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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5130
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | MIRANDA, Luiz Carlos | pt_BR |
dc.contributor.author | FREIRE, Deivisson Rattacaso | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T17:36:26Z | |
dc.date.available | 2014-06-12T17:36:26Z | |
dc.date.issued | 2011-01-31 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Rattacaso Freire, Deivisson; Carlos Miranda, Luiz. Um estudo sobre a relação do desequilíbrio entre a oferta e demanda dos serviços contábeis e o estereótipo contábil dos estudantes de Ciências Contábeis e Administração. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5130 | |
dc.description.abstract | Este estudo tem como objetivo investigar se há relação entre o desequilíbrio da oferta e demanda dos serviços contábeis para as micro, pequenas e médias empresas (MPME) e o estereótipo contábil dos estudantes de administração e ciências contábeis adquirido ao longo de seus respectivos cursos. Para alcançar o objetivo desta pesquisa foram elaborados dois questionários para ser aplicados aos estudantes de ciências contábeis e administração que estavam no ultimo ano do curso. No total, foram obtidos 608 questionários válidos, sendo 229 estudantes de administração e 379 de ciências contábeis. Os questionários foram aplicados em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas, nos seguintes estados: Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte e Distrito Federal. O tratamento estatístico que foi utilizado neste estudo refere-se à análise descritiva dos dados obtidos na pesquisa de campo, com base na utilização de frequência, medidas de posição e dispersão, bem como testes paramétricos e não-paramétricos. Os testes utilizados foram o Teste t (paramétrico) e o Teste Qui-quadrado de Pearson (não paramétrico). Com base nos resultados obtidos, verificou-se que os estudantes de administração percebem o contador como um profissional que precisa realizar muitos cálculos e que não precisa de habilidades sociais para ter sucesso na profissão. Diferentemente dos estudantes de administração, os estudantes de ciências contábeis possuem a percepção de que os gestores não precisam da opinião dos contadores na tomada de decisão. Os dois grupos de estudantes saem da graduação sabendo que a função da contabilidade vai além do mero cumprimento das exigências legais. E a pesquisa revela ainda que os estudantes de administração não veem o contador como sendo o profissional mais habilitado para avaliar o desempenho das empresas, sendo este um possível indício de que os gestores já saem das escolas de administração com uma percepção equivocada sobre esse importante papel do contador. Assim, conclui-se que há possíveis indícios de que alguns dos problemas entre a oferta e demanda dos serviços contábeis observados no mercado já estão presentes na mente (percepção) dos estudantes de ciências contábeis e administração que estão próximos de concluir seus respectivos cursos | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Serviços contábeis | pt_BR |
dc.subject | Desequilíbrio entre oferta e demanda | pt_BR |
dc.subject | Estudantes de ciências contábeis | pt_BR |
dc.subject | Estudantes de administração | pt_BR |
dc.subject | Estereótipos contábeis | pt_BR |
dc.title | Um estudo sobre a relação do desequilíbrio entre a oferta e demanda dos serviços contábeis e o estereótipo contábil dos estudantes de Ciências Contábeis e Administração | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Ciências Contábeis |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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