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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51462

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dc.contributor.advisorCOSTA, Cecília Patrícia Alves Da-
dc.contributor.authorSANTANA, Tatiana de Freitas Giles Lima-
dc.date.accessioned2023-07-11T20:24:53Z-
dc.date.available2023-07-11T20:24:53Z-
dc.date.issued2023-05-25-
dc.identifier.citationSANTANA, Tatiana de Freitas Giles Lima. Gerenciamento dos resíduos sólidos nas escolas: construção de um plano pedagógico multidisciplinar. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51462-
dc.description.abstractO crescente consumismo e uso de materiais descartáveis aumentaram significativamente a poluição ambiental e suas consequências maléficas para os ecossistemas. A escola é parte estratégica da solução, uma vez que é a instituição capaz de promover aprendizados em ampla escala. Nessa perspectiva, este trabalho tem como objetivo construir, no contexto multi e interdisciplinar, um Plano Pedagógico de Gerenciamento de Resíduos Sólidos para a Educação Fundamental. Para a criação do plano foram realizados dois questionários com profissionais da educação, de modo a conhecer como a Educação Ambiental e os Resíduos Sólidos são trabalhados no contexto de suas áreas de conhecimento. Um total de 119 profissionais da educação participaram da pesquisa, representando 89 escolas públicas e particulares de 40 municípios de 6 estados brasileiros. Apenas 4% dos participantes relataram que a escola que atuam possui um Plano de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos. Apenas 3,6% disseram haver a separação de resíduos sólidos na escola e 8% em suas próprias casas. Apenas 11,6% relatam que os resíduos sólidos da escola são destinados a serviços de coleta seletiva ou a catadores de materiais recicláveis. Dentre as iniciativas já realizadas pelos professores com os resíduos sólidos da escola, as mais citadas foram a coleta seletiva e o reaproveitamento de materiais, mas apenas 28,6% dos participantes relataram que trabalham com o tema dos resíduos sólidos de forma prática na escola. Os profissionais citaram 8 temas que julgam importantes para comporem uma cartilha pedagógica sobre o gerenciamento dos resíduos sólidos escolares. Baseado nestas respostas, a cartilha foi elaborada com ilustrações informativas contendo um total de 68 páginas, com 27 temas e 7 capítulos, além de atividades reflexivas e dicas sustentáveis para o dia a dia. O produto foi avaliado por 36 profissionais da educação. Os critérios estabelecidos para avaliar o produto se relacionam a sua aplicabilidade, aderência, inovação, complexidade e impacto na educação, sendo que em todos os critérios entre 75-95% dos profissionais avaliaram um alto desempenho do material. O Produto Técnico Tecnológico em questão além de revelar propostas para solucionar as demandas socioambientais existentes, visa também potencializar o trabalho do professor, possibilitando mudanças de atitudes que podem efetivamente colaborar com a redução do consumo e a melhor gestão dos Resíduos Sólidos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPoluição ambiental - interdisciplinaridadept_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectGestão de resíduos sólidospt_BR
dc.subjectEscolas - planos pedagógicospt_BR
dc.titleGerenciamento dos resíduos sólidos nas escolas : construção de um plano pedagógico multidisciplinarpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7217333551121434pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1630085412477079pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientaispt_BR
dc.description.abstractxGrowing consumerism and the use of disposable materials have significantly increased environmental pollution and its harmful consequences for ecosystems. The school is a strategic part of the solution, since it is the institution capable of promoting learning on a large scale. From this perspective, this work aims to build, in the multi and interdisciplinary context, a Pedagogical Plan for Solid Waste Management for Elementary Education. For the creation of the plan, two questionnaires were carried out with education professionals, in order to know how Environmental Education and Solid Waste are worked in the context of their areas of knowledge. A total of 119 education professionals participated in the survey, representing 89 public and private schools from 40 municipalities in 6 Brazilian states. Only 4% of the participants reported that the school they work in has a Solid Waste Management Plan. Only 3.6% said that solid waste was separated at school and 8% in their own homes. Only 11.6% report that the school's solid waste is sent to selective collection services or to collectors of recyclable materials. Among the initiatives already carried out by teachers with the school's solid waste, the most cited were the selective collection and reuse of materials, but only 28.6% of the participants reported that they work with the subject of solid waste in a practical way at school. The professionals cited 8 topics that they consider important to compose a pedagogical booklet on the management of school solid waste. Based on these responses, the booklet was prepared with informative illustrations containing a total of 68 pages, with 27 themes and 7 chapters, in addition to reflective activities and sustainable tips for everyday life. The product was evaluated by 36 education professionals. The criteria established to evaluate the product relate to its applicability, adherence, innovation, complexity and impact on education, and in all criteria between 75-95% of professionals evaluated the material's high performance. The Technical Technological Product in question, in addition to revealing proposals to solve existing socio-environmental demands, also aims to enhance the teacher's work, enabling changes in attitudes that can effectively collaborate with the reduction of consumption and better management of Solid Waste.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

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