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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51581

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGALLI, Fernanda Correa Silveira-
dc.contributor.authorPAPAIS, Natália de Lima Ferreira-
dc.date.accessioned2023-07-21T14:17:27Z-
dc.date.available2023-07-21T14:17:27Z-
dc.date.issued2023-05-02-
dc.date.submitted2023-07-18-
dc.identifier.citationPAPAIS, Natália de Lima Ferreira. Leitura literária nos bookstagrans : uma perspectiva discursiva. 2023. 38 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português Licenciatura, Departamento de Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51581-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar o funcionamento da noção de leitura nos bookstagrans, perfis do Instagram que se dedicam a compartilhar os registros das leituras com seus seguidores. Com base na Análise do Discurso francesa, principalmente em Pêcheux (1995, 1983) e Orlandi (1999, 2000), analisamos a leitura literária em ambientes digitais nas materialidades selecionadas. A partir de recortes de postagens dos perfis “Dylan Ferraz” e “Li Tomando Chá” no Instagram, pudemos observar como as noções de leitura funcionam de maneiras diversas, seja por meio da identificação com as narrativas e temas sociais das obras apresentadas, seja ao se tensionar com as exigências de uma lógica capitalista que visa a leitura enquanto consumo de artefatos literários, em uma perspectiva utilitária da leitura.pt_BR
dc.format.extent38ppt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectInstagrampt_BR
dc.subjectleiturapt_BR
dc.titleLeitura literária nos bookstagrans : uma perspectiva discursivapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4563716701360443pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7385478501811000pt_BR
dc.description.abstractxThis paper aims to analyze the functioning of the notions of reading in bookstagrans, Instagram profiles dedicated to sharing reading records with their followers. Based on French Discourse Analysis, mainly in Pêcheux (1995, 1983) and Orlandi (1999, 2000), we analyze literary reading in digital environments, as well as the positioning of the subject-reader in the selected materialities. From clippings of posts from the profiles “Dylan Ferraz” and “Li Tomando Chá” on Instagram, we could observe how the notions of reading works in different ways, either through identification with the narratives and social themes of the works presented, or by tensioning with the demands of a capitalist logic that aims at reading as a consumption of literary artifacts, in a utilitarian perspective of reading.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Lingüísticapt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9552-3415pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

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