Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51692
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FRAGA, Simone do Nascimento | - |
dc.contributor.author | ALMEIDA, Letícia Gabrielly de França | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-31T13:25:31Z | - |
dc.date.available | 2023-07-31T13:25:31Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-17 | - |
dc.date.submitted | 2023-07-31 | - |
dc.identifier.citation | . | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51692 | - |
dc.description.abstract | No atual cenário educacional brasileiro existem algumas fragilidades nos processos de ensinoaprendizagem, e uma delas é a forma tradicionalista como os conteúdos são abordados em sala de aula. Essa estratégia ultrapassada reflete na percepção limitada e restrita dos alunos sobre determinados conteúdos, especialmente os que trabalham temas científicos de níveis microscópicos, como por exemplo, a ciência que se preocupa em estudar os microrganismos. Na educação básica, a microbiologia é, muitas vezes, retratada de forma limitada, engessada e descontextualizada com o dia a dia do aluno, causando muitas vezes equívocos conceituais. Portanto, há uma necessidade de utilizar estratégias metodológicas que se preocupem em contextualizar os conceitos científicos com o cotidiano do aluno. No campo das inovações pedagógicas, um dos métodos que tem se mostrado eficiente nos processos de construção do conhecimento é a experimentação investigativa, por meio da qual o próprio aluno é posto como o agente responsável por seu conhecimento, instigado por meio da apuração de suas próprias descobertas. Este recurso pedagógico, além de otimizar o processo do ensinoaprendizagem, desenvolve no indivíduo a criticidade, a autonomia e a criatividade. Sendo assim, este trabalho tem o objetivo de propor uma sequência didática sobre o ensino de microbiologia, aplicável no ensino médio, dando ênfase à experimentação investigativa, com o intuito de verificar a relevância da experimentação investigativa para a aprendizagem significativa do aluno no campo da microbiologia. | pt_BR |
dc.format.extent | 32 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Microbiologia | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.title | Experimentando o micromundo: uma proposta de sequência didática para o ensino da microbiologia no ensino médio | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1517509550088343 | pt_BR |
dc.description.abstractx | In the current educational brazilian scenario, there are some limitations in the teachinglearning processes, and one of them is the traditionalist way in which matters are approached in the classroom. This outdated strategy reflects on the limited and restricted perception of students about certain matters, especially those that work scientific topics at microscopic levels, such as the science that is concerned with studying microorganisms. In basic education, microbiology is often portrayed in a limited way, plastered and out of context with the student's daily life, often causing conceptual misunderstandings. Therefore, there is a need to use methodological strategies that are concerned with contextualizing scientific concepts with the student's daily life. In the field of pedagogical innovations, one of the methods that has been shown to be efficient in knowledge construction processes is investigative experimentation, through which the student himself is put as the agent responsible for his knowledge, instigated through the investigation of his own discoveries. This pedagogical resource, in addition to optimizing the teaching-learning process, develops criticality, autonomy and creativity in the individual. Therefore, this work aims to propose a didactic sequence on the teaching of microbiology, applicable in high school, emphasizing investigative experimentation, in order to verify the relevance of investigative experimentation for meaningful student learning in the field of microbiology. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Almeida, Letícia Gabrielly de França.pdf | 931,15 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons