Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51400
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, Tony Meireles dos | - |
dc.contributor.author | BARBOSA, Maria Amanda de Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-05T15:04:14Z | - |
dc.date.available | 2023-07-05T15:04:14Z | - |
dc.date.issued | 2023-02-28 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Maria Amanda de Araújo. Validação de um instrumento de identificação dos determinantes das respostas afetivas em crianças nas aulas de educação física escolar. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51400 | - |
dc.description.abstract | O objetivo desse estudo foi desenvolver um instrumento para identificar os determinantes que resultam sentimentos emocionais positivos e negativos em crianças nas aulas de educação física escolar. Participaram crianças com idade entre 8 a 12 anos (n = 320) e júri de especialistas (n = 6) composto por mestres e doutores. O estudo foi composto por três fases. Na fase 1, foi realizada a concepção do instrumento através de uma revisão da literatura, identificação da lacuna, identificação dos determinantes, consulta ao público-alvo através de um questionário semiestruturado e elaboração dos itens. Na fase 2, foi realizada a validação de conteúdo com o júri de especialistas avaliando a compreensão, relevância e abrangência do instrumento. Na fase 3, aconteceu o processo de validação de construto com o público-alvo respondendo de fato o instrumento. Os resultados indicam que a Escala de Identificação dos Determinantes Afetivos (EIDA) possui bons índices de validade de conteúdo e construto. Portanto, o EIDA é válido para identificar os determinantes positivos e negativos em crianças. Assim como, um instrumento oportuno para elaboração de um planejamento pedagógico mais eficiente considerando a identificação de elementos individuais e/ou coletivamente analisados buscando maximizar experiências positivas e minimizar as negativas. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Determinantes | pt_BR |
dc.subject | Validação | pt_BR |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.subject | Respostas afetivas | pt_BR |
dc.title | Validação de um instrumento de identificação dos determinantes das respostas afetivas em crianças nas aulas de educação física escolar | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6332728437982161 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7794391753923854 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Fisica | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study was developed to identify the determining factors in a school objective for positive and negative identification of education. Children aged between 8 and 12 years old (n = 320) and a panel of experts (n = 6) made up of masters and doctors participated. The study consisted of three phases. In 1, the creation of the instrument was carried out, through a literature review, through the identification of determinants, the target public consultation of a semi-structured document and the elaboration of the items. In phase 2, content validation was carried out with the jury of experts evaluating the instrument, and the scope of the instrument. In phase 3, the construction validation process took place with the target audience actually responding to the instrument. The results indicate that the Affective Determinants Identification Scale (EIDA) has good content and construction validity indices. Therefore, the EIDA is valid for identifying positive and negative determinants in children. As well as, a collective instrument minimizes the individuals for the elaboration of a more efficient pedagogical planning and/or the identification of a selection of optimized elements aiming to maximize positively and as changes. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Maria Amanda de Araújo Barbosa.pdf | 2,17 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons