Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51378

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRODRIGUES, Siane Gois Cavalcanti-
dc.contributor.authorARAÚJO, Nathalia Maria-
dc.date.accessioned2023-07-04T14:16:43Z-
dc.date.available2023-07-04T14:16:43Z-
dc.date.issued2022-11-01-
dc.date.submitted2023-05-22-
dc.identifier.citationAraújo, Nathalia Maria. Análise de abordagem de material didático para o ensino de Português como Língua de Acolhimento. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso Letras Português Licenciatura - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51378-
dc.description.abstractEsta pesquisa buscou analisar um material didático de Português como Língua de Acolhimento quanto a sua abordagem, gramatical ou comunicativa. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa é qualitativa, na modalidade de análise documental. A principal fonte de dados foi o livro didático de PLAc: Vamos Juntos(as)! Curso de Português como Língua de Acolhimento. Os pressupostos teóricos que ancoraram a investigação foram os construtos de Abordagem de Almeida Filho (1997), González (2015) e Souza (2021). Foram contempladas, ainda, as discussões sobre o ensino de PLAc no Brasil, através de Lopez (2020), Diniz (2018) e Pedrassani et al (2021). Espera-se, com os resultados obtidos, que este material possa ser utilizado como auxílio pedagógico aos professores de PLAc na hora de seleção do MD adequado à sua abordagem, não descartando a ideia de, futuramente, ampliar o estudo para a análise da aplicação desse material em sala de aula.pt_BR
dc.format.extent70p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPortuguês como Língua de Acolhimentopt_BR
dc.subjectMaterial Didáticopt_BR
dc.subjectRefugiadospt_BR
dc.titleAnálise de abordagem de material didático para o ensino de Português como Língua de Acolhimentopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coLUCENA, Camila da Silva-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1682701095330434pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3140964910953390pt_BR
dc.description.abstractxRegarding its approach, this research aims to analyze a didactic material of Portuguese as a Host Language, grammatical or communicative. From the methodological point of view, the research is qualitative, in the form of document analysis. The main source of data was the PLAc textbook: Vamos Juntos(as)! Curso de Português como Língua de Acolhimento. The theoretical assumptions that anchored the investigation were the constructs of Approach by Almeida Filho (1997), González (2015) and Souza (2021). Discussions on the teaching of PLAc in Brazil were also contemplated through Lopez (2020), Diniz (2018) and Pedrassani et al (2021). It is expected that, with the results obtained, this material can be used as a pedagogical aid to PLAc teachers when selecting the DM suited to their approach, without discarding the idea of expanding the study in the future to analyze the application of this material in the classroom.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Letraspt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/6778540327353206pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Nathalia Maria Araújo.pdfTCC Nathalia Maria Araújo2,47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons