Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51720

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorREHN, Vitórina Nerivânia Covello-
dc.contributor.authorSILVA, Joicilene Xavier da-
dc.date.accessioned2023-08-01T15:02:16Z-
dc.date.available2023-08-01T15:02:16Z-
dc.date.issued2021-12-15-
dc.date.submitted2023-08-01-
dc.identifier.citation.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51720-
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo investigar quais as contribuições que uma Sequência Didática (SD), fundamentada no método sociointeracionismo de Vygotsky pode oferecer para o processo de ensino e aprendizagem da Tricomoníase. Esse método de ensino centraliza o aluno em seu processo de escolarização e apresenta características vantajosas para tratar de temáticas da Biologia que envolvem a Educação em Saúde como é o caso da Tricomoníase, parasitose causada pelo protozoário flagelado Trichomonas vaginalis, responsável por 1/3 (um terço) das vaginites. As etapas da SD foram aplicadas remotamente através da plataforma Google Meet em uma turma da 2ª série do ensino médio de uma escola de referência da rede estadual de ensino da cidade de Bezerros-PE, tendo seus dados coletados através da aplicação de questionário comportamental disponibilizado no Google Forms, e analisados de forma mista (quantitativa e qualitativa). Perante os resultados obtidos, foram observados ganhos significativos referentes a construção da aprendizagem direcionada a medidas profiláticas e manejo do paciente quanto a parasitose. Levando a conclusão de que o sociointeracionismo de Vygotsky pode ser uma das metodologias pedagógicas sugeridas para tratar da Educação em Saúde em sala de aula, com ênfase na semiótica para os estudantes.pt_BR
dc.format.extent49 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectTricomoníasept_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.titleProposta sociointeracionista de ensino e aprendizagem da tricomoniase no desenvolvimento de conteúdos atitudinaispt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6063786391839030pt_BR
dc.description.abstractxThis study aimed to investigate what contributions a Didactic Sequence (SD), based on Vygotsky's socio-interactionism method, can offer to the teaching and learning process of Trichomoniasis. This teaching method centralizes the student in their schooling process and presents advantageous characteristics for dealing with themes in Biology that involve Health Education, such as Trichomoniasis, a parasitosis caused by the flagellate protozoan Trichomonas vaginalis, responsible for 1/3 (one third) of vaginitis. The steps of SD were applied remotely through the Google Meet platform in a class of the 2nd grade of high school at a reference school in the state education system in the city of Bezerros-PE, and their data were collected through the application of a behavioral questionnaire available on the Google Forms, and analyzed in a mixed way (quantitative and qualitative). Given the results obtained, significant gains were observed regarding the construction of learning aimed at prophylactic measures and patient management regarding parasitosis. Taking the conclusion that Vygotsky's social interactionism can be one of the pedagogical methodologies suggested to deal with Health Education in the classroom, with an emphasis on semiotics for students.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silva, Joicilene Xavier da.pdf1,51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons