Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51299

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGONÇALVES, Fabíola Mônica da Silva-
dc.contributor.authorTENÓRIO, Darlene Correia-
dc.date.accessioned2023-06-27T15:19:49Z-
dc.date.available2023-06-27T15:19:49Z-
dc.date.issued2023-04-14-
dc.identifier.citationTENÓRIO, Darlene Correia. Letramento social: concepções e práticas pedagógicas de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51299-
dc.description.abstractO presente estudo se propôs a investigar as concepções e práticas docentes sobre letramento social e suas relações com a alfabetização nas escolas públicas dos municípios de Camaragibe e Paulista - PE. Nessa perspectiva, buscamos conhecer as práticas de letramento por meio de relatos de experiências de professoras dos anos iniciais que atuam em escolas da rede municipal de ensino de Camaragibe e Paulista - PE; e analisar as concepções de letramento adotadas na prática pedagógica por professoras dos anos iniciais das duas redes de ensino. O trabalho foi embasado teoricamente em Street (2014), que dialogou com Rojo (2008), Tfouni (2010) e outros acerca do letramento. Apoiamo-nos em Smolka (2012) para falar da alfabetização como processo discursivo e trouxemos a visão de autores como Kleiman (2012), Rojo e Soares (2012, 2022). No campo da linguagem como interação social, tivemos como aporte teórico as concepções de Vigotski (2000); e para tratar da formação docente, buscamos teóricos como Tardif (2008), Nóvoa (2000) e Huberman (2000). A pesquisa em questão é de abordagem qualitativa, numa perspectiva crítica de base histórico-cultural, que fez uso da metodologia de estudo de casos múltiplos, sendo realizada em dois momentos. Assim, para a construção dos dados empíricos da pesquisa, no primeiro momento, foi utilizado como instrumento um questionário online, através do formulário do Google; e no segundo momento, o instrumento da pesquisa foi a entrevista, realizada remotamente através da plataforma Zoom. Para analisar os dados do questionário, utilizamos a análise temática proposta por Minayo (2014); e para os dados da entrevista, fizemos uso da análise dialógica do discurso, tomando por base os estudos de Bakhtin (2006, 2011). Em linhas gerais, os resultados mostraram que, mesmo entendendo que a alfabetização e o letramento são processos diferentes, porém inseparáveis, as participantes da pesquisa ainda fazem confusão na definição dos dois conceitos, porém desenvolvem atividades fazendo uso dos dois processos. Percebeu-se ainda que predomina, nas salas de aula das professoras entrevistadas, o letramento autônomo, mas o letramento ideológico proposto por Street (2014) também aparece, só que em menor escala. Esperamos, com este trabalho, ter contribuído para a reflexão docente de que as crianças aprendem melhor quando o objeto do conhecimento tem algum significado para elas e suas realidades de vida são levadas em consideração. Isso não quer dizer que outras realidades não possam ser apresentadas, mas que o conhecimento do aluno e o contexto histórico cultural onde ele está inserido deve ser valorizado e explorado em situações de leitura e escrita desenvolvidas em sala de aula, configurando assim o letramento social.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLetramento- aspectos sociaispt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectInteração socialpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleLetramento social : concepções e práticas pedagógicas de professoras dos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3862616051751377pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6605154818579119pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThe present study aimed to investigate the concepts and practices of social competence and their relationships with literacy in the public schools of Camaragibe and Paulista - PE municipalities. From this perspective, we attempt to: To know the literacy practices through testimonies of teachers working in schools of the municipal school system of Camaragibe and Paulista - PE and to analyze the concepts of literacy adopted in the pedagogical practices of teachers of the first years of the two teacher networks. The work was theoretically based on Street, which dialogues with Rojo (2009), Tfouni (2010), and others about literacy. We leaned on Smolka (2012) to talk about literacy as a discursive process and brought the view of authors such as Kleiman (2012), Rojo, and Soares (2012 and 2022). In the field of language as social interaction, we had as theoretical contributions the conceptions of Vygotski (2000); to deal with teacher education, we seek theorists such as Tardif (2008), Nóvoa (2000), and Humberman (2000). The research in question is a qualitative approach from a critical perspective of a historical-cultural basis that used the multiple case study methodology, having been done two times. At first, an online questionnaire was used as an instrument through the Google form, and in the second moment, the research instrument was a virtual interview through the Zoom platform. To analyze the questionnaire data, we used the thematic analysis proposed by Minayo (2014), and for the interview data, we used the dialogical discourse analysis based on the studies of Bakhtin (2006). The results showed that even understanding that literacy and literacy are different and inseparable processes, teachers still confuse the definition of both concepts but develop activities using both processes. It was also noticed that in the teachers' classrooms interviewed, autonomous literacy predominates, but the ideological literacy proposed by Street also appears only to a lesser extent. We hope this paper has contributed to the educational consideration that children learn better when the object of knowledge has meaning for them and when their realities are considered. This does not mean that other realities cannot be presented, but that students' knowledge and the cultural-historical context in which it is embedded must be valued and explored in the reading and writing situations that are developed in the classroom to shape their social competence.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Darlene Correia Tenório.pdf2,53 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons