Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51302
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MENDONÇA, Valeria Nepomuceno Teles de | - |
dc.contributor.author | MEDEIROS, Emmanuelle de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-27T18:52:52Z | - |
dc.date.available | 2023-06-27T18:52:52Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-08 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-21 | - |
dc.identifier.citation | MEDEIROS, Emmanuelle de Souza. Serviço Social e Educação Infantil: contribuições das ações extensionistas no enfrentamento das violências contra crianças. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51302 | - |
dc.description | 10 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta um estudo sobre a contribuição do Serviço Social, a partir das ações extensionistas, no enfrentamento das violências contra crianças na Educação Infantil. Esse estudo teve como motivação a vivência no Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensões no Campo da Política da Criança e do Adolescente (GECRIA), coordenado pela Profa. Dra. Valeria Nepomuceno, vinculado ao Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da participação como bolsista em dois projetos de extensão universitária com a temática da autoproteção de crianças enquanto estratégia para prevenção às violências na Primeira Infância. A experiência do Estágio Obrigatório em Serviço Social na Educação Básica (Colégio de Aplicação da UFPE) também contribuiu para o interesse no tema. O trabalho tem por objetivo geral destacar o Serviço Social na Educação Infantil e sua contribuição para a prevenção das violências contra crianças na Primeira Infância. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, de caráter exploratório, tendo como alicerce um estudo bibliográfico e documental com a análise crítica das referências de autores do Serviço Social, da Educação e de outras áreas que discorrem sobre a temática escolhida para o trabalho. O estudo aponta o papel do Centro Municipal de Educação Infantil como uma instituição relevante na identificação, na prevenção e no encaminhamento das situações de violência contra crianças a partir da necessidade e da eficácia de aprofundar a importância do profissional de Serviço Social nesse espaço socio-ocupacional para contribuir na proteção das nossas crianças. | pt_BR |
dc.format.extent | 150p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | autoproteção de crianças | pt_BR |
dc.subject | educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Serviço social | pt_BR |
dc.title | Serviço Social e educação infantil: contribuições das ações extensionistas ao enfrentamento das violências contra crianças | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727373J0&tokenCaptchar=03AL8dmw | pt_BR |
dc.description.abstractx | This course completion work presents a study on the contribution of Social Work based on extensionist actions in coping with violence against children in Early Childhood Education. This study was motivated by the experience in the Study, Research and Extension Group in the Field of Child and Adolescent Policy (GECRIA), coordinated by Prof. Dr. Valeria Nepomuceno, linked to the Department of Social Service at the Federal University of Pernambuco (UFPE) and participation as a scholarship holder in two university extension projects with the theme of self-protection of children as a strategy for preventing violence in Early Childhood. The experience of the Mandatory Internship in Social Work in Basic Education (School Application of UFPE) also contributed to my interest in the subject. The general objective of this work is to understand Social Work in Early Childhood Education and its contribution to the prevention of violence against children in Early Childhood. This is a qualitative, exploratory research, based on a bibliographic and documentary study with a critical analysis of references by authors from Social Work, Education, and other areas that discuss the theme chosen for the work. The monograph consists of an introduction, three chapters, and final considerations. The first chapter analyzes violence against children as one of the main expressions of the social issue, the second brings knowledge of the concept of Social Work in Early Childhood Education policy and the third and last chapter examines the role of the social worker in Early Childhood Education and in combating violence against children. The study points out the role of the municipal center for early childhood education as a relevant institution in the identification, prevention, and referral of situations of violence against children based on the need and effectiveness of deepening the understanding of the Social Work professional in this socio-occupational space to help protect our children. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
dc.degree.departament | Serviço Social | pt_BR |
dc.degree.graduation | Serviço Social | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | 000000319353642 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Serviço Social |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Emmanuelle de Souza Medeiros.pdf | 1,88 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons