Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51686
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | REHN, Vitorina Nerivânia Covello | - |
dc.contributor.author | SILVA, Gustavo de Barros | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-31T12:32:40Z | - |
dc.date.available | 2023-07-31T12:32:40Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-15 | - |
dc.date.submitted | 2023-07-31 | - |
dc.identifier.citation | . | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51686 | - |
dc.description.abstract | As geohelmintíases geralmente ocorrem em comunidades com níveis socioeconômicos críticos que favorecem a transmissão oro-fecal ou transcutânea. Além dos sinais e sintomas clássicos em crianças, como abdômen volumoso, geofagia, diarreia e vômitos, também podem ocorrer agravos como convulsões e obstrução intestinal por Ascaris. Constatada uma prevalência de 20%, a Organização Mundial de Saúde preconiza a vermifugação em massa das crianças nas escolas, após intervenções educativas. No Brasil, os inquéritos epidemiológicos que envolvem as crianças matriculadas nas escolas públicas, são raros ou inexistentes, e a sensibilização dos estudantes, quando é realizada, envolve apenas o livro didático. Por meio de uma revisão integrativa, nas bases de dados disponibilizadas no portal de periódicos CAPES/MEC, foi possível apreciar outros tipos de materiais didáticos sobre geohelmintíases. De um total de 114 artigos localizados, foram selecionados apenas três, e todos priorizaram conteúdos sobre as medidas profiláticas. Dois relataram o desenvolvimento de jogos educativos, sendo um artigo nacional e o outro com crianças nigerianas, e o último elaborou, com o auxílio de vários especialistas, em desenho animado para crianças chinesas. De um modo geral, a comparação dos pré e pós-questionários avaliativos atestaram uma sensibilização positiva (≈ 80%) entre as crianças brasileiras e chinesas. Na pesquisa com as crianças nigerianas, o efeito residual da intervenção foi averiguado após três e seis meses da aplicação do jogo e os pesquisadores registraram percentuais surpreendentes de 98,4% e 97,9%, respectivamente. Outro diferencial desse artigo foi o cálculo do custo de produção de cada unidade do jogo didático (1,5 Dólares). Estudos complementares poderão compilar e agregar as impressões das crianças para reformular ou construir um novo material e/ou instrumento avaliativo e, no caso específico do Brasil, o desenvolvimento de materiais didáticos físicos de baixo custo pode ser a opção mais viável para parte das escolas públicas. | pt_BR |
dc.format.extent | 31 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.subject | Material didático | pt_BR |
dc.subject | Biologia - estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Material didático lúdico sobre helmintoses intestinais: uma revisão integrativa | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | CARVALHO, Ramiro Gedeão de | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6063786391839030 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Per os or per cuten geohelminthiasis transmition occurs in critical socioeconomic levels communities. Classic signs and symptoms in children are voluminous abdomen, geophagia, diarrhea and vomiting, problems such as seizures and intestinal obstruction caused by Ascaris can also occur. If prevalence is about 20%, the World Health Organization recommends mass deworming of children in schools, after educational interventions. In Brazil, epidemiological surveys involving children enrolled in public schools are rare or non-existent, and student awareness, when carried out, involves only the textbook. Through an integrative review, in the databases available on the CAPES/MEC journal portal, it was possible to appreciate other types of teaching materials on geohelminthiasis. From a total of 114 articles found, only three were selected, and all prioritized content on prophylactic measures. Two reported the development of educational games, one national article and the other with Nigerian children, and the last one elaborated, with the help of several experts, a cartoon for Chinese children. In general, the comparison of pre- and post-evaluation questionnaires attested to a positive sensitization (≈ 80%) between Brazilian and Chinese children. In the research with Nigerian children, the residual effect of the intervention was verified after three and six months of the application of the game and the researchers registered surprising percentages of 98.4% and 97.9%, respectively. Another difference in this article was the calculation of the production cost of each unit of the educational game (1.5 dollars). Complementary studies will be able to compile and aggregate the impressions of the children to reformulate or build a new material and/or evaluation instrument and, in the specific case of Brazil, the development of low-cost physical teaching materials may be the most viable option for some public schools. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Silva, Gustavo de Barros (1).pdf | 875,83 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons