Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51229
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BRAFMAN, Ricardo | - |
dc.contributor.author | ARAÚJO, Douglas Brito de | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-21T20:32:09Z | - |
dc.date.available | 2023-06-21T20:32:09Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-10 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-31 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Douglas Brito. Tocando bateria em naipe no baião: material didático baseado em gravações (1971-1988) de Luiz Gonzaga. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51229 | - |
dc.description.abstract | A intenção deste trabalho é construir um material didático para auxílio em aulas de música, no que se refere ao ensino de ritmos do gênero musical Baião, destinado a alunos de bateria não iniciantes interessados em aprender a tocar em naipe de percussão no Forró Tradicional. O material didático é baseado em transcrições, feitas pelo autor deste trabalho, de grooves de baião na bateria, gravados na discografia (de 1971 a 1988) do sanfoneiro, compositor, cantor e artista Luiz Gonzaga, considerado “Rei do Baião”, um dos responsáveis pela urbanização e propagação em massa do baião na indústria fonográfica. A primeira parte do desenvolvimento deste trabalho é focada na carreira de Gonzaga, mencionando pontos chave de interesse da temática do trabalho. Em seguida é conceituado o que seria o baião urbano. Uma análise dos métodos de bateria brasileiros que tratam do baião é feita para fechar o capítulo da revisão bibliográfica. No capítulo seguinte é apresentada a seleção das gravações escolhidas e as suas respectivas transcrições, bem como o material resultante da pesquisa. Ao fim deste trabalho, o material didático terá o papel de facilitar o processo de estudo do baterista em tocar com a noção de naipe no baião, contribuindo para a bibliografia de trabalhos sobre o baião na bateria, tópico ainda pouco estudado em publicações acadêmicas. | pt_BR |
dc.format.extent | 52p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Musical | pt_BR |
dc.subject | Métodos de Ensino de Instrumento | pt_BR |
dc.subject | Material Didático | pt_BR |
dc.subject | Bateria | pt_BR |
dc.subject | Ritmos Brasileiros | pt_BR |
dc.subject | Baião | pt_BR |
dc.subject | Forró | pt_BR |
dc.title | Tocando bateria em naipe no baião: material didático baseado em gravações (1971-1988) de Luiz Gonzaga | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7585506070261068 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1803609236487324 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The intention of this work is to create a didactic material to assist in music lessons, specifically in teaching rhythms of the musical genre Baião, aimed at non-beginner drum students interested in learning to play percussion ensembles in Traditional Forró. The didactic material is based on transcriptions, made by the author of this work, of Baião grooves on the drums, recorded in the discography (from 1971 to 1988) of the accordionist, composer, singer, and artist Luiz Gonzaga, considered the "King of Baião," one of the responsible for the urbanization and mass propagation of Baião in the phonographic industry. The first part of the development of this work focuses on Gonzaga's career, mentioning key points of interest in the theme of the work. Then, the concept of urban Baião is presented. An analysis of Brazilian drum methods that address Baião is made to conclude the chapter of the literature review. In the following chapter, the selection of chosen recordings and their respective transcriptions are presented, as well as the material resulting from the research. At the end of this work, the didactic material will have the role of facilitating the drummer's study process in playing with the notion of ensemble in Baião, contributing to the bibliography of works on Baião on the drums, a topic still little studied in academic publications. Keywords: Music Education; Instrument Teaching Methods; Didactic Material; Drums; Brazilian Rhythms; Baião; Forró. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DMU) - Departamento de Música | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Música – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Música |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC DOUGLAS BRITO DE ARAÚJO.pdf | 1,7 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons