Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51684
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | UEJIMA, Angélica Maria Kazue | - |
dc.contributor.author | PEREIRA, Camilla Emanuella Borba | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-31T12:31:19Z | - |
dc.date.available | 2023-07-31T12:31:19Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-08 | - |
dc.date.submitted | 2023-07-31 | - |
dc.identifier.citation | . | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51684 | - |
dc.description.abstract | Apesar do papel importante que os urubus exercem na natureza, eles não são abordados com relevância nas orientações curriculares e conteúdos pedagógicos em sala de aula, ocasionando desconhecimento ou conhecimentos equivocados em relação a esses animais devido ao seu hábito carniceiro. Como não é um assunto abordado por professores, os conhecimentos que os estudantes têm advêm dos seus familiares, do seu ciclo social e de fontes de entretenimento. Então, para elaborar subsídios capazes de evitar equívocos acerca da função ecológica desses animais, o objetivo desta pesquisa é investigar a percepção dos alunos acerca da importância ecológica dos urubus por meio de análise de conhecimentos prévios (CP) e intervir, por meio da elaboração de um material didático, a cartilha. Para isso, foi utilizado um questionário com questões contextualizadas e provocativas, no intuito de incitar a retomada dos conhecimentos. A pesquisa teve como público-alvo os estudantes que se formaram no ensino médio até 2019 e estão matriculados no 1º e 2º período do curso de Ciências Biológicas. O tratamento das informações obtidas no questionário foi realizado a partir da análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin, que consistiu em quatro etapas principais, desde a hipótese inicial da pesquisa, até as inferências sobre os resultados encontrados. Após a análise, observou-se que os estudantes apresentaram um certo desconhecimento acerca das espécies de urubus apresentadas. Uma parte dos alunos recorreu a conhecimentos prévios relacionados a outras aves quando questionados sobre a razão da variação da coloração da cabeça dos urubus, onde relacionaram essa variedade à dominância intraespecífica, dimorfismo, camuflagem e alimentação. Alguns estudantes pontuaram que a função dos urubus é de limpar a natureza, enquanto outros responderam que essas aves são decompositoras de carcaças e disseminadoras de doenças. Além de relacionarem os urubus aos aspectos negativos relacionados à estética e higiene. Para a elucidação do assunto, pontos que chamaram a atenção durante a análise foram adicionados a uma cartilha, que pode ser utilizada como um recurso didático para evitar que os equívocos conceituais sejam repassados. Dito isto, é importante que os alunos estudem espécies que estão nos livros didáticos, mas é válido que os mesmos conheçam a fauna local, assim como a sua importância ambiental. | pt_BR |
dc.format.extent | 69 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Etnobiologia | pt_BR |
dc.subject | Biologia - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Cathartidae | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.title | Análise de conhecimento prévio de alunos acerca da importância ecológica dos urubus | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SANTOS, Alessandra Maria dos | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4686915406026283 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Despite the important role that vultures play in nature, they are not addressed in a relevant way in the curricular guidelines and pedagogical contents in the classroom, causing ignorance or mistaken knowledge about these animals because of their butchering habits. As it is not a subject worked by teachers, the knowledge that students have comes from their families, their social cycle, and sources of entertainment. Then, to elaborate subsidies capable to avoid misunderstandings about the ecological function of these animals, the objective of this research is to investigate the students' perception about the ecological importance of vultures through the analysis of prior knowledge (PC) and intervene, through the elaboration of a didactic material, the booklet. For this, a questionnaire with contextualized and provocative questions was used, in order to encourage the resumption of knowledge. The target audience of the research were students who graduated from high school until 2019 and are enrolled in the 1st and 2nd semester of the Biological Sciences course. The treatment of the information obtained in the questionnaire was carried out based on the content analysis proposed by Laurence Bardin, which consists of four main steps, from the initial research hypothesis, codification, categorization, and inferences about the results. After the analysis, it was observed that the students showed a certain lack of knowledge about the species of vultures presented. A part of the students resorted to prior knowledge related to other birds when asked about the reason for the variation in the color of the vultures' head, where they related this variety to intraspecific dominance, dimorphism, camouflage and feeding. Some students pointed out that the function of vultures is to clean up nature, while others responded that these birds are carcass decomposers and spreaders of disease. In addition to relating vultures to negative aspects related to aesthetics and hygiene. To elucidate the subject, points that drew attention during the analysis were added to a booklet, which can be used as a didactic resource to prevent conceptual misunderstandings from being passed on. This said, it is important for students to study species that are in textbooks, but it is valid for them to know the local fauna, as well as their environmental importance. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Pereira, Camilla Emanuella Borba.pdf | 13,14 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons