar. Os resultados indicaram que para estes alunos a escola assume um papel de lugar, não apenas físico, mas de significados, experiências e existência.pt_BR
dc.format.extent25p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectJovens e Adultos com Deficiênciapt_BR
dc.subjectEspaço Socioafetivopt_BR
dc.titleA escola como um espaço socioafetivo para pessoas jovens e adultas com deficiência.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2241859021652519pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8184241806018173pt_BR
dc.description.abstractxThis research aims to understand the role of the school as a socio-affective environment for young and adult students with disabilities. Thinking about these very specific students, it is necessary to discuss their realities and how they understand and experience school. To achieve this objective, observations were made of the routines that students experienced in a private school, in addition to questionnaires applied to parents/guardians of these students in order to identify how socio-affective bonds influence their school experience. The results indicated that for these students the school assumes a role of place, not only physical, but of meanings, experiences and existence.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CE-DPSIE) - Departamento de Psicologia e Inclusão Educacionaispt_BR
dc.degree.graduation::CE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/0377713500986284pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0001-2963-0001pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC _ Taynar N. de Andrade.docx.pdf232,97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons