Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51328

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPARAHYBA, Fatiha Dechicha-
dc.contributor.authorSOUZA, Bernardo Pereira de-
dc.date.accessioned2023-06-28T20:04:12Z-
dc.date.available2023-06-28T20:04:12Z-
dc.date.issued2022-11-04-
dc.date.submitted2023-05-25-
dc.identifier.citationSOUZA, Bernardo Pereira de. Writing assignments in a textbook of English as a foreign language: an analysis of writing activities under a socio-discursive interactionist perspective. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Licenciatura em Inglês) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51328-
dc.description.abstractGiven that students of English as a foreign language usually face difficulty while writing, this research analyzes a textbook named “Take action!” (RICHTER; LARRÉ, 2020), to investigate whether their written activities bring the matter of textual genres under the light of language production as a form of action. The analyzes made were qualitative, interpretative, and documentary. First, there is a contextualization of the contribution of the interactionist and socio-discursive interactionist theory to the teaching of languages (VYGOTSKY, 1980.; BRONCKART, 2017.). Then, a discussion is made about what textual genres are and their use as a didactic tool that helps students improve their language capacities (DOLZ; GAGNON, 2015; DOLZ; SCHNEUWLY, 2004; BAKHTIN, 1984; DOLZ ET AL., 1993; MARCUSCHI, 2005; ROJO, 2005.). The theme of difficulty in writing is discussed, as well as the purpose of this language activity (SOUSA, 2012; PARAHYBA; LEURQUIN, 2015; PARAHYBA, 2017; DOLZ ET AL., 2004; KERSCH; MARQUES, 2015; KOCH, 2003;). The results found were that the book is an interesting introductory material, however, there are some issues regarding the genres’ presentations.pt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTextual genrespt_BR
dc.subjectSocio-discursive interactionismpt_BR
dc.subjectTextbook analysispt_BR
dc.subjectWriting in EFLpt_BR
dc.titleWriting assignments in a textbook of English as a foreign language: an analysis of writing activities under a socio-discursive interactionist perspectivept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3006618581548481pt_BR
dc.description.abstractxTendo em vista que alunos de inglês como língua estrangeira costumam ter dificuldade para escrever, esta pesquisa analisa o livro didático intitulado “Take Action!” (RICHTER; LARRÉ, 2020), para investigar se suas atividades escritas trazem a questão dos gêneros textuais à luz da produção da linguagem como forma de ação. As análises realizadas foram qualitativas, interpretativas e documentais. Primeiramente, há uma contextualização da contribuição da teoria interacionista e interacionista sociodiscursiva para o ensino de línguas (VYGOTSKY, 1980.; BRONCKART, 2017.). Em seguida, é feita uma discussão sobre o que são os gêneros textuais e sua utilização como ferramenta didática que auxilia os alunos a melhorar suas capacidades de linguagem (DOLZ; GAGNON, 2015; DOLZ; SCHNEUWLY, 2004; BAKHTIN, 1984; DOLZ ET AL., 1993; MARCUSCHI, 2005; ROJO, 2005.). Discute-se o tema da dificuldade na escrita, bem como a finalidade dessa atividade de linguagem (SOUSA, 2012; PARAHYBA; LEURQUIN, 2015; PARAHYBA, 2017; DOLZ ET AL., 2004; KERSCH; MARQUES, 2015; KOCH, 2003 ;). Os resultados encontrados foram que o livro é um material introdutório interessante, porém, existem algumas problemáticas quanto às formas de apresentação dos gêneros.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Inglêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Letras - Inglês

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Bernardo Pereira de Souza.pdf659,91 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons