Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51719
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | NEVES, Ricardo Ferreira das | - |
dc.contributor.author | SILVA, João Vitor da | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-01T15:02:00Z | - |
dc.date.available | 2023-08-01T15:02:00Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-10 | - |
dc.date.submitted | 2023-08-01 | - |
dc.identifier.citation | . | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51719 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como objetivo analisar imagens inseridas no conteúdo de Sistema Genital Humano de Livros aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018, através das perspectivas da Teoria Cognitivista da Aprendizagem Multimídia (TCAM). Os conteúdos da Anatomia Humana na disciplina de Biologia são considerados essenciais para a apropriação do autoconhecimento corporal, principalmente acerca do Sistema Genital Humano, por auxiliar na qualidade de vida e na prevenção de possíveis doenças. Mas diversos problemas encontrados em muitas unidades escolares dificulta a aprendizagem do estudante, como a ausência de modelos anatômicos. Assim, o conteúdo acaba sendo exposto de forma teórica e sem nenhuma atividade prática. Isso colabora para que o Livro Didático seja utilizado em demasia. Nele, existem imagens que podem colaborar com uma melhor aproximação do conteúdo de forma ilustrativa, mas por vezes, podem conter elementos estranhos e gerar problemas na aprendizagem, necessitando de parâmetros teórico-metodológicos para melhor analisá-las. A TCAM apresenta princípios que podem ser utilizados tanto para construir como para analisar recursos instrucionais multimídias, como forma de tornar diminuída a inserção de elementos desnecessários e equívocos conceituais dentro dos conteúdos educacionais, priorizando a carga cognitiva do estudante. A pesquisa foi de abordagem qualitativa de forma descritiva, mediante análise de imagens de dez Livros Didáticos aprovados pelo PNLD e que envolviam o conteúdo do Sistema Genital Humano. Constatou-se que os desvios mais recorrentes entre os exemplares foram os de Coerência e de Sinalização. Somado a isso, em um dos exemplares também houve desvio no princípio de Contiguidade Espacial. Apenas um dos livros se mostrou como totalmente satisfatório acerca dos três princípios da TCAM. É nítida a relevância de ser feita uma boa escolha dos exemplares e de avaliá-los antes da adoção para uso no âmbito educacional, reduzindo com isso as chances de construção de um conhecimento equivocado e sem significado para os estudantes. | pt_BR |
dc.format.extent | 42 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Biologia - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Material didático | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.title | As imagens do sistema genital humano em livros de Biologia: uma abordagem a partir da Teoria Cognitivista da Aprendizagem Multimídia (TCAM) | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SILVA, Ewerton Fylipe de Araújo | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | https://www.escavador.com/sobre/7341466/ricardo-ferreira-das-neves | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research aims to analyze the images of the human reproductive system inserted in books approved by the Brazilian National Textbook Program (PNLD) of 2018, using the perspectives of the Cognitivist Theory of Multimedia Learning (CTML). The contents of Human Anatomy in the discipline of Biology are considered essential for the appropriation of bodily self-knowledge, especially about the Human Reproductive System, due it helps in the quality of life and the prevention of possible diseases. However, various problems found in many school units can hamper the student learning, as the absence of anatomical models. So, the content ends up being taught in a theoretical way and without any practical activity. This contributes to the overuse of textbooks. Additionally, some images can collaborate with a better approximation of the content in an illustrative way, but also can contain strange elements and generate learning problems, requiring theoretical-methodological parameters to better analyze them. CTML presents principles that can be used both to build and to analyze multimedia instructional resources, as a way to reduce the insertion of unnecessary elements and conceptual mistakes within educational contents, prioritizing the student’s cognitive load. The research had a qualitative descriptively approach, through image analysis of ten textbooks approved by the PNLD and that involved the content of the Human Reproductive System. Therefore, was found that the most recurrent deviations among the specimens were Coherence and Signaling and in one of the examples, there was also a deviation in the principle of Spatial Contiguity. Furthermore, only one of the books proved to be fully satisfied about the three principles of CTML. It is clear the importance of making a good choice of copies and evaluating them before adoption to use in the educational field, thus reducing the chances of constructing mistaken and meaningless knowledge for students. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Silva, João Vitor da.pdf | 2,03 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons