Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51378
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | RODRIGUES, Siane Gois Cavalcanti | - |
dc.contributor.author | ARAÚJO, Nathalia Maria | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-04T14:16:43Z | - |
dc.date.available | 2023-07-04T14:16:43Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-01 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-22 | - |
dc.identifier.citation | Araújo, Nathalia Maria. Análise de abordagem de material didático para o ensino de Português como Língua de Acolhimento. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso Letras Português Licenciatura - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51378 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa buscou analisar um material didático de Português como Língua de Acolhimento quanto a sua abordagem, gramatical ou comunicativa. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa é qualitativa, na modalidade de análise documental. A principal fonte de dados foi o livro didático de PLAc: Vamos Juntos(as)! Curso de Português como Língua de Acolhimento. Os pressupostos teóricos que ancoraram a investigação foram os construtos de Abordagem de Almeida Filho (1997), González (2015) e Souza (2021). Foram contempladas, ainda, as discussões sobre o ensino de PLAc no Brasil, através de Lopez (2020), Diniz (2018) e Pedrassani et al (2021). Espera-se, com os resultados obtidos, que este material possa ser utilizado como auxílio pedagógico aos professores de PLAc na hora de seleção do MD adequado à sua abordagem, não descartando a ideia de, futuramente, ampliar o estudo para a análise da aplicação desse material em sala de aula. | pt_BR |
dc.format.extent | 70p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Português como Língua de Acolhimento | pt_BR |
dc.subject | Material Didático | pt_BR |
dc.subject | Refugiados | pt_BR |
dc.title | Análise de abordagem de material didático para o ensino de Português como Língua de Acolhimento | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | LUCENA, Camila da Silva | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1682701095330434 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3140964910953390 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Regarding its approach, this research aims to analyze a didactic material of Portuguese as a Host Language, grammatical or communicative. From the methodological point of view, the research is qualitative, in the form of document analysis. The main source of data was the PLAc textbook: Vamos Juntos(as)! Curso de Português como Língua de Acolhimento. The theoretical assumptions that anchored the investigation were the constructs of Approach by Almeida Filho (1997), González (2015) and Souza (2021). Discussions on the teaching of PLAc in Brazil were also contemplated through Lopez (2020), Diniz (2018) and Pedrassani et al (2021). It is expected that, with the results obtained, this material can be used as a pedagogical aid to PLAc teachers when selecting the DM suited to their approach, without discarding the idea of expanding the study in the future to analyze the application of this material in the classroom. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes::Letras | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/6778540327353206 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Nathalia Maria Araújo.pdf | TCC Nathalia Maria Araújo | 2,47 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons